Paradisíacas e ricas em beleza natural, as ilhas brasileiras são uma excelente pedida para o turismo do Verão

O Brasil, com seu extenso litoral, apresenta praias paradisíacas e cenários reconhecidos mundialmente por sua beleza. No entanto, algumas das maravilhas mais surpreendentes não se encontram em terra firme, mas, sim, em meio à água. As ilhas brasileiras, excelente pedida para o turismo de verão, são um patrimônio cheio de belos horizontes, flora, fauna e emoções, que atraem as suas margens desde pessoas que querem fazer uma pausa de tudo àquelas que desejam viver a vida noturna em praias mais agitadas.

Em Ilha Grande e Ilhabela, as mais conhecidas, é fácil encontrar lugares para se divertir, além de cantos isolados em meio à natureza para se revigorar. Já na Ilha do Mel, esquece-se o significado de usar o carro. Na Ilha do Marajó, o turista vai se espantar com a forma que a natureza cria espetáculos únicos. No arquipélago de Abrolhos e no de Fernando de Noronha, pratica-se o snorkel mais fascinante do Brasil.

Ilha Grande

Todos os números envolvendo essa ilha localizada em Angra dos Reis (RJ) confirmam que se trata de uma verdadeira maravilha da natureza: 193 quilômetros quadrados de superfície, por 130 quilômetros de costa, onde se encontram 106 praias, incluindo algumas pérolas consideradas as mais belas do Brasil, como a Lopes Mendes, um refúgio de paz e beleza com vista para uma baía plácida, onde só se chega após algumas horas de trilha pela floresta. A Ilha Grande é praticamente toda coberta de vegetação densa de Mata Atlântica e só pode ser percorrida em caminhadas ao longo de 16 trilhas.

Ilha Grande tem algumas das mais belas praias do mundo
Ilha do Mel

Não há carros na Ilha do Mel (localizada no estado do Paraná), nem estradas pavimentadas ou iluminação pública, uma vez que a eletricidade chegou pouco antes de 2000. Lá, o turista vai apenas para mergulhar na quietude da vegetação densa do destino, para atravessar suas trilhas e começar a descobrir suas praias, as grandes e as pequenas, mas sempre adoráveis. A ilha tem a forma de um 8, com duas partes assimétricas unidas por um istmo arenoso que também forma uma praia bastante longa. No seu ponto mais meridional, o turista encontra a Praia de Encantadas, onde o mar é mais calmo, e entra na surpreendente Gruta das Encantadas, em que a lenda diz ser a casa das sereias.

Fernando de Noronha

Quem conhece este arquipélago pernambucano a 350 quilômetros da costa dificilmente permanece indiferente à sua beleza. Fernando de Noronha é considerado um dos destinos mais exclusivos do Brasil, já que são autorizados apenas 700 visitantes por dia na ilha, para preservar o ecossistema do parque marinho. No destino, há praias para todos os gostos e necessidades, que vão do silêncio da Baía do Sueste, com águas rasas e claras, onde as crianças podem ver peixes nadando praticamente até a praia, até a adrenalina de Cocimba do Padre, uma meca para os surfistas, graças às suas ondas de até 5 metros de altura, passando pela maravilhosa Baía dos Porcos, adornada pela famosa e muito fotografada formação rochosa de “Dois Irmãos”, onde não se pode praticar esportes aquáticos para não perturbar a paz do lugar. E, depois, há a Praia do Sancho, eleita a praia mais bonita do mundo em 2019.

Fernando de Noronha
Ilha de Marajó

Ela tem quase o tamanho da Suíça e é banhada por água doce. A Ilha de Marajó, no estado do Pará, é a maior ilha do mundo localizada no delta de um rio, neste caso, o rio Amazonas.

O fenômeno natural chamado “pororoca” que acontece no destino é impressionante: a água do Atlântico sobe a Amazônia por quilômetros, criando ondas muito altas que atraem os surfistas mais ousados do Brasil. A ilha é atravessada por vários rios, ao longo do qual se formam pequenas praias com pousadas que oferecem a culinária típica da região. A parte mais “turística” da Ilha do Marajó, contudo, encontra-se rumo ao oceano, na pequena cidade de Soure, onde as enormes praias são banhadas por águas mais calmas e não faltam restaurantes e clubes na beira da praia.

Ilha de Marajó oferece aos visitantes a natureza da Amazônia
Ilhabela

No estado de São Paulo, a cerca de 200 quilômetros ao sul da Ilha Grande, encontra-se outra ilha famosa no Brasil: Ilhabela. Na verdade, o nome “Ilhabela” se refere a um pequeno arquipélago, cuja maior ilha é a de São Sebastião, que oferece aos seus turistas 130 km de costa com cerca de 60 praias de todos os tamanhos, das mais isoladas e escondidas até as mais fáceis de chegar, perfeitas até mesmo para famílias com crianças. Devido à proximidade ao Trópico de Câncer, o destino tem um clima tropical, o que a torna ainda mais popular entre os turistas. Em Ilhabela, pode-se encontrar tanto lugares mais selvagens quanto locais mais urbanos. Em geral, esses últimos ficam do lado da ilha voltado para o continente, que é também onde ficam as cidades mais populosas. 

Ilhabela