A importância do nutricionista vai além de montar uma alimentação individualizada, sendo um profissional responsável pelo bem-estar e saúde das pessoas

Muitas vezes, pensamos no nutricionista como o responsável por montar uma alimentação individualizada, que visa o emagrecimento ou ganho de peso saudável. De fato, é o profissional adequado para esses cenários, mas ele precisa ir além para garantir, ainda, prevenção e recuperação da saúde humana, bem-estar e qualidade de vida dos seus pacientes.

Sua importância é reconhecida anualmente em 31 de agosto, data criada para celebrar o Dia do Nutricionista, que, além de homenagear os profissionais dessa área da saúde, foi escolhida para marcar, também, o surgimento da Associação Brasileira de Nutricionistas – ABN, em 1949.

Esse profissional é fundamental para a qualidade de vida das pessoas, seja para auxiliar com doenças, com distúrbios ou com transtornos alimentares, ou para acompanhar uma reeducação alimentar. O especialista é responsável por orientar e fazer avaliações nutricionais individualizadas com uma dieta realmente adequada para atender as necessidades de cada um, trazendo resultados eficazes e não apenas temporários.

E as carreiras em nutrição?

O atendimento clínico não é a única opção de carreira para os nutricionistas. São diversas atividades que podem ser desempenhadas, como atuar na criação de cardápios para empresas e supermercados; controlar qualidade de refeições a partir de testes culinários; prescrever dietas e adaptação alimentar em hospitais; acompanhamento de atletas de diferentes modalidades esportivas; participar de programas de educação alimentar, atenção básica e vigilância sanitária em parceria com comunidades, entre outras.

Aumento da responsabilidade na era digital

Vale lembrar que algumas transformações da modernidade, especialmente por conta da internet, aumentam a responsabilidade e comprometimento social do nutricionista. Isso, porque as pessoas passaram a seguir regras muito restritivas ou cardápios alimentares inadequados para o próprio corpo e sem um acompanhamento profissional devido aos compartilhamentos de dietas nas mídias, redes sociais e meios de comunicação. Mais do que nunca, portanto, esse especialista tem se tornado indispensável para garantir o bem-estar geral da população.