Receita do chef Marcelo Cotrim sugere uma inovadora – e deliciosa – maneira de servir um dos ingredientes mais concorridos da ceia

Tem gente que espera ansiosamente o ano todo para degustar essa iguaria no Natal. Há até quem aproveite para comprar várias unidades no final do ano, preparar e congelar, fazendo com que o prazer de ter esse sabor à mesa dure um pouquinho mais. Ao lado do peru e do chester, o tender já faz parte da lista de compras de todo mundo no momento de planejar o cardápio da ceia com a família e os amigos. Mas que tal surpreender os convidados, apostando em uma maneira diferente de servir essa delícia? O salpicão de tender e mandioca palha é a receita original que o chef Marcelo Cotrim reservou nesta edição para os leitores da revista do BigLar.

“A proposta dessa preparação segue muito a linha culinária que costumo adotar sempre no meu trabalho: agregar um toque de inovação, mas respeitando as tradições, o que se torna especialmente importante em datas marcantes como o Natal e o Ano-Novo”, destaca Cotrim. “O tender geralmente vai à mesa inteiro, depois de untado com mel, decorado com cravos e assado, com diversos acompanhamentos, como frutas tropicais ou fios de ovos”, diz. “Em complemento, é comum também optarmos pelo salpicão de frango como sugestão mais fresca, então resolvi combinar esses dois clássicos natalinos”, conta.

Marcelo Cotrim aponta que resultados incríveis podem ser obtidos alterando apenas algumas técnicas e um ou outro ingrediente. “Ao invés de assar o tender inteiro, cortamos em cubos, passamos no mel, adicionamos alguns cravos e levamos ao forno para caramelizar, concentrando bastante o sabor”, explica. “Para contrastar com esse dulçor do tender caramelado, usei iogurte natural para dar cremosidade e um pouquinho de acidez ao salpicão, ficou uma combinação muito bacana e que garante a presença dessas delícias tradicionais no menu, de um jeito original”, acrescenta. “Para trazer um toque de regionalidade ao prato, usamos a rainha do Brasil, a mandioca, ralada e preparada na versão palha, que confere um complemento nas texturas adicionando crocância, casando tudo perfeitamente no paladar, vale muito a pena experimentar!”, completa o chef.

Você sabia?

O costume de consumir na ceia de final de ano essa espécie de presunto especial, produzido a partir de pernil suíno cozido e defumado, veio dos Estados Unidos para o Brasil nos anos 50, quando o país começou a importar as primeiras peças dessa maravilha, chamada por lá de Christmas Ham, ou presunto de Natal. Como na embalagem vinha escrito “tender made”, que significa “produzido com carinho”, o apelido tender pegou por aqui para identificar essa iguaria natalina, assim como o hábito de combinar com molhos agridoces e frutas.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.