Inspirada na tradicional paella espanhola, a receita do chef Marcelo Cotrim oferece combinação única de sabores deliciosos

Os aromas irresistíveis tomam conta da casa e remetem aos dias de verão, com aquele gostinho de praia e sol, lazer e descanso, típicos desta época tão festejada em nosso país. Esse é o efeito que vai encantar todo mundo na hora de preparar a receita selecionada pelo chef Marcelo Cotrim para esta edição. Variação da famosa paella espanhola, prato muito tradicional, o arroz de frutos do mar traz uma combinação incrível que vai agradar a todos os paladares.

“A ideia foi fazer algo que todo mundo consiga reproduzir para a família e os amigos, sem muita complicação, como nós sempre indicamos aqui, mas com uma combinação de sabores muito potente, um verdadeiro arroz composto, com toques de tudo aquilo que nos lembra mar e diversão”, destaca o chef Marcelo Cotrim. “Para garantir esse resultado, acrescentamos mexilhões, camarões, lula e polvo, que contribuem, ainda, para um visual apetitoso na apresentação”, explica. “Também fizemos questão de utilizar o arroz bomba, tipo de arroz que faz parte da D.O. (Denominação de Origem) de arrozes de Valência, na Espanha, um grão curto e redondo, ideal para paellas por apresentar uma ótima absorção e deixar as preparações muito suculentas. Todo mundo vai querer experimentar!”, garante.

Disputa pela crostinha crocante

Você sabia que o chamado socarrat é uma das partes mais concorridas de uma boa paella valenciana? Esse é o nome que os espanhóis dão à crosta de arroz bomba que fica no fundo da panela durante a preparação do prato e que vai tostando conforme o caldo é absorvido, conferindo uma textura caramelizada e sabor muito pronunciado dos ingredientes, por isso é tão concorrido. Conseguir um socarrat perfeito exige prática para não acabar com uma crosta queimada. Segundo os especialistas, quanto mais colágeno tiver no caldo, melhor, ou seja, é preciso utilizar carnes, frango, peixes ou frutos do mar na sua paella, e ficar atento ao barulho: quando o caldo seca e o arroz começa a fritar no fundo da panela, com pequenos estalos, está ficando pronto.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.