Leve e de fácil preparo, receita recomendada pelo chef Marcelo Cotrim traz uma alternativa saudável para surpreender e inovar no churrasco 

Não tem quem não goste de palmito! Sucesso nas saladas, na pizza, no estrogonofe e mais uma infinidade de preparações, essa delícia é mais consumida hoje em sua variedade pupunha, cozida e em conserva de água e sal. Mas você sabia que esse ingrediente in natura pode ser assado na brasa e trazer um diferencial para seu churrasco?

“Além de mostrar um pouco da versatilidade desse produto típico brasileiro, a ideia foi também desmistificar o uso do palmito in natura, que não é tão usual, mas que é muito fácil de fazer”, destaca o chef Marcelo Cotrim. “Pode ser ainda uma alternativa diferente para surpreender no churrasco tradicional ou mesmo uma opção bem gostosa para os vegetarianos”, diz. “Nesse caso, a leveza do palmito com uma carga de brasa dá uma pegada totalmente diferente do que estamos habituados, com uma guarnição que faz toda a diferença.”

O chef explica que o vinagrete que acompanha o prato foi cuidadosamente pensado para harmonizar perfeitamente com o palmito assado. “Como a maioria das receitas que eu faço, sempre gosto de brincar um pouco com as sensações no paladar, então acrescentei o dulçor do mel e a crocância da castanha-de-caju, completando com o suco de limão, que agrega frescor”, descreve Cotrim. “Com essa combinação, conseguimos uma construção diferenciada de texturas e sabores, ou seja, é uma receita bem completa em termos de degustação para encantar os sentidos, mas com execução muito simples, para todo mundo poder reproduzir com facilidade e impressionar”, completa.

Você sabia?

Nativa da região amazônica, segundo a Embrapa, a pupunha tem se mostrado uma alternativa para o cultivo mais sustentável de palmito, com menor impacto ambiental, nas regiões leste do Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Nestes locais, seu plantio foi adaptado para a agricultura familiar. Além de brotar novamente por pelo menos 10 anos após a colheita dos primeiros frutos, começa a produzir mais rápido, em 18 meses. Alimento saudável, o palmito é rico em fibras, possui baixo índice glicêmico e contém vitaminas A, B e C, magnésio, cálcio, potássio, sódio, zinco, ferro e fósforo. Por essas propriedades, ajuda a aumentar a saciedade, fortalecer a imunidade e melhorar as funções cerebrais, além de contribuir para o bom funcionamento do trato digestivo.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.