Conheça vários pratos ao redor do mundo em que as pimentas se tornaram protagonistas e fazem sucesso
Com sabores intensos, cores vibrantes e ardências que variam do suave ao extremamente ardido, as pimentas se tornaram ingredientes fundamentais na gastronomia de vários países. Alguns pratos ganharam fama, cruzaram fronteiras e hoje são apreciados por pessoas nos mais diferentes continentes. Existem aqueles que são mais resistentes e gostam das pimentas mais fortes. Já outros desejam apenas um sabor para temperar, sem anular os demais ingredientes da refeição.
As pimentas são um convite a uma aventura gastronômica, encorajando-nos a explorar novos sabores e a descobrir o quão intensa uma comida pode ser. Manter o equilíbrio entre a ardência e os outros ingredientes é o segredo para um prato com sabor inesquecível.
Curiosidade sobre as pimentas
Em grego, Kapso significa picar ou arder. As pimentas, conhecidas cientificamente como Capsicum, têm origem no continente americano. Elas se espalharam pelo mundo nos navios dos exploradores europeus, chegando à Europa, África e Ásia. Das cerca de 30 espécies existentes, apenas cinco foram domesticadas: Capsicum annuum, C. baccatum, C. chinense, C. frutescens e C. pubescens. Essas variedades dão origem a uma vasta gama de pimentas, como: dedo-de-moça, malagueta, tabasco, biquinho, bode, jalapeño e habanero. O componente chave responsável pela ardência das pimentas é a capsaicina, que pode variar significativamente em sua intensidade, medida pela escala de unidades de calor (SHU), que vai de 0 a 2 milhões SHU.
Pratos picantes pelo mundo
Som Tam
Prato típico na Tailândia e no país vizinho, Laos, o Som tam é uma salada de papaya verde. Após picado em tiras ou pedaços, acrescenta-se, ao papaya, alho, tomates-cerejas, sumo de tamarindo, feijão-verde, camarão seco, molho de peixe, pasta de cana-de-açúcar e claro, pimenta. Os chilis (temperos picantes) da Tailândia dão um sabor muito especial à salada.
Pad ka prao
Muito vendido em restaurantes e barracas de rua de todo o país, o Pad ka prao é uma espécie de sanduíche, pois lembra um hambúrguer. É feito com carne de porco moída, várias pimentas ardidas da Tailândia e o manjericão sagrado. A ardência quem decide é o cliente, pois se pode colocar pimenta à vontade. Há também quem goste do prato com ovo com a gema mole, mas isso é opcional.
Vindaloo
Apesar da criação ser um prato indiano, a versão atual tem influência europeia. No início era feito na Índia com carne de porco, batatas (aloo) e vinagre (vin), por isso, o nome Vinaloo. Mas no Reino Unido, os chefs, em sua maioria de Bangladesh, substituíram a carne de porco por carne bovina ou frango e adicionaram pimenta. E são as pimentas, combinadas com vinagre e alho, que fazem do prato uma explosão de sabores e um verdadeiro teste de tolerância ao calor.
Sichuan hot pot
É um caldo ardente, capaz de entorpecer a boca. Pode ser feito com aves, suínos ou bovinos, além de legumes. Tudo é cortado em fatias ou pedaços pequenos e colocado para cozinhar junto com pimenta de Sichuan, outras pimentas e temperos igualmente fortes e ardentes.
Ayam betutu
Imagine um frango inteiro recheado com pasta de especiarias que leva ingredientes, como: malaguetas frescas, galanga (também conhecido como Gengibre do Laos ou Gengibre tailandês), nozes, chalotas, alho, cúrcuma, pasta de camarão, entre outros ingredientes. Assim é o Ayam betutu. Após ser recheado com a pasta picante, a carne é enrolada em folha de bananeira e colocada para cozinhar no vapor. É muito popular em Bali e Lombok.
Buffalo chicken wings
As Asas de Frango de Buffalo são famosas nos Estados Unidos. Feitas com a parte das asas chamadas drumettes e wingettes (que têm mais carne), o que dá sabor especial a elas são as pimentas. O molho, famoso entre os americanos, leva pimenta- caiena, manteiga, vinagre, alho em pó e molho Worcestershire. Ah, quanto mais você gostar de pimenta, mais picante o molho pode ser.
Aguachiles de camarão
Este prato foi criado no oeste mexicano. Com frescor parecido com o ceviche, o aguachiles é mais picante. Ele é feito com camarão cru marinado com suco de limão, coentros, cebola roxa e pepino. Leva na sua criação as famosas pimentas chiltepín (lembram pequenas bagas). São elas que dão a ardência ao prato. Na falta delas, pode-se utilizar pimenta serrano ou jalapeño.
Dakdoritang
O ensopado de frango é bastante ardente, pois leva doses generosas de gochugaru (pó de chili coreano) e gochujang (pasta de chili coreana) misturados com vinho de arroz, molho de soja, alho, gengibre e óleo de sésamo. Pode ser servido com batatas ou cenouras. É para quem gosta de carne bem picante.
pimenta mais quente do mundo
A pimenta mais ardida do mundo é a Carolina Reaper. Mede de 1,5 milhão a 2,2 milhões de unidades de calor Scoville. Foi criada pelo agricultor da Carolina do Sul, Ed Currie, em 2013 e, desde então, tornou-se uma das pimentas mais quentes do mundo. A pimenta tem uma aparência vermelha, acidentada e enrugada distinta e é conhecida por seu calor extremo e seu sabor frutado e doce. Embora não seja normalmente utilizada na culinária diária, é um componente predominante em molhos picantes e marinados. É fundamental utilizá-la com cuidado e moderação para evitar problemas digestivos e dominar o sabor do prato. Deve-se usar luvas ao manusear a Carolina Reaper e mantê-la fora do alcance de crianças e animais de estimação.