Visitas de última hora? Com alguns ingredientes importados, que você encontra nas lojas do BigLar, dá para preparar uma receita rápida, refrescante e muito gostosa

Sabe aquelas ocasiões em que você precisa de uma sobremesa mais refinada, mas não tem tempo e nenhuma ideia bacana do que fazer? Pois a receita que o chef Marcelo Cotrim preparou para as redes sociais do BigLar, nesta edição, é uma daquelas curingas que vale a pena ter em seu livro de receitas. Com a ajuda de ingredientes importados, mas bem fáceis de encontrar nas nossas lojas, é possível surpreender os convidados com uma combinação perfeita de sabores. “A torta gelada de chocolate é uma ótima sugestão para refrescar os dias mais quentes em Cuiabá”, destaca o chef. “É muito simples de preparar, mas a alta qualidade dos produtos utilizados e o visual sofisticado garantem o sucesso em qualquer cardápio”, afirma. E o melhor: de tão bonita e saborosa, vai todo mundo pensar que deu um trabalhão! É só aproveitar essa dica rápida e fácil e depois desfrutar dos elogios.

Para a base da torta, o chef Marcelo Cotrim selecionou as delicadas bolachas francesas St. Michel no sabor caramelo, que conferem um toque especial e sabor único à receita. Marca centenária e muito reconhecida na França, comercializa seus produtos desde 1905, quando o padeiro Joseph Grellier começou a fabricar as galletes, como são chamadas por lá, no vilarejo medieval de Monte Saint-Michel, distante cerca de 350km de Paris. Hoje, já são seis fábricas no país e toda a linha dos deliciosos amanteigados leva a certificação de garantia de origem, tão valorizada como a dos melhores vinhos.

Para o recheio com grande cremosidade, Cotrim optou pelo tradicional doce de leite argentino San Ignacio. Há quase 80 anos no mercado, é tão disputado que a fábrica localizada em Rosário, maior cidade da província de Santa Fé, na região central da Argentina, chega a processar mais de 27 milhões de litros de leite a cada ano para dar conta da demanda, ao lado dos queijos e ampla linha de produtos frescos. Por cima de tudo vai uma calda do chocolate belga extra dark Cachet, há três décadas um dos maiores produtores de chocolate da Bélgica, considerado um dos melhores do mundo. Para completar, o chef fez uma decoração para lá de caprichada com as Biscolatas, biscoitos turco em diversos formatos e que agregam um ar de confeitaria profissional à nossa torta caseira. Ninguém vai resistir!

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.