Com muita história para contar, a clássica e secular combinação de macarrão com queijo é dica saborosa e de fácil preparo que agrada a todos os paladares

Não tem como não dar “match”: a receita de macarrão com queijo – ou mac & cheese, em seu nome original em inglês – reúne dois dos ingredientes mais apreciados da culinária em todo o mundo. Mas você sabia que a origem desta deliciosa preparação, selecionada pelo chef Marcelo Cotrim para os leitores e já disponível nas redes sociais do BigLar, remonta a séculos? 

Contam os historiadores que o primeiro registro da iguaria, como a conhecemos hoje, teria sido realizado pela empresária inglesa Elizabeth Raffald, em seu livro “The Experience English Housekeeper”, em 1769, mesclando molho bechamel e queijo cheddar. Anos depois, teria sido trazida aos Estados Unidos após uma viagem à Europa pelo então Secretário de Estado norte-americano Thomas Jefferson, junto com uma máquina de fazer macarrão, e servida em um banquete em 1802, quando Jefferson já ocupava o posto de terceiro presidente da nação. Mas foi a partir de 1937 que se tornou, de fato, um ícone da gastronomia daquele país, durante a chamada Grande Depressão, quando a receita ganhou uma versão industrial, vendida em caixas a apenas 19 centavos de dólar, e se tornou uma opção acessível de refeição nutritiva.

Referências culturais à parte, a boa notícia é que é muito simples preparar este prato irresistível para a família ou os amigos em casa, basta ficar atento às dicas do chef Cotrim. “É importante escolher uma massa curta e, de preferência, que tenha furos, como penne, conchiglie ou rigatonni, que permitem envolver, ao máximo, o molho cremoso”, explica, indicando que, além do cheddar, é possível variar o queijo conforme a preferência, optando por gorgonzola e brie, entre outros. “O tempo de cozimento também é essencial para dar a consistência certa”, acrescenta. “Se no pacote da massa escolhida estiver indicado que para ficar al dente é preciso cozinhar por sete minutos, por exemplo, é bom sempre deixar um minuto a menos no fogo, escorrer e deixar esse tempinho que sobrou para que ela acabe de cozinhar no próprio molho, ao misturar”, diz. “Na hora de acrescentar a massa, coloque um pouquinho desta água de cozimento no molho, isso vai fazer com que ele fique muito mais cremoso”, completa.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.