Fácil de fazer e deliciosa, a receita tradicional dos Estados Unidos compõe uma sobremesa irresistível com o sorvete BigLar Chocobrownie

Fala a verdade: não tem coisa mais gostosa do que convidar a criançada ou aquela pessoa especial para preparar um bolo juntos! A diversão começa na separação dos ingredientes, no cheirinho delicioso invadindo a casa e só termina quando o último pedaço some do prato. Se for de chocolate então, o sucesso é garantido. Essa versão de brownie, especialmente selecionada pelo chef Marcelo Cotrim para os clientes do BigLar, vai agradar a chocólatras de todas as idades. 

Muito tradicional nos Estados Unidos, sabe-se que o brownie surgiu por aquelas bandas há mais de um século, mas ninguém afirma com certeza como foi isso, são diversas as teorias. Há quem garanta que foi obra de uma cozinheira meio atrapalhada, que acabou não colocando o fermento na massa de bolo usual. Como o resultado não foi ruim, muito pelo contrário, acabou virando uma especialidade. Quem aprecia é fã justamente da massa mais substanciosa, úmida e, como explica o chef Cotrim, muito versátil. “O bom dessa receita é que, além de ser muito fácil de executar, prática, pode incluir outras coisas que você gosta, ela permite uma série de variações”, destaca. “No lugar das castanhas, por exemplo, pode colocar banana-passa ou uva-passa, praticamente tudo vai bem em um brownie.”

É claro que a versão do chef não poderia deixar de ter um segredinho. “Nessa receita, demos um toquezinho de melaço de cana e um pouquinho de açúcar mascavo, que traz um sabor bem diferente e particular”, revela Cotrim. “Usamos também o chocolate 54% e, quando provamos o resultado final acompanhado do sorvete BigLar Chocobrownie, ficou incrível!”, acrescenta. “Sem dúvida é uma sobremesa rápida, leva só 20 minutos no forno, e que todos vão gostar”.

Ah! Uma dica: a textura do brownie é mais cremosa mesmo, se deixar passar mais que o tempo de forno indicado, assa demais e pode ficar seco. Para saber se está no ponto certo, quando começar a formar uma casquinha, espete um palito. Se a massa estiver cremosa, mas consistente, está pronto. Se estiver líquida, é preciso deixar mais alguns minutos.

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.