Um dos mais famosos cortes argentinos ganha destaque com temperos e especiarias, agregando um toque de brasilidade a essa deliciosa iguaria do país vizinho

Quem já não ouviu falar das delícias dos cortes de carnes argentinos? Conhecidos no mundo todo por sua suculência e maciez, encantam e conquistam quem aprecia a melhor culinária. Nesta edição da revista do BigLar, o chef Marcelo Cotrim indica para nossos leitores uma receita com este que é considerado o corte mais famoso do vasto cardápio desse belíssimo país vizinho, o bife de chorizo. Retirado do miolo do contrafilé, é de fácil preparo, mas pede alguns cuidados para ficar no ponto certo, além de ganhar mais destaque no paladar com o acompanhamento de temperos e especiarias tão conhecidos dos brasileiros.

“O segredo desse corte e a razão pela qual é tão apreciado é que é uma carne marmorizada, ou seja, entremeada pela gordura, que quando derrete no preparo traz muito sabor e umidade”, explica o chef Marcelo Cotrim. “Mesmo a capa que envolve a peça não precisa ser excessiva, mas não deve ser toda retirada”, diz. “A dica é usar uma frigideira tipo grelha, de preferência de ferro, sobre o fogão, em temperatura bem quente, e deixar o bife de chorizo grelhar por alguns minutos de cada lado, selando a carne”, completa. “É importante, depois de acabar de selar, deixar o bife descansar uns 5 minutos antes de servir, assim os sucos se redistribuem dentro dele e não se perdem na hora de fatiar, sem escorrer no prato ou na tábua”, ensina.

Para garantir mais capricho ao servir, o chef recomenda uma manteiga incrementada com mix de pimentas e flor de sal. “Misturamos a pimenta-do-reino preta e a branca, pimenta-rosa, pimenta-da-jamaica, todas secas, e, para dar aquele toque de brasilidade que sempre gosto de acrescentar nos pratos, adicionamos pimenta-de-cheiro e pimenta-dedo-de-moça frescas”, aponta Cotrim. “Envolvemos essa mistura na manteiga e finalizamos com a flor de sal, que dá um toque diferente e incrível, valoriza muito a carne”. Para quem ainda não usou a flor de sal, vale a pena experimentar: são pequeninos cristais de sal formados quando a água do mar evapora, bem delicados e com formato de flor, ótimos para a finalização tanto de pratos salgados como doces, enfeitando e conferindo mais sabor ao mesmo tempo. “Para acompanhar, pode escolher entre batatas fritas, salada de batata morna, purê de batata ou de cenoura, todos combinam perfeitamente”, conclui. 

Marcelo Cotrim
Chef

Marcelo Cotrim

Cuiabano, formado em Gastronomia, Pós-Graduado em Chef de Cozinha Brasileira, indicado ao Prêmio Nacional Dólmã como um dos três melhores Chefs de MT no ano de 2015. Estagiou nos Restaurantes Epice, do Chef Alberto Landgraf, e nos premiadíssimos Mocotó, do Chef Rodrigo Oliveira, Dalva & Dito e D.O.M. Restaurante, do Chef Alex Atala , todos em São Paulo - SP. Foi colunista gastronômico da Folha do Estado, luta pela valorização dos ingredientes e preparações regionais. É o Chef por trás da Cotrim Gastronomia, empresa que trabalha com eventos gastronômicos personalizados. Participante da 1ª temporada do Reality de gastronomia Mestre do Sabor, da Rede Globo. Atualmente, é consultor gastronômico responsável pelas receitas do Supermercado BigLar e realiza consultorias no Estado de Mato Grosso.