Decoração de encher os olhos e aquecer o coração

Vai chegando o fim de ano e, para muitas pessoas, esta época traz consigo uma maravilhosa sensação de nostalgia e um sentimento de esperança de que o próximo ciclo reserve para nós experiências incríveis. O Natal, para os cristãos, simboliza o nascimento de Jesus Cristo, referência de amor e unidade familiar. Já o Réveillon, é um termo da língua francesa que significa “reanimar”, “despertar”. Ambas as simbologias nunca fizeram tanto sentido quanto no momento em que o mundo se encontra.
Este desejo latente de dias melhores está mais forte do que nunca. Que ano tivemos! Quantas novas situações tivemos que nos adaptar, superar. Um ano totalmente atípico, em que abraços e demonstrações físicas de afeto tiveram que ser, temporariamente, retirados do nosso dia a dia. Sendo assim, as celebrações de Natal e Réveillon em 2020 prometem ser ainda mais cheias de significados.

Se por um lado, ainda existe muita cautela quanto às demonstrações físicas de carinho, por outro, é possível usar a criatividade para transmitir este nobre sentimento através da decoração das mesas que permeiam essas celebrações. Afinal, quem nunca se sentiu querido e amado ao chegar a uma festa cuja mesa estava cuidadosamente decorada?

A empresária Jamille Grunwald Guizardi é uma apaixonada por decoração. Para ela, não é preciso muito para tornar uma mesa repleta de sensações. “Um pouco de criatividade e carinho sempre nos ajudam nessas horas. Se você colocar uma travessa de frutas, por exemplo, em cima de uma caixa de decoração ou de um vaso, você ganhará uma altura linda e sensação de amplitude. Trazer as velas dos quartos para sala, fazer marcadores de lugar escrito com sua própria letra e colocá-los em uma maçã ou encostados na taça de água vão te garantir suspiros de alegria dos convidados. Estes toques simples na decoração demonstram amor e cuidado”, destaca.

A “decoração afetiva”, como é chamada na psicologia, estabelece uma conexão do morador com sua história, seus valores e, ainda, permite dividir um pouco desta identidade com seus convidados.

Jamille, que atua no segmento de joias em Cuiabá, conta, ainda, que a arte de decorar ganhou um lugar especial em seu coração logo na infância. Hoje, ela aproveita esta época do ano para se inspirar em ideias que possam transmitir um ambiente acolhedor aos convidados. “Lembro-me de que, em uma ceia de Natal, escrevi mensagens amorosas em pequenos papéis e marquei com a faca um corte na maçã para que ficasse como um marcador de assento. O resultado ficou lindo, vermelho, delicioso e cheio de afeto”, conta. 

Inspirações e Dicas para decorar sua mesa

O fato é que decorar a casa nas festas natalinas e na chegada de um novo ano é uma tradição milenar e a estrela da noite nestas celebrações é sempre a mesa, onde a ceia é servida. É neste local em que reunimos amigos e família, que os sentimentos de unidade e amor sobressaem, por isso, nada mais justo que a mesa ganhe uma atenção especial de quem recebe, tornando estas celebrações um passeio único, caloroso e acolhedor. 

A empresária Jamille, que é CEO da Princess Joias e Home, explica que algumas cores predominam na identidade de cada uma dessas datas. As flores e as frutas, por exemplo, são uma excelente opção para explorar a criatividade na hora de montar a mesa. Além de lindas, passam a sensação de aconchego. “Eu amo misturar frutas e flores nesta época do ano. Para o Natal, muita folhagem verde, flores vermelhas e romã. Estas combinações vão dar um toque de elegância e bom gosto aos arranjos. Já para o Ano Novo, prefira tons neutros e use maçãs verdes”, orienta.

Antes de definir o estilo da sua mesa, é importante escolher os suportes e recipientes onde pretende montar os arranjos. Pense com antecedência nos suportes e acessórios que serão utilizados para compor a decoração da mesa. Os suportes de vidro, por exemplo, são perfeitos para uma mesa com um estilo mais clássico e sofisticado. Já, para uma mesa com uma decoração mais rústica, tábuas de madeira com acabamento rústico são excelentes opções.

Outra dica simples, mas que proporciona um belo efeito na decoração, segundo a empresária, é forrar vasilhas, balde de gelo ou vasos com plástico-bolha no fundo e colocar por cima as frutas escolhidas, com um mix de castanhas. Isso vai garantir volume e uma mesa com visual de fartura. “Quem estiver na sua casa vai ter a sensação de que o objeto está todo cheio e o resultado fica lindo”, diz.

Jamille Grunwald Guizardi

CEO da Princess Joias e Home

“Um pouco de criatividade e carinho sempre nos ajudam nessas horas. Se você colocar uma travessa de frutas, por exemplo, em cima de uma caixa de decoração ou de um vaso, você ganhará uma altura linda e sensação de amplitude”

  

A versatilidade das frutas

As frutas, além de saudáveis, são marca registrada nas mesas das ceias de Natal e Ano Novo. Com uma enorme variedade de tipos e formas, é possível brincar com a composição das paletas de cores, criando arranjos cheios de personalidade e identidade. Saber unir as características de frutas, folhagens e flores permite que a proposta de decoração fique equilibrada e harmônica. “A minha dica é sempre escolher frutas que tenham a ver com a época do ano e com a data que estamos comemorando. Em uma mesa de Natal, nunca pode faltar nozes, castanhas, maçã, por exemplo. Já na mesa de Ano Novo, sempre vemos romã, uvas… além de decorarem, também nos trazem memórias afetivas”, conta Jamille.