O Vinho é sempre um grande regalo que pode surpreender e emocionar amigos e familiares neste final de ano

Presentear enófilos ou apreciadores eventuais de vinhos no Natal e Ano Novo pode não ser uma tarefa muito simples para algumas pessoas. Antes de escolher, o primeiro passo é conhecer o perfil do presenteado. É comum ficar em dúvida ou perdido com tantas opções de rótulos. 

São diversas situações a serem levadas em conta. Caso a pessoa entenda muito de vinho, há o medo de escolher um rótulo inferior ao gosto do presenteado. Outra situação é escolher um rótulo complexo demais para alguém que você não conheça muito bem ou que não entenda muito de vinhos.

Por isso, antes de efetuar a compra, o essencial é levar em consideração o gosto do presenteado, se isso for possível. Muitas vezes, aquele vinho que você adora não é tão interessante para ele. Uma boa dica é: tente encontrar um meio termo, algo que você saiba que é bom e que seja do agrado do seu presenteado. 

Além do valor do rótulo, avalie a variedade da uva, vinícola e, até mesmo, escolha de acordo com o gosto gastronômico da pessoa que vai receber o presente. 

Dicas para acertar na escolha

Escolher o vinho certo fica mais fácil se você souber o gosto do presenteado, como o tipo de vinho que prefere, a variedade da uva, a vinícola preferida, o país produtor. 

Outra sugestão válida é optar por uma safra especial ou de uma região nova. 

Uma boa saída para não errar na escolha do vinho é presentear de acordo as preferências gastronômicas de quem vai receber o presente. Você sabe de algo que a pessoa adora cozinhar? Perfeito! Escolha um vinho que harmonize com o prato. 

Presenteie com um vinho de uma região que tenha uma importância emocional, seja por história familiar ou destino de alguma viagem que ela tenha feito e adorado.

Você também pode escolher um vinho de uma safra que seja de uma data relevante para a pessoa que irá recebê-lo, como por exemplo, a data de nascimento do filho, de uma viagem inesquecível, do casamento.