Aproveite a estação das flores para deixar a casa ainda mais bonita e colorida

No dia 22 de setembro, começa oficialmente no hemisfério Sul a primavera, época em que várias plantas florescem, deixando as cidades e as paisagens mais bonitas, coloridas e alegres. Que tal, então, aproveitar este novo período, de renovação da natureza, para embelezar a sua residência (e não importa se é casa ou apartamento, grande ou pequena)?

Para te ajudar nessa tarefa, conversamos com Tassiana Maria Duarte Antunes de Oliveira, idealizadora da Lar e Flor, empresa que fornece variadas espécies para o BigLar – o supermercado agora tem uma floricultura!

Azaleia

Segundo a especialista, ao adquirir qualquer plantinha é preciso ter em mente que ela passará por um período de adaptação na nova moradia e precisará de cuidados constantes, afinal se trata de um ser vivo.

“Quando mudamos uma planta ou uma flor de ambiente, leva um tempo até que se adapte, é um processo natural. E é sempre importante encontrar para ela um local adequado e que fique confortável. Não adianta escolher onde vai colocá-la só porque vai ficar mais bonito, é preciso primeiro levar em consideração as necessidades dela”, aponta.

Para os cômodos internos, Tassiana recomenda espécies que, além de decorar, contribuem para purificar o ar. Alguns exemplos: gérbera, crisântemo, antúrio, lírio-da-paz, giboia, chamaedorea e comigo-ninguém-pode. “Outras indicadas para se ter dentro de casa são: violeta, azaleia e orquídea Phalaenopsis. Todas essas são resistentes e fáceis de cuidar. Necessitam apenas de luz solar indireta, regas três vezes por semana e adubação uma vez ao mês.”

No caso do exterior, seja varanda em apartamentos ou quintal em casas, a sugestão da fundadora da Lar e Flor, sobretudo para o clima quente de Cuiabá, são plantas que aguentem o sol direto, como palmeiras, buxinhos, rosas do deserto e samambaias. Elas podem tanto ser plantadas diretamente na terra, se houver essa possibilidade, quanto em vasos. Em relação aos cuidados, são basicamente os mesmos das plantas internas.

E tanto dentro quanto fora de casa, é possível ter alguns arranjos elaborados com flores ou folhagens in natura, como gipsofila (mosquitinho), rosas, aster, astromélia, cravo e calêndula. Nestes casos, para aumentar a durabilidade, deve-se usar um conservante floral e, todos os dias, trocar a água do recipiente onde elas estão e cortar as pontinhas das hastes.

Decoração harmônica

Plantas e flores podem (e devem!) ser espalhadas pela residência toda, inclusive nos quartos e banheiros. Elas deixam a decoração mais agradável, charmosa e aconchegante. Mas para que o ambiente fique harmônico, vale seguir algumas regrinhas. A primeira delas é que os vasos ou os arranjos não atrapalhem o deslocamento e nem a visão. Além disso, deve-se ter cuidado com espécies de cheiros muito fortes, em especial em ambientes fechados e pouco ventilados.

Antúrio

Quando se trata de cores, vale apostar em plantas que tenham os mesmos tons, combinando-as até com os móveis e demais objetos, ou então de tonalidades variadas, mas sem exageros. A escolha dos vasos pode seguir o mesmo princípio: todos iguais ou um diferente do outro.

Além disso, nos cômodos internos ou nas varandas, é bacana fazer composições com espécies de variadas texturas e tamanhos, e distribuir vasos pelo chão, em cima de móveis, como mesas de centro e de canto, aparadores, estantes e prateleiras, em expositores e presos em suportes nas paredes. “Não existe certo ou errado quando se usa plantas na decoração. O importante é usar a criatividade e aproveitar todos os benefícios que esses seres oferecem”, completa Tassiana.