Ter um cantinho para as bebidas é prático e dá um charme à decoração

Para os fãs de bares e drinques, ou apenas para quem gosta de receber bem amigos e parentes, ter um cantinho especial para guardar e preparar as bebidas em casa é indispensável – ainda mais neste momento de pandemia do novo coronavírus, em que é recomendável evitar locais cheios de gente.

Mas se engana quem pensa que o pub caseiro exige grandes dimensões, investimentos e reformas. Na verdade, qualquer espacinho pode ser aproveitado para o receber. Inclusive, segundo a arquiteta Daiane Zaffari, mais importante que seu tamanho, é ele ficar próximo à área destinada ao convívio social (salas de estar e de jantar, copa, cozinha, varanda ou sacada).

“As possibilidades para se ter um bar na residência são inúmeras. Ele pode, por exemplo, ser feito sob medida em um ambiente exclusivo ou que está sem muita utilidade, ou montado em um armário, estante, embaixo da escada, em um carrinho charmoso, nicho ou móvel de apoio, como aparador e buffet”, diz.

“Em casos de pouco espaço, invista em peças menores, como a bandeja, que é o objeto principal. Faça uma seleção de poucas taças e bebidas, assim você consegue montar o seu bar em proporção com o ambiente em que ele está inserido”, aconselha a arquiteta Carolina Fagundes.

Na escolha do lugar, só há uma restrição, como aponta o arquiteto Renan Pinotti, sócio do escritório Fibra Arquitetura: “As bebidas devem ficar longe da luz solar e afastadas de fontes de calor ou ambientes quentes para garantir a sua conservação e qualidade”. 

Em se tratando dos vinhos, ele ressalta, melhor armazená-los na posição horizontal, se não forem consumidos logo. Isso evita que estreguem, já que permite que o líquido fique em contato com a rolha, evitando o seu ressecamento e, consequentemente, impedindo a entrada excessiva de ar no interior da garrafa.

Daiane Zaffari

Arquiteta

“As possibilidades para se ter um bar na residência são inúmeras. Ele pode, por exemplo, ser feito sob medida em um ambiente exclusivo ou que está sem muita utilidade, ou montado em um armário, estante, embaixo da escada”

  

Decoração

Mesmo que o home pub seja pequeno e discreto, é importante que tenha estilo e personalidade. É aí que entra a decoração, e o ideal é que ela seja executada sem exageros e seguindo o mesmo padrão do restante da casa, para que tudo fique em equilíbrio.

Boas opções para dar uma bossa a esse ambiente são quadros, espelho, fotografias, papel de parede, letreiro luminoso, revestimentos, garrafas e copos com design diferente, peças trazidas de alguma viagem especial, pequenas coleções e até jogos que remetam ao universo dos botecos, como dardos e mini bilhar. 

Carolina Fagundes

Arquiteta

“Em casos de pouco espaço invista em peças menores, como a bandeja, que é o objeto principal. Faça uma seleção de poucas taças e bebidas, assim, você consegue montar o seu bar em proporção com o ambiente em que ele está inserido”

  

Para acomodar as bebidas, a bandeja é peça-chave, pois, ao mesmo tempo em que organiza e delimita a área, também decora. Esse elemento, segundo a arquiteta Carolina Fagundes, pode tanto acompanhar o estilo da residência quanto contrastar com a bancada onde será inserida. Fora isso, precisa ter um tamanho proporcional.

“Nela, podemos colocar um balde de gelo, algumas garrafas e taças selecionadas, um vaso com flores e, se couber, uma vela para aromatizar”, ensina. Outra dica para que a produção fique ainda mais harmônica é criar uma composição com itens de tamanhos e alturas variados, acomodando os mais altos atrás. Também é possível brincar com as cores, juntando peças da mesma tonalidade, o que confere um visual mais clean, ou de tons diferentes, para um ar mais despojado.

Por fim, se espaço não for problema para o bar, vale apostar em frigobar, adega climatizada, cervejeira e chopeira. Além de facilitarem o armazenamento das bebidas e as manterem na temperatura certa, esses equipamentos, hoje em dia, contam com designs tão diferenciados e decorativos, que são capazes de enriquecer mais ainda o ambiente.