O país vizinho reúne em sua gastronomia receitas autênticas, com uma ampla variedade de sabores 

Vinhos, carnes, doce de leite e empanadas. São as iguarias mais populares da gastronomia argentina. Sofisticada e ao mesmo tempo simples, a culinária do país vizinho é bastante famosa por seus “asados”, uma refeição elaborada com carne grelhada na parrilha, algo bem parecido com o nosso churrasco brasileiro. A parrilhada, aliás, é uma das tradições culinárias mais importantes da Argentina.

Com grande influência europeia, é possível encontrar pratos com características das cozinhas espanhola, italiana e francesa. Seu clima, que varia de subtropical a subpolar, ajudou a ampliar o conjunto de ingredientes que são utilizados em sua gastronomia. A gastronomia indígena também influenciou a culinária argentina, com receitas de grupos como o quíchua, mapuche e guarani. Um bom exemplo disso é o mate, consumido em todo o país.

Cada região tem uma gastronomia característica, influenciada pelo clima. Mas existe um prato nacional da Argentina: o asado. Além de grelhar bifes, na parrilha também são assados costelas, chouriço, molejas (tipo de pão doce) e morcilla (salsicha de sangue). A carne bovina é paixão nacional e está incluída em quase todas as receitas salgadas. 

No cardápio de pratos imperdíveis da gastronomia portenha também estão as empanadas, as medialunas (lembra um croissant), as pizzas ou pisa (entre as mais famosas estão a canchera, pisa rellena – pizza recheada e pisa la parilla – pizza grelhada), os vinhos e o doce de leite, presente em todas as refeições.

Ao contrário do Brasil, onde arroz e feijão são ingredientes que fazem parte das receitas do dia a dia, na Argentina os acompanhamentos mais comuns são batata e milho. Nos restaurantes, a maioria dos “asados” vem acompanhado de uma versão de batata.

Regiões gastronômicas

Saindo de Buenos Aires, outras regiões da Argentina guardam sabores igualmente inesquecíveis e imperdíveis. Pertinho dali, em Mar Del Plata, encontramos de churros, alfajores, sorvetes e croissants artesanais a cervejas, peixes e frutos do mar. O local reúne muitas especialidades que já são ícones do verão argentino. 

Os polos gastronômicos são distribuídos na área de Alem com confeitarias, restaurantes, churrascarias e cervejarias; a área de Güemes, que inclui uma rua homônima e sua paralela Olavarría, onde se encontra todos os tipos de restaurantes e cervejarias; o Centro, cujas instalações gastronômicas estão distribuídas entre Peatonal San Martín, Rivadavia e Belgrano e inclui fast-foods, churrascarias e cafés. 

Na área de La Perla, estão cervejarias, pizzarias, sorveterias e restaurantes com pratos variados. Mais ao norte, na área da Constituição, que se estende da costa à avenida Arturo Allió, é possível visitar cervejarias, churrascarias e sorveterias. Para quem deseja apreciar o lado marítimo da gastronomia local – filé de pescada, anéis de lula, cornalina, caçarola de frutos do mar ou paella – o ponto ideal é o Centro Comercial e Gastronômico de Puerto.

Em Pinamar, a dica é pedir pratos de lulas e assistir ao pôr do sol na praia com uma bebida, um suco natural ou até mesmo uma cerveja artesanal.

Pratos típicos da Argentina

Locro, o cozido argentino: considerado um prato nacional, o Locro é servido durante as comemorações pela Revolução de Maio da Argentina e também durante o inverno. É uma sopa grossa, feita com milho, feijão, batata, abóbora, carne, cominho e folha de louro. Para finalizar, um toque de chimichurri, um molho picante típico argentino, feito com páprica, cebola, pimentão, alho, salsa e outras ervas misturadas no azeite.

Asado e parrillas: tradicional churrasco argentino. As carnes são assadas em parrillas e cozidas lentamente. Essas parrillas, geralmente utilizadas na Argentina e no Uruguai, utilizam grandes grelhas inclináveis, e o fogo de lenha é feito ao lado ou no fundo, puxando a brasa para a de baixo, que é inclinada, criando na grelha (parrilla) diferentes zonas de temperatura. É ideal para o preparo de diferentes tipos de assados. 

Empanadas: típica comida de rua argentina, a empanada lembra o nosso pastel assado. Cheias de sabores, as empanadas são um dos pratos mais famosos da Argentina. Podem ser recheadas com carne (as mais comuns), cebola caramelizada, frango, queijo, atum ou vegetais.

Choripan: assim como as empanadas, o choripan é outra tradicional comida de rua. É um cachorro-quente argentino, com chouriço e pão, além de chimichurri fresco e picante.

Doce de leite: sobremesa mais famosa da Argentina, o doce de leite ou Dulce de leche é o acompanhamento preferido de moradores e turistas. 

Pizzas: na Argentina, a pizza segue a regra de Nápoles, na Itália. Tem crosta grossa, molho leve e muito queijo. Levam também azeitonas verdes, orégano e flocos de pimenta seca. 

Sorvete: os “helados” argentinos estão entre os melhores do mundo. Essa paixão por sorvete foi herdada dos imigrantes italianos.