Gastronomia requintada e um Natal pra lá de mágico tornam Gramado um dos destinos mais charmosos

Marcada pelas colonizações alemã, italiana e portuguesa, Gramado, no Rio Grande do Sul, a apenas 116 Km da capital gaúcha, Porto Alegre, tem uma inegável influência europeia, seja em sua arquitetura, gastronomia ou manifestações culturais. Até o clima temperado desta acolhedora cidade que um dia já foi vila, construída em 1875, leva-nos por uma viagem pela Europa – sem tirar os pés do Brasil –, o que a faz ser considerada a Suíça brasileira.

A pequena cidade gaúcha abriga encantos surpreendentes, a começar por suas paisagens e espaços verdes e floridos que são um convite aos passeios a pé, como o Lago Negro – um dos principais cartões-postais –, um lago artificial de águas profundas verde-escuras adornado por hortênsias, a flor mais popular da cidade, e por árvores trazidas da Floresta Negra, na Alemanha; o Lago Joaquina Rita Bier, cercado de araucárias com mais de 70 anos; e, ainda, a Ladeira das Flores, um trecho da Rua Emílio Sorgetz contornado por inúmeras variedades de flores; e a Praça das Rosas, com centenas de mudas desta bela flor que lhe dá o nome.

Mas Gramado surpreende também com as obras humanas. São diversos parques temáticos que te farão sentir numa realidade paralela. O Mini Mundo reúne réplicas em miniaturas de atrações mundiais ambientadas ao ar livre em um belo jardim, com obras arquitetônicas reais e 2500 mini- habitantes. Já o Snowland é um grande complexo de neve indoor – o primeiro parque de neve das Américas – que dispõe de mais de 30 atividades para todas as idades, incluindo esportes na neve e muito mais.

Com um calendário de eventos agitado durante todo o ano, é mais especificamente durante duas ocasiões que Gramado fica nos holofotes, as chamadas “alta temporada”: no inverno – entre os meses de junho e julho – e em dezembro, no Natal. A explicação para a primeira ocasião já foi dada, com as temperaturas amenas da cidade, Gramado é um chamariz para quem curte apreciar o frio – e, de quebra, ainda existe a possibilidade de presenciar neve e geada. Já, no Natal, a cidade se transforma em uma verdadeira Vila Natalina e recepciona o maior evento do ano, o Natal Luz, que chega a atrair mais de um milhão e meio de pessoas.

No último mês do ano, o clima natalino toma conta de toda a cidade. A Praça das Etnias, ao lado da rodoviária, transforma-se na Vila de Natal, que recebe expositores locais com seus produtos artesanais natalinos. Lá também serve de endereço para a Casa do Papai Noel, que, diariamente, recebe cartinhas e pedidos da criançada. Nesta época, a Rua Pedro Benetti passa a ser a Rua das Renas, pois fica ornamentada com estes adoráveis animais – que são um dos principais símbolos natalinos – confeccionados por talentosos artistas da região.

Natal Luz 2021

De 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022, Gramado se torna a Cidade Mágica do Natal, em sua 36ª edição do Natal Luz, cuja programação conta com shows, desfiles, apresentações teatrais e muitas luzes.

Uma novidade na programação deste ano será O Reino do Natal, que conta com uma estrutura de aproximadamente 3 mil m2, e leva os visitantes por ambientes temáticos como “O Jardim do Reino”, “O Ateliê do Reino” e o “Vilarejo do Reino”, enquanto são surpreendidos por pocket shows com as mais variadas performances artísticas ao vivo.

Passeio de pedalinho no Lago Negro

Outros espetáculos complementam a programação do Natal Luz, que pode ser conferida no site oficial do evento.

Gastronomia farta e diversificada

Em Gramado, a gastronomia também é uma atração à parte. A culinária da cidade é um convite a todos os paladares, oferecendo o melhor da cozinha brasileira e regional e até mesmo de cozinhas internacionais, como a italiana, a francesa e a suíça. Em um menu básico das delícias de Gramado não pode faltar chocolate – e chocolate quente, fondues, massas e um típico café colonial.

Quando o assunto é café, vale a pena degustar um farto café colonial, uma mescla de café da manhã com almoço, em que são servidos bolos e tortas, salgadinhos, pães, frios, sucos, café e até carnes – como frango à milanesa e linguiça – e vinhos. Um verdadeiro banquete! Entre as cozinhas internacionais, destacam-se a da Itália, sendo possível encontrar diversos estabelecimentos no estilo cantina italiana, com massas artesanais, vinhos e azeites; e da Alemanha, com uma sequência de pratos típicos como joelho de porco, uma variedade de linguiças, chucrute etc. Mas é possível encontrar também casas especializadas na cozinha francesa, japonesa e mediterrânea.

Snowland, o primeiro parque de neve das Américas

E claro que a cozinha gaúcha não poderia ficar de lado, com muita carne no cardápio. São inúmeras churrascarias com uma variedade incrível de cortes de carne. Além do mais, as carnes de caça também têm espaço em Gramado. Não deixe de provar a carne de jacaré, por exemplo.

Alguns outros pratos e iguarias famosos nas mesas de Gramado são as sopas – principalmente a de capeletti e a sopa servida no pão italiano –, o galeto (típico da Itália), o apfelstrudel e a cuca, estes dois típicos da Alemanha.