BigLar completa 45 anos de atuação em Mato Grosso, reunindo respeito aos clientes e colaboradores, variedade de produtos e responsabilidade social
Todo sonho só se torna realidade a partir do momento em que uma pessoa capacitada transforma essa ideia em algo concreto. E, há 45 anos, o fundador do BigLar, Francisco José de Souza, conhecido como “Seu Chico”, colocou em prática seu espírito empreendedor e criou aquele que é um verdadeiro marco do comércio em Cuiabá e em todo o Mato Grosso. Homem humilde, ético, trabalhador, humano e um bom amigo, as qualidades de Seu Chico até hoje inspiram o atendimento cordial e o cuidado com todos os detalhes, nossas marcas registradas.
Seu Chico foi um verdadeiro desbravador do comércio local. Experiente comerciante, ele gerenciou durante um período de cinco anos uma empresa de atacado em São Paulo. Após essa experiência, na década de 1970 ele compra um caminhão, momento em que inicia suas viagens ao Mato Grosso. Com o veículo recém-adquirido, ele transporta mercadorias da Grande São Paulo diretamente para as prateleiras de comerciantes de cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Mirassol d’Oeste e Quatro Marcos.
Em uma destas viagens, no ano de 1976, Seu Chico recebeu a oferta para a compra da Mercearia Varejão, localizada no centro de Várzea Grande. Confiante do potencial do comércio mato-grossense e do próprio negócio, ele viu ali a oportunidade de se estabelecer no estado que gostou muito desde suas primeiras viagens, mudando-se assim com toda a família, que também logo estava atrás do balcão da mercearia, participando do dia a dia da operação.
Já no início, o jeito de Seu Chico se refletia no modo de atender os fregueses, pois todos acreditavam que essa era a única maneira de melhor entender as necessidades e as peculiaridades da clientela. E foi em boa parte graças a esse cuidado, prontamente percebido pelos frequentadores do estabelecimento, que surgiu a oportunidade de dar um novo passo após somente um ano de atuação.
Quando inauguramos a primeira loja, hoje Matriz, surgiu a necessidade de dar “vida” a este novo empreendimento com um novo nome. Seu Chico, que sempre foi muito ligado à família, pensou logo num nome que representasse essa identidade, de onde surgiu a escolha BigLar. O objetivo era que este fosse um empreendimento que devesse caber clientes, visitantes e os colaboradores, todos juntos como uma grande família.
O respeito ao cliente é uma importante filosofia que até hoje faz parte dos preceitos do BigLar e foi devidamente ressaltada por Seu Chico no discurso de inauguração da primeira loja. Com uma mensagem escrita de próprio punho, com letras de forma bem desenhadas, ele falou emocionado: “Não podemos dizer que o Supermercado BigLar tem apenas freguesia. O que temos são milhares e milhares de amigos que sempre nos honraram e prestigiaram para que esta casa fosse bem-sucedida. Não tenho mais palavras para agradecer, porque a emoção é bastante…”.
As sinceras palavras do fundador da empresa refletem a visão e os valores que o BigLar carrega até os dias de hoje, como humildade, ética nas relações, valorização das pessoas, trabalho em equipe, compromisso com a qualidade e atitude para mudança. Isso tudo define a atuação da nossa grande família BigLar e expressa o nosso jeito de ser, traduzido no slogan: “diferente pra você”.
Quando abrimos a primeira loja, no centro de Várzea Grande, não havia supermercados na cidade e isso significou uma enorme mudança para os clientes e para a sociedade várzea-grandense em geral, por oferecer uma nova opção de compras, com área maior, mais confortável e melhor exposição. Ao contrário do Varejão, em que o atendimento se dava no balcão e o cliente não tinha acesso direto ao produto, com o supermercado ele pôde estar mais próximo dos produtos, facilitando a escolha. Na realidade, fomos pioneiros em oferecer uma nova experiência de compras, com mais conforto e de maneira diferente.
Ampliação da marca BigLar
A ampliação da estrutura do BigLar não demorou e, em 1979, colocamos em operação o Centro de Distribuição do BigLar, localizado ao lado da loja Matriz. Isso veio da necessidade de expansão da loja. Desse modo o estoque de mercadorias foi transferido para o novo espaço, o que propiciou a ampliação da loja para oferecer mais conforto aos clientes.
Em 1981, foi a vez da primeira Filial, no bairro Jardim Paula I, também em Várzea Grande. Já o ano de 1985, foi marcado pela aquisição do terreno ao lado da loja Matriz. Um fato interessante em relação a esse terreno é que ele foi comprado com a venda de uma caminhonete que a família possuía à época. Dois anos depois, em 1987, aconteceu a construção do prédio onde atualmente se encontra a loja Matriz, em Várzea Grande.
A década seguinte também foi marcada por momentos importantes na história do BigLar. A planejada chegada a Cuiabá foi realizada 1995, com a mudança da nossa filial para o endereço na Avenida Miguel Sutil. Essa decisão aconteceu pelo fato de que havia muitos clientes que moravam em Cuiabá e faziam compras em nossas lojas em Várzea Grande. Assim ficamos mais próximos deles e também conquistamos uma legião de novos clientes. Com o novo espaço amplo e moderno, oferecíamos ainda mais conforto e bem-estar, inclusive com ar-condicionado, uma novidade na época.
E o BigLar não parou por aí com as inovações. Em 1996, a loja passou a atender 24 horas por dia, uma preocupação nossa em oferecer mais opções aos clientes. Passamos a funcionar integralmente e investimos pesadamente em qualidade, atendendo assim a necessidade de muitos clientes que preferiam fazer suas compras durante a madrugada.
Um ano depois, em 1997, foi a vez da inauguração da Filial II, situada anexa ao shopping Três Américas. Este também foi um grande passo, recebido de braços abertos pelos clientes, uma vez que a sociedade cuiabana não tinha a experiência de frequentar um supermercado no shopping, algo comum em grandes centros. A estrutura climatizada, informatizada e projetada especificamente para o BigLar trouxe uma nova opção em compras para os clientes de Cuiabá.
Apaixonado pela criação de gado Nelore, Seu Chico realizou um sonho e, em 1983, adquiriu uma fazenda. Ele conciliou o comércio e pecuária até 1996, ano em que os filhos assumiram a frente do BigLar. Em 2004, após quase uma década de dedicação exclusiva às atividades de pecuarista, Francisco José de Souza veio a falecer, aos 73 anos de idade.
Respeito às pessoas
Os colaboradores são parte essencial da trajetória de sucesso do BigLar. Com mais de mil funcionários em três lojas, a rede cultiva uma cultura organizacional bastante alinhada à visão de seu fundador, colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar e com uma política de formação e investimento no desenvolvimento dos colaboradores muito sólida. A Universidade Corporativa BigLar, lançada em janeiro de 2021, veio consolidar esse processo. Atualmente este é considerado um dos grandes centros de formação de pessoas na área do varejo em Mato Grosso.
Outro exemplo é o Programa de Benefícios e Qualidade de Vida. Esse projeto interno surgiu do costume de Seu Chico em proporcionar atividades de lazer para sua equipe às margens do Rio Cuiabá. Hoje todos contam com o suporte de uma estrutura de especialistas formada por fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnico em segurança e médica do trabalho. As atividades são norteadas por um Código de Ética corporativo. O resultado é muita motivação, a base do atendimento diferenciado que é marca registrada do BigLar e que faz todos os clientes se sentirem em casa.
BigLar hoje em dia
Após o falecimento de Seu Chico, as novas gerações da família, já presentes no dia a dia da empresa, deram continuidade ao seu legado, assumindo a gestão da rede BigLar. A forma de nos relacionarmos com o cliente está no DNA da empresa, certamente contribuindo para que nosso nome se tornasse referência em Mato Grosso. Seguimos assim com o propósito de entregar o melhor aos nossos clientes, de proporcionar a eles, experiências diferenciadas que geram satisfação em estar conosco.
Sempre movidos pelo desejo em levar a melhor experiência em nossas lojas para os clientes, inauguramos em 2015 a nova sede da Filial I, na avenida Miguel Sutil. Uma loja moderna, com alta tecnologia no sistema de refrigeração, com utilização do CO² como fluido refrigerante, um líquido ecológico que não destrói a camada de ozônio e dispõe de um potencial aquecimento global desprezível. Já em 2017, inauguramos a nova sede da Filial II, no Jardim das Américas.
Última inovação da empresa, realizada em 2021, foi a implantação de nossa loja virtual. Dessa maneira colocamos à disposição o serviço de delivery por meio do site biglardelivery.com.br. Os clientes podem encontrar em nossa loja on-line os mesmos produtos e marcas que estão nas gôndolas do BigLar, recebendo as compras no conforto do lar. Com o trabalho qualificado feito pela nossa equipe, o delivery se apresentou como um grande sucesso e foi recebido com muito carinho por todos.
Seja nas lojas ou no delivery, a variedade disponível no BigLar é de impressionar, com produtos nacionais e internacionais. A busca pela satisfação do cliente nos impulsionou, ao longo do nosso crescimento, a oferecer um mix de produtos variados. O setor comercial não mede esforços para buscar novidades, disponibilizando produtos diferenciados e exclusivos. Um exemplo deste diferencial é a nossa adega, com mais de mil rótulos exclusivos, importados pelo BigLar.
O relacionamento próximo e afetivo com os clientes e os colaboradores se estende à comunidade, com o apoio a diversas causas e projetos sociais. Tradicionalmente realizamos a campanha do Outubro Rosa, voltada para a prevenção contra o câncer de mama. Entre os anos de 2016 e 2019, essa campanha recebeu o nome de “Cortes Diferentes”, e teve como objetivo arrecadar cabelos para a confecção de perucas, que foram entregues para mulheres em tratamento da doença. Em 2020, a ação foi diferente, com a campanha “Fios que inspiram”, em que houve a produção de lenços pintados por artistas locais. A cada peça vendida outra era doada a uma mulher em tratamento. Em 2021, a campanha continuou, porém, dessa vez, trazendo o lenço como artigo de moda, influenciando o público a se vestir bem e a apoiar o projeto.Outra importante ação é a Campanha de Doação de Brinquedos, inclusive com o recebimento do selo “Empresa Amiga da Criança” por parte da Fundação Abrinq. A ação de doação de brinquedos é destinada a entidades assistenciais têm como objetivo levar felicidade, diversão e carinho às crianças carentes. A campanha vem batendo recordes de participação a cada ano.
Anteriormente ponto de arrecadação da Campanha de Aleitamento Materno “Amigas do Peito”, nós do BigLar fazemos parte hoje em dia da rede de incentivadores desta ação de enorme importância, que promove a coleta de leite para os principais bancos da Grande Cuiabá.
Desde que resolveu fincar raízes com sua primeira loja em Várzea Grande, Seu Chico sempre fez questão de valorizar e destacar as riquezas culturais do Mato Grosso, tão encantado ficou por sua pluralidade. Essa visão é cultivada com afinco pelas novas gerações da família, o que se traduz na exaltação da arte mato-grossense em estado puro, com a divulgação de artistas regionais por meio de exposições nas dependências do BigLar. A comercialização de diversos produtos típicos da região, ajudando a fomentar a economia local, também tem seu espaço reservado, reforçado pelos vídeos e textos em nosso site e nas mídias sociais do BigLar, com receitas da gastronomia mato-grossense de dar água na boca.
A história e as ideias que formam o BigLar nos trazem até essas quatro décadas e meia de vida, apontando para um futuro ainda mais próspero, que nos remete a uma busca incessante de novas estratégias, de olho na satisfação dos clientes e no fortalecimento dos nossos relacionamentos, a cada dia, a cada nova experiência.