O bacalhau é um dos pratos queridinhos para a Páscoa mas ele pode ser um aliado do dia a dia para quem busca uma alimentação saudável e saborosa

Todo mundo sabe que, no período de Páscoa no Brasil, o bacalhau ganha mais espaço nas mesas dos brasileiros. Mas você sabia que ele não precisa estar relacionado apenas à data comemorativa e pode se tornar um grande aliado para quem busca uma rotina alimentar mais saudável?

“Considerado um grande tesouro, o bacalhau consegue trazer benefícios que podem ser sentidos na saúde. Incluir esse alimento no cardápio é uma escolha certeira para quem busca fortalecer o sistema imunológico ou até mesmo ter uma refeição fresca nos dias de verão,” afirma Mourani Langner, nutricionista e Personal Chef.

Saboroso, rico em nutrientes e com baixo teor de gordura, o bacalhau é muito versátil, o que facilita que ele seja combinado em uma série de receitas, incluindo opções leves, saudáveis e refrescantes, que são ideais para os dias quentes, ainda mais frequentes ao longo do verão. Pensando nisso, o BigLar preparou uma matéria que mostra os detalhes e os benefícios dessa iguaria, além de trazer receitinhas exclusivas para você!

prato de bacalhau

Páscoa e bacalhau!

Já é fato que o bacalhau é uma herança dos portugueses muito valorizada (e querida) no Brasil. E a Páscoa, que acontece em 31 de março neste ano, confirma a relação dos brasileiros com essa iguaria tão amada. Afinal, o que não faltam nas mesas são pratos que levam esse ingrediente.

E mesmo na data, é possível optar por receitas mais saudáveis que tem esse alimento como base. Inclusive, podemos citar outro clássico pascoal que pode ajudar no preparo do bacalhau e faz muito bem à saúde: o azeite de oliva.

Igualmente indispensável na cozinha durante a época de Páscoa, o ingrediente harmoniza muito bem com o bacalhau – e pode se destacar no preparo dos pratos deste período. Combinar esses dois elementos pode transformar uma receita em uma experiência gastronômica deliciosa. E o melhor? Você consegue garantir um prato que mescla saúde e sabor!

O azeite é uma excelente opção para substituir outras gorduras e dar um sabor particular às receitas. Seu consumo é indicado para reduzir o colesterol ruim (LDL), além de ser rico em antioxidantes como os polifenóis, que combatem os radicais livres e desaceleram o envelhecimento celular.

Receitas saudáveis com bacalhau

Não há dúvidas de que o bacalhau ganha ainda mais destaque quando ele é reinventado em receitas que fogem do tradicional. Especialmente durante a estação mais quente do ano, em que é preciso considerar opções mais leves e refrescantes, é possível explorar versões bastante inovadoras que levam essa iguaria – seja para incluir na rotina, seja para compor a mesa da Páscoa.

Por exemplo, você pode apostar em uma refeição mais suave, saudável e adequada ao clima, inserindo o Canelone de bacalhau, sugerido pela nutricionista Mourani Langner, ou o Wrap de bacalhau, indicado pelo nosso chef Marcelo Cotrim.

Com seu sabor único e textura inconfundível, o bacalhau pode se tornar o protagonista de receitas leves e refrescantes, indo além dos pratos de Páscoa. Por exemplo, uma salada de bacalhau com grão-de-bico e pimentões é superconvidativa. E já pensou em um ceviche de bacalhau, que é uma explosão de sabores cítricos e marinhos? Ou ainda, um carpaccio de bacalhau, que é fino, elegante e muito refrescante?

bacalhau com batatas

Opção que faz bem à saúde

Além de sua popularidade gastronômica, o alimento traz consigo muitas propriedades nutricionais. Ele é rico em proteínas e ácidos graxos essenciais, importantíssimos para a saúde do coração e do cérebro. Mas não apenas isso, ele também oferece uma variedade de vitaminas e minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo.

“O bacalhau é um peixe com baixo teor de gordura, rico em proteína de alto valor biológico, com quantidades apreciáveis em vitamina D, fósforo, potássio e magnésio. Ele é particularmente rico em selênio, que integra diversas enzimas com capacidades de proteção das células do organismo contra os radicais livres de oxigênio”, explica Mourani Langner.

A iguaria é um exemplo perfeito de que é possível, sim, desfrutar de uma alimentação saudável sem abrir mão de um sabor inigualável – que agrada até mesmo aos paladares mais exigentes.

“Este alimento, tal como todos os outros, pode ser confeccionado de forma saudável e até pouco calórica. O Canelone de bacalhau é um dos exemplos no panorama das receitas saudáveis de bacalhau. Devemos optar, por isso, por métodos de confecção que privilegiem o seu valor nutricional, como é o caso dos cozidos, dos grelhados, dos estufados e dos assados com pouca gordura”, fala a nutricionista.

Vale destacar que o consumo recomendado de peixe por semana, segundo a Associação Brasileira de Nutrologia, é de 200 gramas, para ter cautela com a ingestão excessiva de sal. É importante lembrar que o bacalhau é, geralmente, conservado em sal no Brasil. Com isso, há uma grande quantidade de sódio que, se consumido em excesso, pode não ser tão saudável e prejudicar a saúde.

Cannelloni

Bacalhau não é um peixe!

E um aspecto importante a ser ressaltado é que o bacalhau não é uma espécie única de peixe, mas sim um nome dado ao processo pelo qual certos peixes passam; é um método de salga e secagem muito popular e assertivo.

No entanto, vale lembrar que somente as espécies Gadus morhua, Gadus macrocephalus e Gadus ogac podem ser chamadas de bacalhau após esse processo de preparação. Inclusive, a popularidade da iguaria está associada à sua capacidade de conservação prolongada devido a esse processo de salga e secagem, o que o tornou um alimento queridinho em muitas cozinhas ao redor do mundo.

bacalhau conservado no sal