Além de benefícios à saúde física, como controle do colesterol, a corrida é uma forte aliada no combate à depressão

O início de um novo ciclo sempre vem acompanhado de uma lista de resoluções. Podemos dizer, sem medo de errar, que, no topo destas “promessas de ano novo” da maioria de nós, está algo relacionado à prática de atividades físicas. Afinal, quem nunca disse a si mesmo “preciso sair do sedentarismo”? A boa notícia é que uma atividade simples e sem custo algum tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros: a corrida de rua. Prova disso é um estudo feito pela maior plataforma de participação esportiva do mundo, o aplicativo Strava, que apontou a corrida de rua como um fenômeno no Brasil, tendo em vista o número crescente de provas e participantes. A pesquisa Why We Run (“Por que Corremos”?) mostra alguns dos motivos desta popularidade. A preocupação com a saúde está entre as principais motivações daqueles que decidiram colocar o pé na estrada. Outro dado muito interessante da pesquisa é que, entre os brasileiros, cruzar a linha de chegada é a maior recompensa de uma prova (70% dos entrevistados elencaram esse como o melhor momento), enquanto a média global para esse item foi de 63%.

Saúde mental

Entre os japoneses pesquisados, 15% dizem que correm porque isso ajuda a sentir menos ansiedade e depressão. No Brasil, este percentual foi menor, 5%. No entanto, uma variante comum entre os corredores por aqui é que, após iniciarem a prática esportiva, todos perceberam uma melhora significativa na qualidade de vida e no humor.

A dona de casa Sandra Maria Lucas, casada e mãe de três filhos, aos 61 anos, é um retrato de que a corrida melhora tanto a saúde física quanto mental. Há quatro anos, decidiu que precisava perder peso. A preocupação maior veio após o diagnóstico de artrose, um tipo de desgaste nas articulações que provoca desconforto e dor. Despretensiosamente, começou a fazer caminhadas diárias. Foi aumentando o ritmo e o condicionamento físico, e quando menos se deu conta, as corridas já faziam parte do seu dia a dia. “A corrida me proporcionou diversos benefícios físicos e mentais. Senti uma disposição que, há tempos, não tinha. Melhorou o meu humor, minha autoestima e as dores pelo corpo, que antes eram constantes, diminuíram consideravelmente”, conta.

Sandra Maria Lucas

“A corrida me proporcionou diversos benefícios físicos e mentais. Senti uma disposição que, há tempos, não tinha. Melhorou o meu humor, minha autoestima e as dores pelo corpo, que antes eram constantes, diminuíram consideravelmente”

A primeira corrida de rua que participou foi há dois anos. Foram 10 km com obstáculos. “É uma sensação de conquista cruzar a linha de chegada. Hoje, eu não vejo mais a minha vida sem praticar exercícios, em especial a corrida, que além da saúde, me proporcionou novas amizades”, diz Sandra ao se referir ao grupo de mulheres que conheceu na prática da corrida de rua.

Entre os planos da dona de casa está poder participar da maior corrida de rua do Centro-Oeste, a Corrida de Reis, realizada, tradicionalmente, no início de cada ano. “Meu sonho é participar desta prova. Infelizmente, devido à pandemia, ela não foi realizada em 2021, mas eu tenho certeza que este período vai passar e, em 2022, não apenas eu, mas outros amantes da corrida de rua poderão se alegrar correndo os 10 quilômetros entre Várzea Grande e Cuiabá”, diz Sandra.

É ciência: a prática da corrida te deixa mais feliz

Pesquisas feitas pelo Instituto Karolinska, na Suécia, mostraram que a corrida tem impacto na superação do estresse e da depressão. Diversos outros estudos já comprovaram que a prática é uma potente aliada na liberação de endorfina, o hormônio da felicidade. Em outras palavras, após correr, por no mínimo trinta minutos, o organismo libera o hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Como se esse já não fosse um grande motivo para você que está lendo começar (caso ainda não seja adepto da prática), listamos 10 motivos pelos quais você precisa começar a correr em 2021.

As dicas são do personal trainer Felliphy Coelho. Ele destaca que a musculação e os alongamentos são essenciais para dar um bom suporte ao corpo, além de ajudar a melhorar a performance na corrida. Antes de começar, o profissional também orienta uma ida ao médico para a avaliação física. Isso vai prevenir lesões e outros problemas de saúde para quem tem algum tipo de restrição.

1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Desta forma, o coração bombeia mais sangue com menos batidas, tornando-se mais eficiente. Com o aumento da circulação sanguínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

2. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade dos ossos, evitando problemas como a osteoporose.

3. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, esta substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.

4. Peso: quanto maior a intensidade do exercício, maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.

5. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol “ruim”). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol “bom”), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.

6. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.

7. Sono: fazer atividade física melhora a qualidade do sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.

8. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.

9. Rins: com o aumento da circulação, há, também, uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.

10. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor estas regiões tão frágeis do nosso corpo.