Homenagem aos 154 anos de Várzea Grande

A proximidade entre as cidades de Várzea Grande e Cuiabá não é apenas geográfica e cultural, mas até em questão de aniversário as duas dividem afinidades. A irmã caçula, Várzea Grande, também assopra as velinhas por aqui, com uma diferença de um pouco mais de 30 dias do aniversário da vizinha Cuiabá. 

A região de Várzea Grande nasceu da doação, em 1832, de uma sesmaria aos índios Guanás – daí o nome Várzea Grande dos Guanás. A fundação da cidade, no entanto, veio ocorrer em 1867, fazendo com que, em 15 de maio, a cidade complete seus 154 anos. 

Adriano Figueiredo

Artista plástico

“Tem o grafismo que é do Mato Grosso, com as linhas, com o rio, com a viola de cocho, a rede… com todos os elementos de Mato Grosso, mas com pitadas de Várzea Grande. Desde os Guatós [os índios], que já faziam a rede, utilizei também da religiosidade, da igreja, e alguns símbolos de Várzea Grande para chegar numa composição final, para que quem passe por ali, de alguma maneira, seja afetado”

  

Claro que não poderíamos deixar de prestar uma homenagem a nossa casa, local em que inauguramos a primeira loja da rede de Supermercados BigLar e que, hoje, recepciona nossa matriz. Nela, dedicamos um muro do estacionamento para uma pintura especial. Idealizada pelo artista plástico Adriano Figueiredo, curitibano de nascença, e várzea-grandense de coração, o mural, de acordo com o próprio artista, utiliza símbolos do estado, com destaque para Várzea Grande. “Tem o grafismo que é do Mato Grosso, com as linhas, com o rio, com a viola de cocho, a rede… com todos os elementos de Mato Grosso, mas com pitadas de Várzea Grande. Desde os Guatós [os índios], que já faziam a rede, utilizei também da religiosidade, da igreja, e alguns símbolos de Várzea Grande para chegar numa composição final, para que quem passe por ali, de alguma maneira, seja afetado”. 

E, por falar em símbolos, nossa campanha em homenagem ao aniversário da cidade aborda esse tema. Nela, é possível observar vários elementos típicos várzea-grandenses. Será que você já consegue identificar todos eles? Dê uma olhada em nossas redes sociais e veja o quanto de Várzea Grande tem em você!