Primavera, a estação das flores, é período propício para apostar em plantas e flores para decorar a casa

Usar flores e plantas nos ambientes é um verdadeiro trunfo na decoração, mas não só isso, elas também são capazes de trazer vitalidade e frescor à casa, e, ainda, instigar sensações de aconchego, bem-estar, tranquilidade, etc.

A temporada mais florida do ano está batendo na porta, o que pode servir de incentivo para você levar toda a beleza, cor e aroma das flores e das plantas para sua casa. No entanto, não basta escolher a flor que visualmente mais te agrada e inseri-la nos ambientes. Tanto os aspectos das plantas quanto dos espaços que irão recebê-las devem ser analisados para uma escolha assertiva, influenciando, inclusive, no tempo de vida delas.

Em relação aos ambientes, segundo Tassiana Maria Duarte Antunes de Oliveira, proprietária do Lar e Flor (fornecedora do BigLar), é necessário levar em consideração a luminosidade e a climatização (se recebe luz direta e vento), além das condições que ele oferece para os cuidados e manutenção da flor/planta, questionando-se se naquele lugar será possível fazer o processo de rega ou se precisará tirá-la do lugar para realizar esse procedimento. A escolha das plantas precisa ser pautada aproximando-as, o quanto possível, das condições do ambiente natural da espécie.

Por exemplo, em Cuiabá, por se tratar de uma cidade com clima quente e seco, seria inviável apostar em espécies que se dão bem com os climas frios, como as Tulipas e as Hortênsias. Nesses casos, as espécies mais indicadas por Tassiana são Rosa do Deserto, Jiboias, Samambaias, Peperômia, Dieffenbachia, Tostão, Roseiras, Kalanchoe, Suculentas, Spathiphyllum, Orquídeas, dentre outras.

Orquídeas
Como cuidar das flores e aumentar seu tempo de vida

Mesmo investindo em espécies adequadas às condições, “imprescindível considerar que as plantas são seres vivos, sendo assim, elas precisam de água, luz, nutrientes (terra, adubo, cascas, produtos orgânicos)”. Elas mudam de aspecto quando lhes faltam algum desses elementos, e a partir da prática de observação e manutenção das espécies, é possível aumentar a expectativa de vida das flores.

É preciso desenvolver uma rotina de cuidados, tentando encontrar um equilíbrio entre as regas – uma dica é colocar o dedo no subsolo para conseguir perceber umidade ou não. “Escolha um dia e um espaço para que mensalmente desenvolva cuidados mais específicos. Tire a planta/flor do recipiente, lave, molhe, faça a adubagem e retorne para o ambiente.” Segundo Tassiana, essa tática ajuda a não esquecer de nenhuma espécie e, aos poucos, se torna parte da rotina.

Spathiphyllum
Flores em casa: mais que um artigo de decoração

Os benefícios da vegetação na decoração vão muito além da questão estética. Para Tassiana, que também é psicóloga e mestre em Psicologia, as flores e plantas nos remetem às lembranças, especialmente da infância, e “contribuem diretamente na sensação de bem-estar. Algumas espécies, como Anthurium, purificam o ar e também fortalecem crenças de defesa contra energias negativas.”

As plantas servem como umidificadores naturais, pois, durante a transpiração, as gotículas de água hidratam o ambiente. Assim, elas contribuem para uma sensação térmica mais confortável. Uma ótima alternativa aos umidificadores convencionais é espalhar samambaias pela casa, porque elas também são capazes de purificar o ar, deixando os locais mais límpidos ao filtrarem e neutralizarem componentes tóxicos. Segundo pesquisas realizadas pela NASA, algumas espécies podem reduzir em 90% as toxinas dos ambientes.

Elas não só melhoram as condições dos ambientes, como também estão relacionadas ao bem-estar e possuem propriedades terapêuticas, além de deixarem os espaços mais confortáveis e aconchegantes, transmitindo sensação de tranquilidade. Como revela a cromoterapia, as cores influenciam em nossas sensações. A presença da cor verde em praticamente todas as plantas, por possuir ação calmante, promove maior equilíbrio interno. Em relação às flores, escolha a cor das pétalas de acordo com os resultados que deseja obter, sendo o azul um exemplo de cor calmante e o vermelho, estimulante.

Kalanchoe

Como visto, as plantas são seres vivos que precisam de cuidado e atenção, assim, a prática da jardinagem proporciona efeitos terapêuticos. É uma maneira natural e saudável de canalizar o estresse, pois nessa atividade você se dedica a acompanhar seu processo de desenvolvimento e se envolve em algo que proporciona satisfação. As plantas ajudam a ativar substâncias químicas que promovem felicidade, como dopamina e seratonina.

Tassiana Maria Duarte

Proprietária do Lar e Flor

“Utilize diversos tamanhos, cores e texturas. Entenda, o que deixa lindo é o quanto essa decoração harmoniza com você, com o seu jeito, seu ambiente, sua singularidade.”

  

Inserindo as plantas na decoração

Em alguns estilos de decoração, as flores e as plantas são as protagonistas dos ambientes, como no Urban Jungle. No entanto, para ser contemplada com sua beleza e benefícios, não é preciso de muito. É possível dar um toque verde à casa sem deixar o ambiente carregado. As possibilidades de levar as flores para casa são inúmeras, desde arranjos e vasos posicionados estrategicamente a jardins suspensos, o que otimiza espaços.

De acordo com Tassiana, a criatividade pode rolar a solta na hora de decorar com as flores, a regra é apostar no que te agrada. “Arrisque nas alturas, plantas pendentes, de chão, em vasos de cerâmica, em vasos de plásticos, em bancos mais altos, mais baixos. Utilize diversos tamanhos, cores e texturas. Entenda, o que deixa lindo é o quanto essa decoração harmoniza com você, com o seu jeito, seu ambiente e com sua singularidade.”