Personal organizer é responsável por deixar os ambientes em ordem e, assim, facilitar a rotina dos moradores
Tem coisa melhor do que chegar em casa e encontrá-la toda organizada, com cada coisa guardada no seu devido lugar? Provavelmente não! O problema é que essa nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente para quem não tem tempo, não consegue manter uma rotina ou não tem paciência para a arrumação.
Se algum destes é o seu caso, não se preocupe, pois existe solução, e ela atende pelo nome de personal organizer (organizador pessoal, em português). Trata-se de um profissional especializado em organização, focado em levar mais praticidade e funcionalidade para residências – e também para espaços corporativos.
“A organização traz facilidade para o dia a dia e evita que a gente perca tempo, ainda mais nesse mundo corrido em que vivemos. Quando os ambientes estão bem-organizados, isso provoca uma sensação de calma, de tranquilidade, e faz com que encontremos as coisas sem dificuldade e sem fazer bagunça”, aponta a personal organizer Carol Campos, que atua nessa área desde 2013.
Na visão de Mayra Fernandes Anjos, personal organizer há 3 anos, a organização de residências, e até mesmo de empresas, vai além das estruturas físicas: “Como consequência, a vida toda fica mais organizada e mais leve. E, quando tudo está em ordem, devidamente arrumado, os usuários do espaço conseguem ver com mais clareza. Isso, inclusive, evita que façam compras desnecessárias e aproveitem melhor o que já possuem”.
Mayra Fernandes Anjos
Personal Organizer
“Quando tudo está em ordem, devidamente arrumado, os usuários do espaço conseguem ver com mais clareza.”
Como é o trabalho do personal organizer?
O personal organizer pode ser contratado para cuidar de apenas um cômodo da casa (ou escritório) ou então dela toda, inclusive em casos de mudança. Tudo dependerá do quanto se está disposto a gastar e dos objetivos desejados. Segundo Carol e Mayra, os espaços mais buscados para organização são closet, quarto infantil, cozinha e despensa.
Quando o profissional é procurado, ele inicialmente faz uma visita técnica para entender as necessidades do cliente, avaliar os ambientes que serão organizados e verificar se será preciso realizar algum tipo de alteração estrutural. O passo seguinte é preparar o orçamento e, após a sua aprovação, é agendada a execução.
“Para fazer a organização, é fundamental conhecer a rotina da casa, como ela funciona e quais são os hábitos dos moradores. Esse tipo de trabalho nunca é engessado, não existe uma fórmula única para todos”, explica Carol. “Entender o dia a dia da residência e as expectativas de quem vive nela é importante para tornar a organização mais funcional, afinal, cada família tem um estilo de vida. Claro que temos técnicas de organização, mas o projeto é sempre preparado de forma personalizada”, acrescenta Mayra.
O tempo de realização do serviço varia de 2 a 15 dias, a depender do tamanho do projeto, e o valor investido, no geral, parte de R$ 1 mil. Segundo as personal organizers consultadas, o cliente pode ou não participar do processo e, ao final, ele ou então os funcionários da casa recebem um treinamento para que possam manter a organização ao longo do tempo.
Carol Campos
Personal Organizer
“Para fazer a organização, é fundamental conhecer a rotina da casa, como ela funciona e quais são os hábitos dos moradores.”
Raio-x
Carol Campos: Formada em Administração e Comércio Exterior, Carol Campos decidiu mudar de carreira em 2013. Na época, ela conheceu uma personal organizer e se apaixonou pelo trabalho. “Fiz um curso em São Paulo, por indicação dessa profissional e, quando terminei, já comecei a fazer os primeiros atendimentos”, conta. Inicialmente, ela fechava no máximo dois clientes por mês, e fazia o projeto e a execução sozinha. Conforme foi se tornando conhecida na região, a situação mudou. Hoje, ela tem uma equipe fixa de quatro pessoas e fecha de 4 ou 5 clientes por semana. “Há nove anos, havia poucas personal organizers em Cuiabá, e quase ninguém conhecia o serviço. Tive de fazer um intenso trabalho de divulgação, inclusive junto às lojas e arquitetos. Agora o mercado está bem diferente, e tenho uma agenda cheia, com lista de espera.”
Mayra Fernandes Anjos: Mayra Fernandes Anjos revela que sempre foi muito organizada, e desde criança suas brincadeiras incluíam arrumar a casa. “Organizar é um prazer para mim, mas, antes, eu não sabia que podia ganhar dinheiro com isso. Só soube quando conheci uma personal organizer, na época do meu casamento. Ali, vi que tudo o que ela fazia profissionalmente, eu fazia de forma amadora, sem conhecimento técnico”, recorda. Depois desse encontro, Mayra passou a pesquisar mais sobre o assunto e foi atrás de cursos para se aperfeiçoar. Em 2019, deixou o antigo emprego e mergulhou de vez na nova vida. “O primeiro projeto que fiz, participei como assistente. Depois, parti para carreira solo. Divulguei nas minhas redes sociais e logo apareceram clientes. Atualmente, a demanda é muito grande, mas procuro não fechar mais do que 4 projetos por mês”, completa.
Dicas para organizar o lar
• Livre-se de tudo o que é dispensável, está sem uso ou danificado e não tem conserto
• Setorize os espaços, ou seja, guarde todas as peças da mesma categoria no mesmo lugar
• Crie subcategorias dentro de cada categoria. Por exemplo, na parte de blusas, separe as de manga longa, as de manga curta, as regatas etc.
• Mantenha as peças de uso frequente em local mais acessível
• Use cabides padronizados para pendurar as roupas
• Aposte em caixas e organizadores para guardar os objetos menores
• Guarde os alimentos em potes herméticos e anote a validade
• Identifique todos os espaços, caixas, organizadores, potes etc., colocando etiquetas, tags ou marcadores