Nada como um suco gelado para se refrescar durante os dias de verão
No Brasil, o verão chega em 21 de dezembro, e com ele, chega também aquele calor costumeiro da estação. Para se refrescar em meio aos dias quentes e carregados de sol, nada melhor que um suco geladinho, visto que, além de saboroso, é repleto de elementos nutritivos que fazem muito bem para a saúde física e mental.
Claro que os sucos naturais de frutas são opções essenciais para qualquer época do ano por conta dos diversos benefícios à saúde, como o combate e a prevenção de determinadas doenças e o alívio de dores. Mas, no verão, eles são ótimos para ajudar a refrescar e são alternativas para aqueles que não consomem a quantidade ideal de água diariamente ou que não comem frutas no dia a dia.
Uma série de pesquisas comprovam os múltiplos benefícios das frutas para a saúde por conta das propriedades antioxidantes, diuréticas, laxativas, imunológicas, entre outras – isso sem contar a quantidade significativa de vitaminas (de A a Z), minerais, fibras alimentares e compostos protetores responsáveis por regular o organismo.
Sucos de vitamina C
Devido à Covid-19 e às propriedades da vitamina C para o organismo, muito se discutiu sobre as vantagens do consumo dessa substância. E, de fato, são muitos os benefícios que ela traz à saúde, incluindo o aumento da imunidade, o que ajuda a combater as gripes e os resfriados. Há diversas frutas com alta concentração desse nutriente. Por essa razão, escolher sucos que tenham ingredientes com muita vitamina C é uma alternativa excelente para se manter saudável.
Dentre os principais benefícios, comprovados cientificamente, têm-se o efeito antioxidante, que atua no fortalecimento do sistema imunológico; o auxílio no processo de cicatrização; o rejuvenescimento da pele, reduzindo rugas e marcas de expressão; a melhora na absorção do ferro não-heme (alimentos fonte de origem vegetal, como as verduras); a contribuição para a redução do colesterol LDL (o “colesterol ruim”) e dos triglicerídeos; entre outros.
A acerola é a fruta com maior concentração de vitamina C, com cerca de 1600 mg do elemento. Além dela, a laranja, o kiwi, a goiaba, o caju, o abacaxi, o morango e o mamão são outros alimentos com ótima presença da vitamina. Inclusive, o suco de morango, por exemplo, é reconhecido por seus inúmeros benefícios, que auxiliam desde o aumento da imunidade até a melhora na cicatrização e hidratação do corpo por conta da alta quantidade de água nessa fruta.
Combinando sabores e saúde
Para que o suco ganhe um sabor peculiar, mas igualmente delicioso, é possível misturar frutas e criar algo único e saboroso. Há algumas combinações já conhecidas (e super consumidas), como os clássicos: abacaxi com hortelã e laranja com acerola. No entanto, as possibilidades são infinitas.
O suco de maracujá e kiwi, por exemplo, concentra os benefícios de duas frutas riquíssimas em vitaminas e em antioxidantes, além de combater o envelhecimento precoce. Também tem um sabor ácido, fresco e doce, que conquista o paladar.
Outras combinações fáceis, carregadas de nutrientes e deliciosas para o consumo são: abacaxi com maçã e gengibre; uva com kiwi e hortelã; laranja com maçã; maracujá com manga; maracujá com banana; manga com laranja; laranja com morango; melancia com morango; goiaba com maçã; melão com abacaxi; laranja com mamão; melão com limão e hortelã; melancia com limão e hortelã; melão com morango; melancia com kiwi e maracujá; abacaxi, acerola e hortelã; melancia com gengibre; açaí com banana e laranja e amora com limão.
E o smoothie? Vale?
Bebida clássica para o verão, o smoothie se tornou um símbolo de alimentação saudável por combinar saúde e sabor. Feito com base em ingredientes naturais, essa ‘delícia californiana’ tem uma consistência cremosa – como sugere a palavra “smooth”, que significa “suave” ou “liso”, em inglês.
Próximo de uma vitamina, o smoothie é uma bebida que combina a mistura de frutas, legumes ou vegetais. O resultado? Um líquido cremoso e não alcoólico, além de muito refrescante e nutritivo.
A bebida é bastante versátil e pode combinar múltiplos elementos com diferentes nutrientes, sendo uma ótima pedida para não deixar nenhuma fruta, verdura ou legume estragar na fruteira/geladeira.
Os smoothies são feitos a partir das misturas mais diversas com água de coco, frutas, verduras, vegetais, suplementos, entre outros.
Mel ou açúcar?
Para os fãs de suco bem docinho, o açúcar, adoçante ou mel são ingredientes indispensáveis. O açúcar e o mel são ricos em calorias e carboidratos, com o segundo sendo mais calórico, mas com mais propriedades nutricionais. Por essa razão, o mel é melhor que o açúcar para aqueles que não possuem problemas de saúde relacionados à glicose. Caso contrário, o adoçante pode ser um bom aliado. Mas evite o uso em excesso e prefira adoçantes naturais.