Texturas, cores e sabores refrescantes fazem parte da gastronomia na época mais charmosa do ano

A primavera, estação mais florida e colorida do ano, começou no dia 22 de setembro. Neste período, que dura até 21 de dezembro, a natureza se transforma e colore a paisagem com flores e folhas dos mais variados tipos. A alimentação também acompanha a nova estação e ganha ingredientes mais frescos, mais leves e com muito sabor.
A chef Arlete Zbonik, que faz parte da equipe de nutrição e culinária da Lapinha Spa, primeira instituição de saúde do Brasil a receber a certificação de Centro de Mayr Prevent pela Sociedade Internacional de Médicos Mayr, com sede na Áustria, mostra a versatilidade de alguns ingredientes e como eles podem ser utilizados em pratos de dar água na boca.

Arte no Prato

Antes de degustar um prato, as pessoas se encantam pela apresentação dele. Quanto mais bonito e colorido, mais ele chama atenção. Se tudo isso tiver a textura certa e aquele sabor inigualável, mais fascinante ele será, a experiência gastronômica será única.
As frutas, legumes e verduras, além de ser alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras, podem ser encontrados em maior variedade, qualidade e frescor do que em outras estações, alerta a chef.
“Na primavera, as frutas ganham bastante destaque. Além de saborosas e frescas para serem consumidas sozinhas, também são ótimas na preparação de sucos, vitaminas, tortas ou sobremesas. O morango, por exemplo, é uma fruta superversátil, que pode ser aproveitado em uma grande variedade de receitas”, explica.
A profissional também diz que outra dica é usar muitos legumes e verduras na criação dos pratos. “Eles são encontrados com um frescor sem igual na primavera. Tortas, suflês e o rocambole salgado, por exemplo, podem ser feitos utilizando-se uma boa seleção destes alimentos.”

Torta de morango

Mix criativo de sabor

A variedade de alimentos frescos e orgânicos no Brasil é grande. Prova disso é a quantidade de frutas, legumes e verduras encontrados em supermercados ao longo de todo o ano.
É justamente na primavera que muitos desses alimentos são ofertados com mais abundância. A chef Arlete explica que, no Spa onde trabalha, serve uma salada que, além de refrescante, é bem nutritiva. “Ela é composta por rabanete, um mix de folhas e até flores comestíveis, que retrata muito bem a estação. Fica uma refeição linda, colorida, nutritiva, refrescante e saborosa. Para mim, é pura vida e beleza, traduzidas em um prato.”

Que tal um chá ou uma infusão?

É na primavera que as temperaturas começam a subir. Há quem pense logo em sucos e vitaminas para se consumir nessa época do ano. Tudo para se refrescar e manter a hidratação. Contudo, outras opções saborosas devem ser lembradas e apreciadas. Já pensou em um chá ou infusão?
“Podemos pensar em várias opções de chás, aproveitando a grande quantidade de flores da estação. Apesar de o consumo dessa bebida ser menos intenso do que no inverno, pois estamos falando de uma bebida que é mais comum de ser servida quente, acho que a infusão de flores, como o hibisco, a flor de camomila ou a flor de maracujá, são uma ótima pedida. São chás saborosos, de efeito mais calmante ou diurético, que ficam deliciosos também em temperatura mais morna ou, até, gelados”, pontua Arlete.
Mas qual a diferença entre chá e infusão? Os chás são feitos exclusivamente com a planta Camellia Sinensis, conhecida como “chá da Índia”. As outras bebidas feitas com flores, canela, cravo, cidreira ou alguma outra do tipo são chamadas de infusão.

Cha gelado