O café, uma das bebidas mais consumidas do mundo, proporciona sabores interessantes quando é parte da mistura em drinks alcoólicos

Queridinho nacional, o café está presente em nossas vidas de várias formas. Aquele
cafezinho preto pela manhã, o artesanal em uma cafeteria refinada, os vários tipos que uma máquina pode nos proporcionar em casa. Não à toa, é a segunda bebida mais consumida do mundo, ficando atrás somente da água.
Apesar do Brasil ser um grande produtor e o maior exportador de café do mundo, tudo começou bem longe daqui. Os grãos da fruta de onde vem a bebida tem origem em um local chamado Kafta, na Etiópia. O nome dele vem da palavra qahwa, que significa vinho, por isso era conhecido como vinho árabe.

Drinks de café

Drinks com café

O forte e estimulante café, combinado com bebidas alcoólicas, pode criar diferentes tipos de drinks, que proporcionam sabores interessantes e variados, de acordo com quais mixes entre bebidas e ingredientes são usados.
“Com o mesmo grão é possível ter diversos resultados de acordo com a tosta, a moagem e a forma de preparo do café. Pode ser do suave ao potente. O grão de café é versátil e é possível fazer desde um coquetel refrescante ao clássico estilo martini”, explica o mixologista Victor Quaranta, que cria coquetéis à base de café há 15 anos.
Quaranta também destaca que o principal fator que deve ser levado em consideração nesse tipo de drink é o próprio café “as características dele, se é mais adocicado ou tem um nível mais elevado de acidez, se tem notas de chocolate, caramelo ou até mesmo floral, se é cítrico ou tem notas de rapadura…. O café é o ponto de partida”, diz.
Tradicionalmente os coquetéis em que é parte – podem ser servidos quentes ou gelados- , são feitos com bebidas como rum, whisky e licor, mas existem uma série de outras combinações que podem ser feitas. Esbanjando brasilidade, existe a Caipirinha de Café, feita à base de café, cachaça, açúcar e limão.

Drinks de caféClássicos

Não é de hoje que os drinks com café existem, por mais que a mistura possa parecer excêntrica. Já há muitas décadas que coquetéis à base da bebida são preparados, alguns, bem famosos no mundo da coquetelaria.
Clássico londrino, o Espresso Martini foi criado na década de 1980 pelo barman Dick Bradsel, e leva vodka com licor de café e xarope simples de açúcar. Um dos drinks mais conhecidos do mundo, o White Russian, é preparado com vodka e licor de café e servido gelado com creme de leite ou leite.
Presente na cultura popular por menções em livros e filmes, sétimo drink mais conhecido do mundo, o Irish Coffee é uma mistura irlandesa de café forte, whisky irlandês, açúcar mascavo e nata levemente batida.
Ainda existe o Café Cubano, que leva café, rum, suco de lima e é finalizado com creme de leite fresco e folhas de hortelã, sendo colocados em taças ou copos com cubos de gelo.
O mixologista Victor Quaranta destaca que o Irish Coffee é ideal para os dias frios, já para os dias quentes, o Espresso Martini, que voltou com tudo no mercado nacional e internacional, é uma excelente escolha.
Inserir o café por si só, para muitos, já torna esse tipo de drink uma bebida excêntrica. Como vimos eles já existem há muito tempo e são várias as receitas clássicas. Quente ou frio, tradicional ou inusitado, os drinks alcoólicos com café contam com uma enorme variedade, levando em consideração as características de cada tipo de grão, e também a combinação com variadas bebidas alcóolicas.