Para que o seu Dia das Mães tenha pratos especiais e saborosos, experimente o cardápio afetivo preparado por Ariani Malouf para celebrar a data

Uma data mais que especial para comemorar laços de amor e carinho, o Dia das Mães é um momento excelente para se reunir com entes queridos e fazer uma refeição em conjunto. E nada como um cardápio completo para acompanhar esse encontro de familiares. Afinal, além de presentes e homenagens, muitas pessoas escolhem expressar o afeto através da comida. 

Ao BigLar, a chef Ariani Malouf, que sempre esteve em contato com a gastronomia por conta de suas vivências familiares, listou algumas receitas que são muito saborosas e super especiais para comemorar a data com a família. Além disso, para quem quiser tornar a celebração mais memorável, que tal cozinhar com os entes queridos?

A profissional destaca as vantagens de dividir as panelas com os familiares: “Família unida na cozinha é alegria, é amor que transborda, é um cuidando do outro. Um corta, o outro mexe a panela, tem aquele que prova… e assim podem surgir histórias, além de lembranças dos avós e de parentes queridos que faziam uma receita saudosa”, afirma Ariani. 

“E depois, com todos em volta da mesa, o sentimento é de gratidão. A comida se torna uma verdadeira benção, pois, além de alimentar o corpo, intensifica os laços afetivos. E Deus se faz presente”, acrescenta. Assim, uma experiência na cozinha em conjunto com a família também pode criar tradições que estreitam as relações familiares – e nada como o Dia das Mães para começar essa cultura.

As tradições culinárias na família de Ariani já existem há bastante tempo: “Naturalmente, minha avó Lourice ensinou minha mãe, no dia a dia de casa mesmo”. A chef conta que, segundo sua mãe, Leila Malouf, desde pequena ela já acompanhava “a movimentação na cozinha” e “adorava ajudar e participar”. 

“Passar de geração para geração exige dedicação e vontade de compartilhar com paciência. Hoje tento criar oportunidades para ensinar o meu filho Khalil e também os sobrinhos. Passo a eles pequenas tarefas na cozinha: temperar a salada, quebrar os ovos, misturar um bolo, lavar hortaliças. Sinto que é uma forma de plantar uma sementinha de amor pelo alimento que podemos preparar com nossas próprias mãos”, fala. 

Sobre as receitas que aprendeu com familiares, Ariani Malouf relembra: “Todas me trazem lindas lembranças e uma vontade de comer agora [rs]. Esfiha com minha avó Lourice, kibe cru e charutinho com minha mãe, arroz de coentro e o camarão com gengibre e rúcula da tia Neile, salada de tomate com erva doce e azeitonas de tia Emili. São muitas.”

Menu afetivo no Dia das Mães

A comida é uma das formas mais interessantes para homenagear as mães no Dia das Mães, data celebrada em  14 de maio neste ano. Para as comemorações, muitas pessoas escolhem preparar receitas, ingredientes e alimentos afetivos que remetem aos momentos felizes em família, especialmente aqueles que envolvem a mãe. E o importante é que os pratos, além de saborosos, tragam à tona memórias e bons sentimentos.

Para quem ainda está indeciso sobre o cardápio de Dia das Mães, Ariani Malouf prepara um menu afetivo completo com opções que vão deixar a sua comemoração ainda mais gostosa. As receitas são super especiais para compartilhar ótimos momentos em família.