Iguaria internacionalmente aclamada, a burrata é um queijo tradicional da Itália que conta com uma textura bastante específica e um sabor excepcional

Quem é fã de um bom queijo pode já ter se deparado com a burrata, que cada vez mais tem se tornado uma tendência no Brasil. Esse clássico queijo italiano é um queridinho na gastronomia da Itália e desembarcou em solo brasileiro em 2013. Desde então, caiu no gosto popular graças à sua textura única, à sua leveza e ao seu sabor fresco inconfundível.

Um começo improvável

Especialidade italiana classificada como um queijo fresco de massa filada, a burrata surgiu na região da Puglia, no sul da Itália. As histórias contam que ela nasceu nas primeiras décadas do século passado em uma antiga fazenda por uma invenção de Lorenzo Bianchino.

Bianchino era um produtor de laticínios. Certo dia, devido a uma nevasca, ele se viu impossibilitado de transportar sua produção de leite fresco. Preocupado com os prejuízos significativos que teria, ele encontrou uma solução criativa e rápida para evitar o desperdício de seu leite.

Com o passar das horas, o leite se transformou naturalmente em um creme espesso. Nesse momento, ele começou a dar vida à burrata. Bianchino misturou os excessos dos filados de massa, que são “restos” da produção de queijos, com um pouco do creme que havia se formado. Em seguida, ele embrulhou sua criação em um invólucro também feito de filata de massa, dando origem à iguaria que conhecemos hoje.

Focaccia com burrata
Focaccia com burrata

Singularidades da burrata

Segundo o Chef Renato Chiantelli, da Cantina Stazione Dopo Lavoro: “A burrata tem um formato muito peculiar, lembra uma bexiga, e é feita de muçarela elástica fresca e recheada com creme de leite e coalhos de muçarela. Sua produção é totalmente manual e artesanal, e seu formato e textura cremosa a fazem um queijo muito especial e único”.

O chef explica: “Ela é normalmente feita com muçarela de leite de búfala, o que garante um sabor diferenciado, porém também pode ser produzida com leite de vaca. O que pode dar mais qualidade a uma burrata é a escolha dos melhores ingredientes e as técnicas de produção”.

burrata

Como incluir esse queijo na cozinha?

Utilizar essa iguaria em receitas é bastante simples, visto que ela funciona muito bem em diferentes combinações. Como ressalta Renato Chiantelli, ela é sempre “a estrela principal da composição”, mas pode ser usada de diversas formas criativas – em aperitivos, pratos principais, etc.

Como ela é normalmente servida fria ou gelada, o chef indica: “Ela combina bem com salada de folhas verdes, pesto de manjericão e uma bela focaccia. Também combina muito bem com presunto tipo parma e pão italiano, ou regada com azeite e temperada com pimenta-do-reino moída na hora. Atualmente, ela é muito utilizada para a finalização de pizzas, dispostas inteiras ou em pedaços, após saírem do forno”.

Sua versatilidade faz com que ela seja queridinha em muitas combinações, especialmente nas entradas. Segundo o chef, ela vai bem “com tomatinhos refogados em azeite e alecrim, com mix de cogumelos frescos salteados com castanhas, cortadas em pedaços sobre as bruschettas e em tantas outras formas”. No entanto, Chiantelli destaca que a burrata também pode “entrar na finalização de algumas massas e molhos para agregar sabor e cremosidade aos pratos”.

“Os ingredientes mais populares para combinar com a burrata são tomates mais adocicados, folhas verdes, pesto de manjericão com pinole (pequenas castanhas de um tipo de pinheiro) ou nozes, azeite extravirgem, pimenta-do-reino e fatias de pão de longa fermentação”, explica o chef.

Embora ela possa ser utilizada quente ou fria, a burrata deve ser servida preferencialmente fria e inteira. “O corte da peça, fazendo com que o recheio cremoso escorra, é uma atração à parte. No entanto, podem ser servidas em temperatura morna, entrando no final da cocção de alguns pratos. O creme de leite no seu interior é uma gordura animal, que colabora na condução dos sabores pela boca, trazendo mais sabor em cada garfada”, afirma o chef.

A experiência da burrata é única – e muito por sua textura particular e sua cremosidade, que explode na boca e agrada até aos paladares mais exigentes. Esse diferencial, sem dúvidas, é responsável por fazer esse queijo ser tão icônico internacionalmente e uma preferência em diferentes gastronomias. .

Como harmonizar a burrata?

Queijo e vinho é aquela combinação clássica e que vai bem em diferentes ocasiões: de reuniões entre amigos a jantares em família! Para quem busca fazer uma boa harmonização com a burrata, o chef Renato Chiantelli indica: “[Como] é um tipo de queijo fresco, ele harmoniza melhor com vinhos brancos com menor acidez e pouca intensidade. Uma boa sugestão é Sauvignon Blanc, mas um rosé Pinot Noir também vai bem”.