Clássico da culinária o Beef Wellington é repleto de histórias ligadas a sua suposta origem

A massa folhada dourada e crocante por fora e a carne suculenta e rosada por dentro fazem com que o Beef Wellington seja apetitoso também aos olhos. Apesar disso, o prato não guarda apenas aparência e sabor, mas também uma história que envolve a aristocracia britânica e até Napoleão Bonaparte.

Prato requintado e creditado na maioria das vezes como de origem inglesa, era o preferido do presidente americano John F. Kennedy e foi incluído no livro de receitas da Casa Branca. Considerado pela revista Taste Atlas como o quarto melhor prato de carnes com legumes ou funghi do mundo. 

Trata-se de um chateaubriand (miolo do filé mignon) coberto com cogumelos e embrulhado em fatias de presunto cru e massa folhada amanteigada, e a carne deve estar suculenta e malpassada. O preparo é demorado, e acertar perfeitamente a receita é um desafio até para os chefs de cozinha mais experientes.

beef wellington

Duque de Wellington

Apesar de o Beef Wellington ser uma receita clássica dos anos de 1960, a origem do prato é muito mais antiga e supostamente tem uma ligação com a história mundial. A receita seria uma homenagem a Arthur Wellesley, o primeiro Duque de Wellington. 

Wellesley, que ficou conhecido como o Duque de Ferro, foi um comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na Batalha de Waterloo (1815), com o apoio do general prussiano Gebhard von Blücher. O episódio fez do comandante um herói nacional, e, por isso, ele recebeu um ducado.

Não existem provas que, de fato, o Beef Wellington foi nomeado por causa do Duque, apesar de os historiadores acreditarem nessa versão. O The Telegraph, jornal britânico, afirma que, apesar de a história não ser comprovada, ela é crível.

Estátua do Duque de Wellington

Evolução do Beef Wellington

Na época em que o prato se estabeleceu, a carne assada envolta em massa era muito popular em terras inglesas. Em sua versão original, o Beef Wellington era um pedaço de filé mignon besuntado no foie gras, envolto em massa de brioche e assado lentamente no forno.

Com o passar do tempo, o prato foi modernizado. O chef de cozinha Gordon Ramsay prepara a receita usando sua habitual frigideira de ferro fundido, o que proporciona cor, profundidade e sabor à carne. 

Além disso, ele adiciona a mostarda Dijon para amaciar, marinar e deixar o filé mignon com um toque delicado, por fim, camadas de presunto,  crepe de cebolinha e uma mistura de cogumelos e massa folhada.

carne beef wellington

Popularidade do prato

Outro fato importante é que não existem receitas documentadas para o prato no século XIX, quando ele supostamente surgiu. Sua grande popularidade apareceu quando, na década de 1960, ele se tornou muito conhecido na América do Norte.

Por mais que o Beef Wellington se trate de comida refinada, no Reino Unido, ele também é parte das mesas de comidas caseiras e do cardápio dos famosos pubs britânicos. A carne suculenta e a massa crocante são o objetivo daqueles que preparam o prato, que pode se tornar o deleite de quem prova.