Da escassez de cacau a um dos produtos mais consumidos em todo o mundo A Nutella faz sucesso em vários países inclusive no Brasil

Ela combina com café da manhã, lanche da tarde, pizza, pães, bolos e o que mais a sua imaginação permitir. Vai bem nas receitas de Páscoa, Festa Junina, Dia das crianças e até na ceia de Natal ou Ano-Novo. Cremosa, de aroma inconfundível e aquele sabor que dá água na boca só de lembrar, a Nutella, o creme de avelã mais famoso do mundo, está presente na mesa de milhões de pessoas ao redor do planeta. O creme ficou tão conhecido que o dia 5 de fevereiro foi escolhido como o Dia Mundial da Nutella.

O ancestral dela, conhecido como Giandujot, nasceu no fim da Segunda Guerra Mundial, época em que o cacau era escasso. A Ferrero, empresa italiana de Piemonte, criou a pasta de avelãs, açúcar e somente um pouco do cacau. O produto era moldado em um bloco que podia ser fatiado e servido com pão.

No ano de 1951, o Giandujot foi modificado e passou a ser vendido em forma de pasta cremosa, sendo mais fácil de espalhar pelo pão. O nome também foi alterado e passou a se chamar SuperCrema. Só em 1964, a receita foi melhorada e nascia o que conhecemos hoje como Nutella.

Em 1965, o produto foi lançado na Alemanha e no ano seguintechegou à França e se tornou um grande sucesso. Em 1978, foi a vez da Austrália, país escolhido para a primeira fábrica de Nutella fora da Europa.

croinsant de nutella

Ingredientes da Nutella

A Nutella é feita com sete ingredientes: açúcar, óleo de palma, avelã, leite, cacau, lecitina e vanilina. A receita, além dos sete ingredientes, não contém conservantes, corantes ou gorduras hidrogenadas. E isso seria o segredo da cremosidade única e do sabor intenso, característicos do creme de avelã.

Mas por que óleo de palma? Porque essa gordura consegue garantir que a Nutella tenha textura e estrutura corretas e não interfere no sabor final do produto. Como o óleo de palma utilizado pela marca não passa pelo processo de hidrogenação, a Nutella é livre de gordura trans. Se fossem utilizados outros óleos na fabricação, além de poder ter o sabor alterado, a maioria das gorduras passariam pelo processo e se transformariam em gordura trans, que é prejudicial à saúde.

A lecitina, um emulsificante natural, é extraída dos grãos de soja, que têm origem principalmente no Brasil, Índia e Itália. De forma alternativa, a lecitina da Nutella pode se originar de girassóis.

As avelãs utilizadas são de diferentes partes do mundo como: Turquia, Itália, Chile e Estados Unidos. A região do Mar Negro da Turquia é o maior produtor mundial e, como consequência, onde a Nutella adquire a principal parte das avelãs.

O leite usado é fornecido apenas por produtores selecionados e confiáveis com longo histórico de fornecimento para a Ferrero. Para a receita de Nutella, usa-se leite em pó desnatado.

São selecionados grãos de cacau, principalmente na região da África Ocidental. A indústria cria as melhores misturas de cacau para conseguir o aroma especial e fragrância única de Nutella.

O açúcar utilizado é em média 80% de beterraba e 20% de cana refinada. Na Europa, a principal fonte é a beterraba, enquanto que para o açúcar de cana, o fornecimento é de países de fora da Europa. Por fim, a vanilina serve para aumentar e estabilizar o sabor e a fragrância da receita.

pao com nutella

Comemorações grandiosas

Quando a Nutella completou 30 anos, em 1996, a marca organizou em Paris um megaevento no Carousel du Louvre. Foram expostos trabalhos criados entre 1966 a 1996, por artistas em seus trinta anos que cresceram tomando café da manhã com pão e Nutella, com apresentação de grandes nomes da arte como Decouflé, Paco Rabanne e Wolinski.

Já em 29 de maio de 2005, a Nutella entrou para o Guinness Book, porque 27.854 pessoas se reuniram em Gelserkirchen, Alemanha, para participar do maior café da manhã continental de todos os tempos com Nutella.

Em 2014, quando a marca completou 50 anos, foi criada a nutellastories.com, em que as pessoas apaixonadas pelo creme de avelã compartilharam 76.400 histórias, memórias e momentos. Esse aniversário foi um evento global, comemorado em 10 países. Foi tão especial que a Itália até emitiu um selo comemorativo.

pizza de nutella