Doces à base de café permitem experiências sensoriais gustativas que combinam um sabor adocicado ao amargor do grão

Que um cafezinho vai bem com tudo não é segredo para ninguém, né? Mas e os doces à base de café? Já parou para pensar que essa combinação do amargor do grão ao sabor adocicado pode ser extremamente apetitosa? Não à toa, o tiramisù é uma clássica sobremesa italiana, bastante tradicional na Itália, e que é feita com café.
No Brasil, o amor pelo café segue crescendo. Pelo oitavo ano consecutivo, o consumo de café solúvel aumentou e atingiu um volume recorde de 1,05 milhão de sacas de 60 kg em 2023, o equivalente a 24,25 mil toneladas, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).
Sem dúvidas, os entusiastas do grão certamente vão amar sobremesas à base deste ingrediente. Contudo, até mesmo quem não curte café pode se apaixonar por esses doces, visto que eles são ricos em sabores, combinando amargor e suavidade e trazendo deliciosos aromas.
Além dos clássicos já muito conhecidos, o affogato e o tiramisù, há diversas receitas que utilizam o ingrediente como protagonista – e que ficam deliciosas. Elas são ótimas opções para quem não gosta de sobremesas tão doces, mas não abrem mão de iguarias que garantem um paladar refinado.
Para comemorar o Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, e o Dia Nacional do Café, comemorado em 25 de maio, a revista Diferente Pra Você apresenta algumas sobremesas incríveis com cafés!

Panna cotta de café

Como harmonizar café com doces?

A harmonização de café é bastante semelhante à de vinhos, apostando sempre no equilíbrio. Apoiado em técnicas da gastronomia, esse processo tem o principal objetivo de realçar os sabores dos alimentos a fim de que um não se sobressaia ao outro.
Neste sentido, é possível criar uma harmonização por similaridade ou por contraste. Como os nomes sugerem, o primeiro diz respeito a elementos que tenham características semelhantes às do grão. A ideia é intensificar os sabores de modo que todos os ingredientes mantenham uma mesma direção no paladar.
Já no segundo, as características entre os elementos combinados devem ser opostas. Assim, deve-se escolher um doce que pode complementar o sabor do café. Ou seja, caso seja utilizado um grão mais amargo, é importante optar por outros elementos muito doces, alcançando o objetivo de ter um equilíbrio na receita, por meio de extremos.
Por isso, analisar as características do café (como: corpo, doçura, acidez e potência) que será utilizado no preparo é fundamental, até porque existem diferentes fatores que influenciam no sabor do grão, incluindo torra, safra e categoria que ele se encaixa.
Agora que você conhece um pouco mais sobre a harmonização de sobremesas à base de café, o BigLar apresenta alguns doces que levam o ingrediente e que são surpreendentes. Confira:

brownie

Receitas ousadas e criativas

O tiramisù é uma receita italiana clássica, feita com camadas de biscoitos embebidos em café forte, o que garante a robustez e a unicidade da sobremesa. Já o affogato, que também surgiu na Itália, é mais uma combinação de sorvete e café. O nome do doce significa “afogado”, referindo-se ao ato de “afogar” um sabor de sorvete – geralmente baunilha ou creme – no café quente.
Além do tiramisù e do affogato, encontramos uma série de opções à base de café que são excelentes. De modo geral, quando o ingrediente é incorporado a receitas que já existem, seu sabor e aroma são potencializados de maneira que ele não perca suas características, mas garante um toque especial à iguaria.
Um exemplo disso é a panna cotta, requintada sobremesa italiana. Conhecida por sua textura suave e cremosa, ela se tornou uma das queridinhas dos brasileiros. É um doce elegante e simples, apreciado por muitas pessoas devido à sua versatilidade e sabor refinado.
“Panna cotta”, como é a grafia italiana do nome da sobremesa, significa “creme de leite cozido”, o que, de fato, caracteriza o doce. A receita é bem versátil, o que permite que ela seja incrementada com diversos ingredientes, incluindo o café. Para esta sobremesa, é indicado o uso de uma opção solúvel e bem forte.
Outros exemplos são as combinações de café e chocolate. Vale lembrar que são muitas as receitas que contam com a harmonização desses dois ingredientes. Ela é adorada pelos brasileiros em diversos preparos – seja em doces ou bebidas -, principalmente devido à complementaridade de seus sabores, que permite uma experiência gustativa rica e equilibrada.
Por isso, o brownie de chocolate e café pode ser uma sobremesa apaixonante não só para quem já ama o ingrediente, mas também para quem não é tão fã dele. Com o toque especial de café, o doce tradicional ganha singularidades, um aroma excelente e um sabor único.
Outra receita que também fica deliciosa é o brigadeiro com café. A adição do ingrediente ao doce de chocolate promove um toque de amargor que confere uma particularidade irresistível a essa iguaria tipicamente brasileira.
Feito com expresso ou café solúvel, o sorvete de café também é superindicado entre as receitas à base do ingrediente. Essa opção mescla o amargor do grão com a suavidade e cremosidade do sorvete, e não diz respeito à mistura de um sabor já existente à bebida, como é o caso do affogato.
Ainda, pode até parecer inusitado, mas o cheesecake de chocolate com café é outra opção fantástica. Além de elegante e sofisticada, ela é fácil de fazer e realça a profundidade do grão.

Cheesecake de chocolate com café