Veja como utilizar ingredientes indispensáveis na ceia de Réveillon de um jeito inusitado e saboroso
A chegada de um novo ano é como a espera de uma mãe pelo seu filho. A expectativa é grande e mesmo sem ainda o conhecer, você já faz planos de como viverão. A ceia de Réveillon é um momento de encontros, reencontros, sorrisos, abraços e demonstrações de afeto. Tudo isso faz parte da tradição de esperar a chegada do ano novo. Seja em casa, na praia ou no campo, além da diversão, dos fogos coloridos e desejos de boas energias, as pessoas celebram a data com comidas que podem ir do clássico e tradicional ao irreverente e inusitado.
Histórias de família, viagens, lembranças…tudo traduzido em forma de sabores, texturas e aromas capazes de fazer cada ceia de Ano-Novo um momento único que fica gravado na memória de quem participa. Carne de porco, farofa, lentilha e uva são exemplos de alimentos que se tornaram tradição e estão sempre presentes nas preparações. Contudo, outros ingredientes e receitas podem se juntar e fazer parte desse momento. Inove, se reinvente e surpreenda a todos que estão compartilhando essa celebração com você.
Sugestão do chef
O chef Marcelo Cotrim, na vanguarda para combinar ingredientes diferentes, explica que é possível fazer um blending com produtos já conhecidos com outros pouco utilizados nessa época do ano. O sabor final é apaixonante!
“A ideia que separei para a receita de Ano-Novo é uma salada fria que leva arroz negro, arroz vermelho, lentilhas, quinoa, romã e outros ingredientes que combinam os sabores entre si e mantém a tradição dos pratos característicos dessa época”, diz Cotrim.
O chef também conta o motivo por que escolheu alguns ingredientes. “Algumas pessoas têm o costume de comer lentilha, pois acreditam que o alimento simboliza fartura para o ano novo que se inicia. Já a romã e o damasco são para aqueles que acreditam que esses produtos trazem fartura e abundância para o período que se aproxima. O grão-de-bico simboliza sorte e fartura.”
Do mar para a ceia
Peixe e frutos do mar não podem ficar de fora da ceia. Que tal peixe, camarão e mexilhões na mesma receita? Além de saboroso, o prato surpreende pela leveza e sofisticação. Ao abrir o papillote, o aroma inebriante dos ingredientes e a apresentação bem-feita são capazes de impressionar os mais exigentes olfatos e paladares. Um verdadeiro deleite para esperar o Ano-Novo.
Elegância na apresentação
A salada fria, regada com molho de limão e mel, pode ser servida de forma individual em taças como entrada na ceia, orienta Cotrim. É uma opção refrescante, saborosa, capaz de agradar aos mais diversos paladares.
“O melhor é que você tem na entrada ingredientes típicos dessa época do ano, como lentilha e romã, reunidos em um único prato. A fartura já está garantida para o novo ano que se aproxima (risos)”, explica o chef. Para ver a receita completa e o modo de preparo, acesse o QRcode abaixo.
“A ideia que separei para a receita de Ano-Novo é uma salada fria que leva arroz negro, arroz vermelho, lentilhas, quinoa, romã e outros ingredientes que combinam os sabores entre si e mantém a tradição dos pratos característicos dessa época”
Chef Marcelo Cotrim