Para fazer bonito na mesa de final de ano o chef Marcelo Cotrim indica uma receita especial com um dos ingredientes mais apreciados nessa época festiva

Final de ano chegando e sempre vem aquela dúvida: como inovar na ceia do Natal e do Ano-Novo, sem deixar de servir aquele ingrediente especial que todo mundo espera? Por seu sabor incomparável, leveza e praticidade no preparo, o lombo suíno já faz parte de todos os menus festivos. Mas, com um pouco de criatividade e alquimia de temperos, é possível fugir do convencional e surpreender, como indica o chef Marcelo Cotrim aos leitores da revista BigLar, com a sugestão do Lombo Suíno com Crosta de Ervas e Molho Agridoce de Figos Frescos.

“O segredo dessa preparação está em duas combinações bastante harmônicas: a utilização da crosta de ervas com as escolhas corretas, que agrega paladar, perfume e beleza ao prato, e o acréscimo do figo no molho para guarnecer, que dá aquele toque especial de sofisticação”, diz Cotrim. “A carne suína ganha em maciez e sabor, com um toque agridoce e muito gostoso. E ainda fica muito bonito à mesa, especialmente se usarmos os frutos também na decoração. É sucesso garantido!”.

Para que a receita fique no ponto certo, uma recomendação é escolher cuidadosamente os figos na hora das compras. Eles são naturalmente macios, mas prefira os de coloração roxa, sem machucados e que não estejam tão maduros a ponto de desmanchar. Se estiverem muito firmes e brilhantes, pode ser sinal de que ainda estão muito verdes. Devem ser guardados na geladeira sem lavar até o momento do uso por até três dias, e sem colocar uns sobre os outros.  

E para que ninguém perca a oportunidade de experimentar essa opção incrível, não se esqueça de calcular a proporção correta de lombo para o número de convidados. Se for servir outras opções de proteína na ceia, pode reservar 150 g de lombo por pessoa. Caso contrário, a quantidade recomendada é de 220 g por convidado. Com essa receita diferente e irresistível, será difícil sobrar!