A conhecida receita clássica francesa é uma opção versátil para os dias mais quentes

Nada melhor do que reunir os amigos ou familiares e aproveitar os dias mais quentes com boa conversa e petiscos leves à vontade. Mas aí vem a dúvida: o que servir que saia do lugar comum e surpreenda os convidados? O chef Marcelo Cotrim traz uma dica que, além do fácil e rápido preparo, traz um toque de classe e, com um pouco de imaginação, mil e uma possibilidades de apresentação: o famoso steak tartare.

A origem dessa delícia é controversa. Uns dizem que nasceu na Alemanha, outros que foi inventada pelos tártaros, povos bárbaros provenientes da Europa Oriental. Mas a receita ganhou fama mesmo na França, reduto da gastronomia internacional, e conquistou paladares em todo o mundo, inclusive no Brasil.

“O steak tartare, além de delicioso, é um prato muito versátil. Temos até uma versão brasileira, chamada de carne de onça e elaborada com carne moída, mas a combinação original leva filé mignon cru picado na ponta de faca, bem temperado com especiarias diversas”, explica o chef Marcelo Cotrim. “Usualmente, ele é servido em um formato arredondado,  e guarnecido com uma geminha de ovo de codorna e mix de folhas. Mas nossa proposta foi convidar os leitores da revista do BigLar a soltar a criatividade e pensar em outras alternativas para aproveitar essa receita saborosa”, diz.

Para estimular  todos a se aventurarem na cozinha, Cotrim dá mais dois exemplos de diferentes apresentações do steak tartare, incrementadas com produtos que estão disponíveis nas lojas do BigLar. Ou seja, nenhum trabalho! “Podemos fazer uma espécie de brusquetta, usando a carne temperada em cima de uma torrada de pão levain do BigLar”, destaca o chef. “Outra dica é oferecer como se fosse um canapé, em barquinhas de massa folhada que também já encontramos prontas nas gôndolas. Fica excelente ainda como finger food para um coquetel ou uma ocasião mais formal.”

O chef acredita que cozinhar pode ser o começo de novas descobertas, trazendo lazer e momentos agradáveis para todos, com muita liberdade de ousar e encontrar suas próprias combinações. “A culinária possibilita a todos o exercício de um novo olhar sobre aquelas receitas do dia a dia. Às vezes, basta uma ideia nova de apresentação, como essas que sugerimos aqui, para transformar totalmente um prato. Queremos que todos experimentem e se divirtam!”.