Prato milenar da culinária mexicana o taco aparece em mesas do mundo todo com enorme variedade de sabores

Das cores vibrantes aos sabores picantes, os tacos têm uma história muito rica. Com sua variedade de ingredientes e suas muitas adaptações, o prato conquistou um lugar especial no paladar dos amantes da boa gastronomia.

Nascidas no México, essas tortilhas recheadas com variedades de ingredientes são mais do que um mero prato, são autênticos tesouros culinários que carregam a alma e a essência de uma cultura milenar.

Prepare-se para embarcar nesta saborosa jornada e descubra o universo fascinante dos tacos, um dos ícones mais tradicionais da culinária mexicana.

 

Apreciado desde os tempo dos astecas

A origem dos tacos é incerta, mas a receita é tão antiga que se acredita que ela remontaria aos tempos dos astecas no México. Monteczuma (1398 a 1496), quinto Imperador Asteca, teria inventado a iguaria ao usar a tortilla como colher em suas refeições. Posteriormente, o prato se popularizaria entre os trabalhadores do campo, que levavam a comida dentro dessas “conchinhas”.  

Massa fina e frita, a tortilla é feita de milho, um ingrediente que é a base da alimentação mexicana desde antes da colonização espanhola. Para os mexicanos, ela é como o arroz e feijão para os brasileiros. Afinal, segundo uma pesquisa divulgada em 2021 pela Faculdade de Estudos Superiores de Cuautitlán, estima-se que cada cidadão consuma cerca de 75 quilos de tacos durante o ano. 

Vale ressaltar que os tacos podem aparecer como acompanhamento ou como prato principal. E eles são superversáteis, sendo servidos de diversas formas, e em diferentes consistências e tamanhos.

Do méxico para o mundo

Sabores do México

Taquerias e restaurantes mexicanos costumam oferecer recheios tradicionais, como carnitas, linguiças, carne assada, churrasco, frango, feijão com queijo, cogumelos e mariscos. Na Cidade do México, o taco “Al Pastor” é um dos mais pedidos. Apesar de tipicamente mexicano, a origem desse recheio começa no Oriente Médio, a carne lembra pratos árabes como xauarma ou o kebab. 

O “Al Pastor”, também conhecido como “Taco de Trompo”, surgiu na região de Puebla, no México Central, e se trata de fatias de carne de porco grelhadas. Esse alimento é preparado com uma marinada mexicana, que leva pimentas secas, especiarias, abacaxi e urucu. 

Algumas receitas populares no México são bem diferentes se comparadas àquelas que são famosas no Brasil. Exemplo clássico disso é o “Taco de Cabeça”. Assim como o nome sugere, o recheio leva cabeças de animais, geralmente bovinos. Por lá, outra versão típica é uma que conta com um recheio feito de chapulines (gafanhotos) fritos e cobertos por queijo. 

Os tacos do México são mais elaborados e são preparados com uma série de ingredientes e temperos típicos do país: coentro, abacate, pastas de feijão, carnes ensopadas ou grelhadas, peixes cevichados ou empanados. Milenar no México, o prato deu a volta ao mundo e se tornou um queridinho da gastronomia mundial. 

Do méxico para o mundo

Além das fronteiras mexicanas

Os tacos são um prato muito popular nos Estados Unidos – e isso implicou, inclusive, na transformação da iguaria em comida de fast-food. Essa popularização ocorreu devido à proximidade geográfica entre os países e ao fluxo de imigrantes mexicanos nas terras estadunidenses. 

Na culinária estadunidense, os tacos não são iguais aos do México. Diferentemente do que acontece no prato tradicional mexicano, em que a tortilla é macia e quente. No Texas, por exemplo, existe o “taco shell”, com a massa durinha e crocante em forma de U. Ainda, a cozinha mexicana foi adaptada aos costumes californianos. E, por lá, os tacos se assemelham aos mexicanos, porém são maiores.

No Brasil, o prato tem se tornado cada vez mais popular ao longo dos últimos anos, com a comida mexicana passando a ter mais espaço no país. Em solo brasileiro, há diferentes opções de recheio: frango, bacalhau, carne moída e cheddar, carne e bacon, e fubá com guacamole.