Por vezes confundido com um vegetal, o tomate, um fruto presente em muitas receitas, tem um dia para chamar de seu

No dia 1º de fevereiro, comemora-se o Dia do Tomate, um alimento muito versátil e presente em diversas receitas típicas da culinária brasileira. Ele pode ser consumido cru ou cozido: tudo depende das exigências do prato a ser elaborado. Além disso, o tomate é um fruto nutritivo, mas poucas pessoas sabem disso. A origem do tomate Presente em muitos pratos brasileiros, algumas pessoas acreditam que a origem do tomate vem da Itália. No entanto, essa não é uma informação verdadeira; na realidade, o tomate tem origem na América do Sul, especificamente do norte do Chile até a região da Colômbia. O fruto era frequentemente cultivado pelos Incas, uma das civilizações indígenas mais importantes do mundo, que viveram e se desenvolveram na região de Cusco, atual Peru. Apesar de ter sua origem no sul das Américas, o fruto foi ganhando notoriedade com o passar dos séculos. Hoje em dia, é um dos principais ingredientes usados em pratos italianos, por exemplo. Também é comum a crença de que o tomate é um legume, mas, na verdade, é considerado um fruto, pois, se desenvolve a partir do óvulo de uma flor. Interessante, não é?

Os tipos e benefícios do tomate 

Embora seja comum nos cardápios do mundo afora, poucos sabem dos seus benefícios. O tomate possui licopeno – o pigmento que dá a cor ao fruto – e uma diversidade de nutrientes como as vitaminas A, C, potássio, fósforo e magnésio. Todos contribuem para o bom funcionamento do organismo em vários aspectos, inclusive estéticos. 

Além de ser um pigmentador, o licopeno é um antioxidante que protege a pele contra os raios UV, responsáveis pelo envelhecimento e aparecimento de linhas de expressão; além disso, o consumo frequente do tomate fecha poros dilatados, cura as incômodas espinhas (acne) e trata leves queimaduras. O fruto também tem a vitamina K, responsável por fortalecer os ossos e que, ainda, auxilia nos problemas capilares ao diminuir a acidez do PH dos fios. 

Ademais, vale ressaltar que é um equívoco pensar no tomate como sendo ‘tudo igual’, e não é possível fazer diferentes receitas sem entender a função de cada tipo do fruto. Existem diversas categorias e cada uma tem uma atribuição na culinária brasileira. 

Vamos conhecer mais! 

O tomate Carmem é um dos mais famosos e comercializados no Brasil. No entanto, contém muita água em sua composição, dissipando o sabor e, por esse motivo, não é o tipo ideal para fazer um molho, por exemplo. A salada é o prato ideal para levar o tomate Carmem em sua composição.

Se o evento do dia for o churrasco, o tomate Caqui é o mais recomendado para preparar aquele tradicional vinagrete. Isso porque, ele não é muito adocicado e tem mais acidez, contrastando muito bem com carnes. Já o tomate cereja – aquele redondo e pequenininho – apesar de muito aguado, tem um sabor mais dulcificado e pode compor saladas e canapés. 

Coringa de Receitas saborosas

Muitas pessoas pensam no tomate apenas quando vão fazer uma receita mais simples ou clássica – como o macarrão ao molho vermelho e saladas. Contudo, existem diferentes combinações que podem acompanhar o fruto e agregar mais sabor. Esse é o caso do tomate recheado: é uma ótima pedida para lanchinhos no meio da tarde e leva pão grelhado e queijo parmesão no miolo. 

Mas, se você quer fazer uma entradinha para o jantar, é possível incrementar o tomate em uma torradinha com queijo de búfala e temperos como manjericão, alho e azeite – a famosa bruschetta. Para os dias mais frios, o tomate pode virar uma deliciosa sopa com diferentes especiarias que variam conforme o gosto de cada um – cebola, alho, caldo de carne, parmesão, orégano e por aí vai.