Os doces são iguarias atrativas e saborosas que fazem parte das comemorações juninas

Ah, as festas juninas! Época de muita animação, danças típicas, roupas caipiras e, é claro, muita comida gostosa. E falando em comida gostosa, não tem como não mencionar os doces juninos, não é mesmo? Se você é fã dessa época festiva, já deve estar sentindo água na boca só de imaginar essas deliciosas iguarias que são essenciais na celebração.

As festividades juninas são uma tradição cultural popular em todas as regiões do Brasil, e chegaram aqui por influência dos portugueses no século XVI. São comemoradas ao longo do mês de junho e julho, celebrando o aniversário dos três santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. 

É um momento de muita celebração, que traz uma série de tradições, como a fogueira, os balões, a decoração com bandeirinhas e, claro, as comidas típicas. Entre as delícias que são preparadas nesta época, as sobremesas juninas ganham um destaque especial.

 

Os mais populares 

Paçoca, pé de moleque, cocada, canjica, pamonha, bolo de milho, arroz-doce, são as receitas mais populares da gastronomia açucarada que faz parte da celebração. A variedade de sabores é tão grande, que cada região do país tem suas próprias variações, mas todos têm em comum o sabor e a tradição.

O milho, principalmente, é muito importante nessa comemoração e, por isso, diversas comidas típicas de festa junina levam esse cereal. Uma das mais populares é a pamonha, que é feita com massa de milho, leite, açúcar e canela, e pode ser servida quente ou fria. 

Outra receita muito apreciada é a canjica, que consiste em um mingau de milho branco cozido com leite, açúcar e canela. A mais comum inclui a adição de amendoim ou coco ralado, que resulta em uma sobremesa cremosa e saborosa. Há ainda o bolo de milho, que também é muito popular. Feito com milho-verde ou em conserva, ele é preparado com açúcar, ovos, leite e farinha de trigo, o que resulta em um sabor irresistível. 

E quando pensamos nos famosos doces caseiros, lembramos imediatamente na paçoca e pé de moleque, que são ingredientes essenciais da culinária açucarada, preparados com ingredientes simples, que resultam em um sabor delicioso.

A paçoca é uma sobremesa fácil de fazer e muito saborosa, com um sabor único que combina bem com outras sobremesas e bebidas típicas, como o quentão e o vinho quente. Já o pé de moleque, é feito com amendoim, açúcar e mel, que torna a sobremesa crocante, perfeita para ser acompanhada com café ou qualquer tipo de chá.

O arroz-doce também está incluso no cardápio, tornando-se tradicional em diversas regiões do país, com ingredientes diferentes em cada uma delas. Ele é feito com arroz, leite, açúcar, canela e cravo, e pode ser servido quente ou frio.

Além dessas iguarias tradicionais citadas, existem muitas outras receitas que podem ser incluídas no cardápio da festividade junina. Com opções para todos os gostos e paladares, são um verdadeiro patrimônio cultural brasileiro e merecem ser apreciadas em todas as suas variações e sabores.

Delícias que aquecem o coração