A cerveja‘ Bebida mais consumida na europa, cruzou mares e oceanos e hoje é apreciada em vários países‘ inclusive no Brasil
No calor de Cuiabá, nada melhor do que uma cerveja na temperatura certa para ajudar a refrescar. Leve ou encorpada, clara, escura, puro malte, trapista, larger. Não importa o tipo, sempre terá algum apreciador para degustá-la.
A cerveja é a queridinha entre as bebidas mais consumidas no mundo, tanto que ganhou um dia só para ela. O Dia Internacional da Cerveja é comemorado em 4 de agosto.
Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o consumo da bebida no Brasil, em 2022, alcançou o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% ante 7,7% em 2021.
Contudo, alguns países da Europa têm tradição na produção de cervejas e atraem milhares de turistas todos os anos. Alemanha, Holanda e Polônia são alguns deles. Na Alemanha, é realizada anualmente, desde 1810, a Oktoberfest na cidade de Munique.
produzidas em um mosteiro
Criadas por monges em mosteiros, seguindo regras rigorosas, as cervejas trapistas são um marco da tradição cervejeira europeia. Este legado da elaboração artesanal de cerveja se mantém vivo na Holanda, com destaque para a Abadia de Koningshoeven, a casa da mundialmente famosa cervejaria La Trappe.
Esta cervejaria se distingue pela produção de uma diversidade de cervejas, do estilo blond ale até as quadrupels, cumprindo os padrões estritos da Associação Internacional Trapista. Entre seus rótulos, destaca-se a La Trappe Trippell, uma cerveja com teor alcoólico mais elevado e uma complexidade de sabores que a tornam um verdadeiro ícone no universo cervejeiro.
Alemanha
Erdinger
A famosa cervejaria Erdinger, na cidade de Munique, é reconhecida em todo o mundo e abre as portas para visitas. Os passeios guiados proporcionam uma visão da grande escala de produção da fábrica. No final, você pode degustar a cerveja no próprio pub da marca.
Mosteiro de Andechs
O Mosteiro de Andechs, situado na Montanha Sagrada, às margens leste do Ammersee, é o local mais antigo de peregrinação da Baviera. Desde 1850, tem sido um importante empreendimento econômico da Abadia Beneditina de São Bonifaz em Munique. Ao visitar a cervejaria Andechsbier, você tem a oportunidade de mergulhar nessa história única. O passeio combinado inclui a visita à produção da cerveja e à igreja.
Hofbräu München
Conhecida por estar presente na Oktoberfest, a cervejaria de Munique oferece tours guiados pela fábrica. O turista aprenderá curiosidades sobre a bebida. Ele também poderá conhecer a fabricação do mosto, caves de fermentação e descobrir como funciona o engarrafamento e armazenamento da cerveja.
Spezial Rauchbier Bamberg
Perto de Munique, é na cidade de Bamberg onde fica a cervejaria Spezial, que funciona desde 1536. A renomada cervejaria é famosa pela sua cerveja defumada, de cor âmbar e sabor delicado. Você também pode se hospedar lá e desfrutar das delícias da culinária alemã, que combinam com a cerveja.
Holanda
Heineken Experience
A Heineken foi a primeira cerveja lager premium da Holanda. Em Amsterdã, é possível fazer o Heineken Experience, no qual o turista verá o processo de fabricação da cerveja e, claro, poderá degustar a bebida durante o tour.
Brouwerij t’Ij
A Brouwerij t’Ij foi criada por um músico em 1985. Ele percebeu que cervejas similares belgas não eram fabricadas em Amsterdã e decidiu então começar a produção. O bar é conhecido como “Bar do Moinho”. No local, é possível agendar visitas para conhecer mais sobre a fabricação da bebida.
Troost
A Troost foi criada em 2011 pelos irmãos Hendrik e Frits de Jong e Jorrit Lootsma. Atualmente, ela é considerada a maior cervejaria independente de Amsterdã e possui quatro bares na cidade. O turista pode agendar um tour para conhecer os locais onde as bebidas (de cervejas a limonadas) são produzidas.
Brouwerij de Prael
Criada em 2000, pelos amigos Fer Kok e Arno Kooij, a cervejaria tem um diferencial. Kok era enfermeiro psiquiátrico e achava triste que pessoas com algum grau de deficiência ficassem fora do mercado de trabalho. Eles criaram uma cervejaria na qual a maior parte dos 200 funcionários têm algum tipo de deficiência. O visitante pode acompanhar o processo de fabricação e degustar as cervejas.
cervejas de baixas calorias
Gregorio Ballarotti, Sócio Diretor da Cervejaria Louvada, explica que para se enquadrar em cervejas de baixa caloria, a cerveja precisa atender às normas do Ministério da Agricultura e apresentar menos de 35 kcal por 100ml. “No caso da Louvada, a Cerveja Low, apresenta 29 kcal por 100ml e, além disso, não tem glúten. Porém, o mais importante é a cerveja manter o sabor e qualidade que se espera dela. A Cerveja Low já foi premiada algumas vezes.”
A cerveja desse segmento mais vendida nas lojas do BigLar é a Cerveja Low, que além de ser bastante consumida pelo público fitness, também acaba entrando no hábito de consumo semanal para as pessoas que querem ter o prazer de tomar uma cerveja durante a semana, mas sem ficar com peso na consciência, explica.
Outras marcas de baixa caloria que você também encontra nas lojas BigLar são Amstel Ultra e Michelob Ultra, ambas produzidas pela Ambev. A Amstel tem origem holandesa, enquanto a Michelob tem origem nos Estados Unidos.
Browar Warszawski
Em Varsóvia, a Browar Warszawski produz 18 variedades de cerveja artesanal. No local, o turista poderá degustar algumas das cervejas acompanhadas de algo para comer, já que o local funciona como um brewpubs (produz cerveja e funciona como um pequeno restaurante).
Tyskie Brewery
Esta cervejaria, que é a mais famosa da Polônia, fica na cidade de Tychy, cerca de 10 km ao sul de Katowice, na Silésia. Ela, que é de origem alemã, produz cerca de 800 milhões de litros de cerveja por ano, distribuídos em 13 variedades da bebida. É possível fazer uma visita guiada ao local.
Zywiec Brewery
Fundada em 1852, a cervejaria na cidade de Żywiec, na Alta Silésia, foi adquirida pela Heineken. Hoje são pelo menos 20 salas que o turista pode visitar. No local existe um museu que mostra ingredientes e equipamentos utilizados na fabricação da bebida ao longo dos anos. Devido à grande procura, é preciso agendar a visita com antecedência.
cervejas Europeias no BigLar
No BigLar, é possível encontrar alguns rótulos de cervejas europeias. Confira:
Alemanha – Erdinger Weissbier: é uma cerveja de trigo clara, com aromas de malte levemente picantes. A bebida exibe notas frutadas e uma doçura sutil, apresentando-se leve e elegante no paladar, com um toque de lúpulo e notas refrescantes. Harmoniza-se com sushis, peixes, frutos do mar, saladas, grelhados, salsichas e pratos apimentados.
Holanda – La Trappe Trappist Tripel: a La Trappe é a única cervejaria trapista da Holanda. Todas as outras seis cervejarias trapistas estão na Bélgica. Esta é uma Belgian Tripel de coloração alaranjada e de uma boa formação de espuma, com aromas fracos, porém de paladar complexo. No começo é adocicada, com notas de frutas vermelhas e banana. No final é longo, de amargor equilibrado e retrogosto doce e frutado, harmoniza muito bem com aves, queijos e frutos do mar.
Polônia – Cortes Extra Standard American Lager: Cortes é uma marca de cervejas leves, com sabores suaves. Cortes Extra possui um malte delicado e notas amargas. É refrescante e ideal para ser degustada em momentos de relaxamento, para fazer companhia em conversas com os amigos, e harmoniza com entradas e comidas de buteco.