A cerveja Bebida mais consumida na europa, cruzou mares e oceanos e hoje é apreciada em vários países inclusive no Brasil

No calor de Cuiabá, nada melhor do que uma cerveja na temperatura certa para ajudar a refrescar. Leve ou encorpada, clara, escura, puro malte, trapista, larger. Não importa o tipo, sempre terá algum apreciador para degustá-la.

A cerveja é a queridinha entre as bebidas mais consumidas no mundo, tanto que ganhou um dia só para ela. O Dia Internacional da Cerveja é comemorado em 4 de agosto.

Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, o consumo da bebida no Brasil, em 2022, alcançou o volume de cerca de 15,4 bilhões de litros, crescimento de 8% ante 7,7%  em 2021.

 Contudo, alguns países da Europa têm tradição na produção de cervejas e atraem milhares de turistas todos os anos. Alemanha, Holanda e Polônia são alguns deles. Na Alemanha, é realizada anualmente, desde 1810, a Oktoberfest na cidade de Munique.

mosteiro onde eram feitas cervejas

Alemanha

Erdinger

A famosa cervejaria Erdinger, na cidade de Munique, é reconhecida em todo o mundo e abre as portas para visitas. Os passeios guiados proporcionam uma visão da grande escala de produção da fábrica. No final, você pode degustar a cerveja no próprio pub da marca. 

Mosteiro de Andechs

O Mosteiro de Andechs, situado na Montanha Sagrada, às margens leste do Ammersee, é o local mais antigo de peregrinação da Baviera. Desde 1850, tem sido um importante empreendimento econômico da Abadia Beneditina de São Bonifaz em Munique. Ao visitar a cervejaria Andechsbier, você tem a oportunidade de mergulhar nessa história única. O passeio combinado inclui a visita à produção da cerveja e à igreja.

Hofbräu München

Conhecida por estar presente na Oktoberfest, a cervejaria de Munique oferece tours guiados pela fábrica. O turista aprenderá curiosidades sobre a bebida. Ele também poderá conhecer a fabricação do mosto, caves de fermentação e descobrir como funciona o engarrafamento e armazenamento da cerveja.

Spezial Rauchbier Bamberg

Perto de Munique, é na cidade de Bamberg onde fica a cervejaria Spezial, que funciona desde 1536. A renomada cervejaria é famosa pela sua cerveja defumada, de cor âmbar e sabor delicado. Você também pode se hospedar lá e desfrutar das delícias da culinária alemã, que combinam com a cerveja.

primeira fabrica da cerveja heineken

Holanda

Heineken Experience

A Heineken foi a primeira cerveja lager premium da Holanda. Em Amsterdã, é possível fazer o Heineken Experience, no qual o turista verá o processo de fabricação da cerveja e, claro, poderá degustar a bebida durante o tour.

Brouwerij t’Ij

A Brouwerij t’Ij foi criada por um músico em 1985. Ele percebeu que cervejas similares belgas não eram fabricadas em Amsterdã e decidiu então começar a produção. O bar é conhecido como “Bar do Moinho”. No local, é possível agendar visitas para conhecer mais sobre a fabricação da bebida.

Troost

A Troost foi criada em 2011 pelos irmãos Hendrik e Frits de Jong e Jorrit Lootsma. Atualmente, ela é considerada a maior cervejaria independente de Amsterdã e possui quatro bares na cidade. O turista pode agendar um tour para conhecer os locais onde as bebidas (de cervejas a limonadas) são produzidas.

Brouwerij de Prael

Criada em 2000, pelos amigos Fer Kok e Arno Kooij, a cervejaria tem um diferencial. Kok era enfermeiro psiquiátrico e achava triste que pessoas com algum grau de deficiência ficassem fora do mercado de trabalho. Eles criaram uma cervejaria na qual a maior parte dos 200 funcionários têm algum tipo de deficiência. O visitante pode acompanhar o processo de fabricação e degustar as cervejas.

A Hofbräu oferece tours guiados pela fábrica

Browar Warszawski

Em Varsóvia, a Browar Warszawski produz 18 variedades de cerveja artesanal. No local, o turista poderá degustar algumas das cervejas acompanhadas de algo para comer, já que o local funciona como um brewpubs (produz cerveja e funciona como um pequeno restaurante).

Tyskie Brewery

Esta cervejaria, que é a mais famosa da Polônia, fica na cidade de Tychy, cerca de 10 km ao sul de Katowice, na Silésia. Ela, que é de origem alemã, produz cerca de 800 milhões de litros de cerveja por ano, distribuídos em 13 variedades da bebida. É possível fazer uma visita guiada ao local.

Zywiec Brewery

Fundada em 1852, a cervejaria na cidade de Żywiec, na Alta Silésia, foi adquirida pela Heineken. Hoje são pelo menos 20 salas que o turista pode visitar. No local existe um museu que mostra ingredientes e equipamentos utilizados na fabricação da bebida ao longo dos anos. Devido à grande procura, é preciso agendar a visita com antecedência.

Tyskie Brewery a cervejaria mais famosa da Polônia