Com a chegada da estação mais quente do ano, cresce o apelo por refeições leves e refrescantes, ideais para os dias de calor intenso

Uma estação do ano pode trazer uma série de sensações, em forma de sons, aromas e sabores. O verão lembra o alaranjado do sol, o som das pessoas se divertindo e quando falamos em sabor é inevitável pensar em alimentos que nos refrescam, hidratam e que sejam leves.

Com altas temperaturas, os dias de verão tornam fundamental que todos consumam muitos líquidos e mantenham uma alimentação que evite comidas gordurosas e pesadas. Ao ingerir carnes, opte pelas brancas ou vermelhas magras, priorize receitas em que elas são grelhadas e evite as frituras.

A busca pela sensação de leveza e frescor nas comidas pode ser suprida com frutas e verduras, que também são fontes de vitaminas, minerais e água.

Sabores do verão

Receitinhas de verão

Agradar aos nossos paladares durante o verão, inclui unir frescor, leveza e nutrientes em receitas apetitosas. Uma série de aperitivos podem ser apostas para essa estação, usando e abusando de legumes, queijos, frios e os temperos certos.

Utilizando os legumes e verduras como bases, surgem opções como espetinhos com leguminosas e queijos, dip de limão-siciliano e também crudités de legumes, minissanduíches de pepino, que podem ser servidos com queijo de iogurte temperado.

Clássicos como o guacamole e a bruschetta de tomate e manjericão também são ideias para o clima nessa época. Outra opção são as sopas frias, como o gaspacho, uma receita feita à base de tomate.

Por ser calor, as ideias de petiscos frios são sempre bem-vindas. Uma boa mesa de frios é uma opção agradável para uma reunião entre amigos, e existem várias combinações que podem ser feitas. Seu menu pode ser completado com variados pães, patês, frutas, geleias e castanhas.

E claro, como os líquidos são muito importantes, sucos naturais, chás, águas de coco e águas saborizadas são muito bem recebidos para completar o cardápio.

Montar o seu menu no verão, inclui bem mais do que os gostos pessoais, mas pensar em quais receitas melhor se adaptam levando em consideração o clima e nossas necessidades. Claro que isso não significa abrir mão dos sabores, existe uma série de formas e opções para criar os pratos ideais para a estação e para os paladares.

Guacamole, um dos sabores do verão