Tradicionais na mesa dos brasileiros as geleias possuem versatilidade para agregar sabor em diferentes tipos de pratos

Item quase obrigatório na lista de compras dos brasileiros nos supermercados, as geleias se destacam por serem práticas e saborosas. Além da versatilidade, podem combinar com pratos doces e salgados.

A origem da geleia é desconhecida. Alguns dizem que foi uma alternativa encontrada pelos árabes para conservar os alimentos por mais tempo. Outras versões chegam a apontar Leonardo Da Vinci e Nostradamus como criadores. Porém, a história mais aceita é de 1790 no sul da França.

Naquela ocasião, um grupo de mulheres estava cozinhando maçãs, quando tiveram que parar por conta de uma tempestade. Quando retornaram ao trabalho, notaram que o concentrado da maçã havia feito um tipo de gel na panela. O produto foi aproveitado em doces e perceberam que a durabilidade dos alimentos aumentou.

Algumas figuras importantes ao longo da história eram grandes apreciadores de geleias, como por exemplo: Joana D’arc (heroína da Guerra dos 100 anos), Maria Stuart (rainha da Escócia durante o século XVI) e Luís XIX (rei da França durante o século XVII).

Reza a lenda que Joana D’arc tinha o costume de comer antes de suas batalhas. Já Maria Stuart comia o doce para tentar aliviar os seus enjoos. É consenso entre os historiadores que as geleias também eram utilizadas para fins medicinais nas civilizações mais antigas.

torradas com geleia

Gastronomia

Na maioria das vezes, a geleia é utilizada sobre o pão para trazer mais sabor e nas torradas. As geleias também são populares em recheios de bolos, tortas, panquecas e brownies.

No entanto, uma tendência gastronômica que vem ganhando adeptos é a utilização das geleias em pratos salgados. Os chefs também têm inovado nos sabores. Além de frutas, é possível encontrar sabores como: legumes, flores (pétalas de rosa, lavanda), bebidas (chá, cerveja e vinho) e até mesmo geleia de bacon.

Ao longo desta edição, você pode conferir algumas receitas que utilizam o doce no seu modo de preparo. Uma dica importante na hora de cozinhar: apesar de serem conhecidas pela durabilidade, as geleias continuam tendo prazo de validade. É possível conservar uma geleia pronta fechada a vácuo em temperatura ambiente por dois meses e no congelador por seis meses. Após aberta , lembre-se de colocar na geladeira, onde ela pode ser conservada por 1 mês.

Diferentes tipos

Existem vários tipos de geleias, mas quatro delas merecem destaque. A primeira é a “Confiture”, que é a forma tradicional, com fruta e açúcar. As frutas podem ser em forma de pasta ou em pedaços.

A “Gelée” é feita também de fruta e açúcar, mas apenas o néctar da fruta é utilizado (polpa e casca são descartadas). As Gelées são mais delicadas e geralmente consumidas em degustações de queijo.

A “Marmelada” foi originalmente a geleia de marmelo. Atualmente, qualquer geleia com frutas cítricas como: abacaxi, limão ou laranja é considerada uma marmelada.

Por fim, temos a “Chutney”, que é uma preparação de fruta agridoce utilizada como condimento na cozinha indiana.

queijos e geleias

Sabores inusitados

Nós já citamos que existe a geleia sabor bacon, mas ela não é a única com o gosto diferente do tradicional. Algumas novas receitas foram desenvolvidas e aprimoradas pensando justamente em aumentar a variedade de sabores e possibilitar uma melhor harmonização com outros alimentos.

Um desses sabores é o de pimenta, que pode ser combinado com pães e biscoitos. O umbu é um fruto que veio do sertão brasileiro e também foi transformado em geleia, combinando de forma única o doce e azedo da fruta. Outro fruto utilizado na geleia é o cupuaçu, que vem de uma árvore na Amazônia. Além de ser doce, ele pode ser balanceado ao ser misturado com um pouco de maçã.

O tomate foi mais um que teve o sabor aproveitado em uma receita cheia de antioxidantes responsáveis por manter as células jovens. Além de combinar com a salada, o tomate ajuda na prevenção de doenças ligadas ao coração.

geleia de damasco com laranja