Presentes na virada do ano e em celebrações, os diferentes drinks com espumantes são ideais para brindar, apreciar e celebrar!
Enquanto em muitas partes do mundo as festas de fim de ano são sinônimo de neve, lareiras e temperaturas abaixo de zero, aqui no Brasil a estação é outra. O verão está em pleno vigor durante essa época, transformando as celebrações em experiências cheias de calor e energia. E qual é a melhor maneira de se refrescar e aproveitar essa temporada festiva? Com drinks de espumantes, é claro!
Seja para a reunião em família na véspera de Natal, para as animadas celebrações com os amigos ou para a contagem regressiva da virada do ano, os drinks com espumantes são essenciais nas festas. Eles acrescentam um toque de sabor e sofisticação às comemorações.
Produção e história do espumante
O espumante é definido como um tipo de vinho, podendo ser tinto, rosé ou branco, que passa por dois processos de fermentação, e essa segunda fermentação adiciona gás carbônico ao vinho, que se torna espumante.
A fermentação pode ser feita tradicionalmente dentro de garrafas, no método champenoise, ou dentro de tanques de inox, em um processo chamado de Charmat.
Rumores dizem que a trajetória do espumante começou por acaso, quando o vinho era engarrafado antes de concluir a fermentação alcoólica. Esse erro resultou em uma fermentação dentro da garrafa, criando uma bebida efervescente que, a princípio, não era desejada.
No entanto, com o tempo, esse processo acidental se transformou em um método valioso, que ficou conhecido como “méthode rurale” (método rural), usado até hoje na produção de frisantes em regiões de tradições vinícolas mais antigas da França.
O registro histórico mais antigo do espumante se refere ao ano de 1531, na abadia beneditina de Saint-Hilaire, em Limoux (Languedoc), na França. Lá, se produz o Blanquette de Limoux (por método tradicional), o primeiro espumante francês, título disputado historicamente com o Champagne.
Opções de drinks com espumantes
São muitas as variedades de drinks com espumantes e, essa tendência cresce cada vez mais no mundo da mixologia.
Segundo Gabriel Correa, mixologista do Salamanco Gastronomia (@salamancogastronomia), um clássico entre as receitas de drinks com espumante que conquistam o paladar nas festas é o famoso Aperol Spritz, drink popular no verão italiano e uma excelente opção para o verão brasileiro. “O Aperol Spritz é um daqueles drinks famosos que nunca sai de cena. Ele é preparado à base de Aperol, espumante, um fio de água com gás e uma rodela de laranja”, explica.
Champagne e espumante, qual a diferença?
Muitos confundem o espumante com o Champagne, mas é importante ressaltar que nem todo espumante é Champagne. O termo “Champagne” é exclusivo da região homônima na França. Em outras partes do mundo, a bebida é denominada “espumante”.