O Dia dos Namorados pode ser a oportunidade perfeita para cozinhar ao lado da pessoa amada e desfrutar de um jantar memorável

Que tal criar uma atmosfera romântica na sua casa e preparar um jantar delicioso de Dia dos Namorados junto à pessoa amada? Se você está querendo fugir dos restaurantes lotados e apostar em uma noite diferente para esta data, cozinhar com seu/sua parceiro(a) pode ser uma alternativa surpreendente!

Em meio ao agito do dia a dia, pode ser difícil transformar o preparo das refeições em um momento romântico ao lado do(a) companheiro(a). Mas o ato de cozinhar em conjunto traz benefícios para o relacionamento e impacta positivamente o bem-estar do casal. Além disso, é claro, essa atividade garante memórias inesquecíveis junto à pessoa amada!

Diversas pesquisas mostram os tantos benefícios que a prática de cozinhar pode trazer: ela é muito terapêutica, garante a melhora da saúde física e mental, aumenta o bem-estar, promove tempo de qualidade com as pessoas que amamos, entre outras vantagens. Ainda, preparar a refeição com ou para alguém é uma atividade muito prazerosa.

Não à toa, o escritor e biólogo moçambicano Mia Couto descreve que “cozinhar é um modo de amar os outros”. Pensando nisso, a revista do BigLar apresenta um guia completo para você preparar uma refeição ao lado da pessoa amada no Dia dos Namorados. Ao longo do texto, você confere receitas especiais e dicas para a montagem da mesa perfeita, criando uma atmosfera super-romântica!

Dia dos namorados

Por que cozinhar em conjunto?

Cozinhar com alguém não é apenas sobre preparar alimentos; é uma experiência compartilhada que pode enriquecer os laços entre as pessoas de maneiras profundas e significativas. E não é apenas sobre o resultado final, mas sobre todo o processo de preparo.

Afinal, enquanto esperam a massa crescer ou o molho ficar pronto, há tempo para conversar, rir e compartilhar histórias. A cozinha se torna um espaço onde as preocupações da rotina são deixadas de lado para estar presente no momento, desfrutando da companhia um do outro. E quando finalmente chega a hora de saborear a refeição que vocês criaram juntos, há uma sensação de realização!

Não há dúvidas de que cozinhar junto é um ato de amor e cuidado. Mas, além disso, preparar uma refeição em conjunto garante tempo de qualidade, promove a coletividade, permite a criação de memórias únicas e faz com que as pessoas experimentem vivências novas e diferenciadas.

E aí, o que achou da ideia de aproveitar o Dia dos Namorados para cozinhar com a pessoa amada? Para ajudar você nesta experiência inusitada, nosso chef Marcelo Cotrim preparou um cardápio mais que especial para sua refeição ficar completa. Neste menu, você encontra entrada, prato principal e sobremesa!

Os escolhidos por Cotrim foram, para começar, um “Mini Voul au Vent com creme de queijos e geleia de amora”. Para a entrada, “Creme de cabotiá e sour cream, tomate confit e Crispy Di Parma”. Já para o prato principal, o chef indicou: “Polvo grelhado, massa na tinta de lula, presunto Di Parma, vinagrete de maçã verde e azeite de alho negro”. Por fim, a sobremesa: “Verrine de chocolate branco, maracujá com pimenta e crocante de castanhas”. Todas as receitas, disponíveis na matéria, você também encontra no YouTube do BigLar com dicas de preparo.

Dia dos namorados

Como montar a mesa?

Além da comida deliciosa, com um menu selecionado a dedo por Marcelo Cotrim, nada como criar uma atmosfera romântica para que o Dia dos Namorados seja inesquecível, não é mesmo? Por isso, convidamos Claudia Matarazzo, especialista em etiqueta, para trazer dicas de montagem da mesa!

Sobre a temática para a noite, a profissional explica: “O Dia dos Namorados já é um tema. Então, não tem tema ideal para esse dia, porque é muito pessoal. O casal, de repente, que é mais esportivo, tem um tema pessoal em relação aos dois. Outro casal mais intelectual, outro casal mais artístico. E tem também os temas das histórias de cada um. Então acho que vale a criatividade da pessoa que está montando esse jantar”, fala a profissional. 

“E aí você pode adaptar o que tem em casa. Por exemplo, de repente, o casal é fanático pela pré-história, por todos os Filmes do Jurassic Park etc. Você não precisa montar um cenário pré-histórico e jurássico [para a refeição]. Basta você ter lá um dinossauro miniatura para fazer uma graça [e remeter àquilo que o casal gosta]”, exemplifica Matarazzo.

Segundo afirma a especialista em etiqueta, se a pessoa é fanática por alguma coisa, provavelmente ela já vai ter algo que remeta àquilo. Ou, ainda, você pode comprar ou alugar uma peça que faça referência a alguma paixão da pessoa. Assim, conforme explica Matarazzo, você consegue utilizar um pequeno objeto para tornar a situação ainda mais especial e criar um clima mais intimista e romântico, personalizado para cada casal.

Mas, é claro, isso não é obrigatório, depende muito sobre qual o clima você busca criar. Por isso, aliás, Claudia afirma: “A maneira mais fácil de você personalizar a sua mesa do Dia dos Namorados é colocar primeiro um prisminha de mesa [que pode ser feito de cartolina], onde você escreve o nome dele(a)”.

Para não ficar tão formal, a profissional indica escrever “Abra” logo abaixo do nome do parceiro (a). E, quando a pessoa amada abrir o prisma, ela encontra uma mensagem especial e personalizada. “Isso é fácil e é afetivo”, diz a especialista.

“Você sempre pode colocar um porta-retrato com uma foto muito linda de um momento muito feliz de vocês e que você sabe que ele (a) curtiu. Isso é legal. Você pode pôr do lado de uma vela ou do lado de uma flor, [especificamente] em um lugar que ele (a) enxergue. E, pronto, a tua mesa está personalizada. Claro, você também pode deixar o presente [junto]”, indica Claudia.

“Tem algumas peças que são mais importantes à mesa. Você pode ter uma decoração que varia: ou uma flor ou um [elemento] verdinho para trazer a natureza para a sua mesa. Vela, se for à noite, porque a vela é romântica, ela cria uma luz mais intimista. Então, use essas coisas, [mas use] com moderação, com bom gosto e não precisa ter tudo junto. [Ainda], trabalhe por contraste e com tons que se complementam. Por exemplo, por contraste, [você pode usar] o preto com branco, ou cinza escuro com rosa. [Ou] por cores que se complementam, como um rosa claro com roxo ou um rosa claro com um marrom que tem um tom de roxo”, sugere. 

Para a toalha de mesa, Claudia Matarazzo indica a opção lisa – seja branca, creme, azul-clara etc. Isso porque, com apenas uma tonalidade, fica mais prático de combinar com o restante da decoração e com as porcelanas e utensílios que ficam à mesa, disponíveis para o jantar.

Chef Marcelo Cotrim

E os talheres? E as louças?

De acordo com Claudia Matarazzo, se você já está montando algum tema específico, tem uma certa liberdade para usar a porcelana e os copos que já tem. Segundo a especialista, “você pode até misturar de uma forma criativa e harmônica e criar uma mesa que diga alguma coisa para você”.

“O encontro em si já é uma delícia e já é uma celebração. Então não precisa se preocupar tanto com o detalhe do detalhe. Acho que vale muito mais o conjunto do que esses pequenos detalhes”, completa.

“Tem algumas maneiras de você combinar tanto taças quanto porcelanas e talheres. […] Posso combinar dois jogos de pratos diferentes? Pode. Mas aí é legal você ter as cores que combinam ou, de novo, o contraste. […] Os talheres, que são acessórios que ficam sobre a mesa, você pode combinar jogos diferentes, mas da mesma cor ou jogos lisos, mas que tenham outro tom”, explica.

“Por exemplo, você tem um bonito faqueiro prateado bem liso, bem moderno e tem um outro dourado que também é moderno, que é fosco, que não briga com aquele prateado. Pode misturar, se você acha que combina. [..] Tudo você tem que experimentar. Porque, às vezes, você pode também montar um lugar com tudo estampado e um faqueiro de uma cor só, porque fica melhor. […] E as taças, você pode misturar taça de um jogo com taça de outro, desde que uma ou duas sejam lisas e tenham alguma coisa que combine”, finaliza.

creme de cabotiá COM SOUR CREAM, TOMATE CONFITADO

Um belo Dia dos Namorados!

Agora, com todas as dicas de Claudia Matarazzo e Marcelo Cotrim, é só preparar aquele Dia dos Namorados inesquecível – cozinhando juntos, organizando a mesa com detalhes pessoais e personalizados, e fazendo uma refeição intimista e memorável!