Uma das celebrações mais aguardadas pelos brasileiros, o Carnaval pede pratos e receitas que conseguem fornecer muita energia para as festas

Ruas coloridas, fantasias variadas, glitter espalhado por todos os cantos, bloquinhos dos mais diversos tamanhos e tipos, trios elétricos e muita festa brasileira: assim é o Carnaval no Brasil. Uma das épocas mais aguardadas do ano, esse momento de folia carrega alguns costumes gastronômicos, que estão ligados à praticidade e sustância, visando dar muita energia para os foliões. 

Todo veterano em Carnaval sabe: não dá para vivenciar as maratonas de folia com a barriga vazia ou sem hidratação. Diferentemente de festividades como o Natal e a Páscoa, os quais contam com uma tradição gastronômica relacionada a múltiplos simbolismos e significados, o período carnavalesco se refere a uma culinária prática, porém suficiente para dar fôlego aos dias de festa. 

Assim, para todos aqueles que não estão familiarizados com rotinas cheias de festividades, os pratos que dão sustento são o segredo para ter energia suficiente para os diversos dias de festa. Lembrando, porém, que não são só os alimentos à mesa que ajudam nesse ritmo frenético carnavalesco, como também uma hidratação adequada. Isto é, não dá para passar por essa celebração sem água e nem só optando por comidas leves. Afinal, equilíbrio é tudo. 

Como se preparar para o Carnaval?

O que incluir em uma dieta para o período carnavalesco? Embora no pré e no pós essa rotina alimentar possa ser mais moderada, os alimentos carregados em proteína ou ricos em água e nutrientes são as principais opções para garantir a energia necessária para os dias de folia. 

Além da hidratação ser essencial para o corpo, ela também ajuda na ressaca. Portanto, se os planos incluem uma grande quantidade de bebida alcoólica, é fundamental aumentar a água no organismo a partir de pratos e alimentos que ajudem não apenas na proteção contra as horas intensas sob o sol, como também para fugir da ressaca que pode acompanhar toda essa festa.

Vegetais e frutas frescas como chuchu, tomate, couve-flor, cenoura, melancia, melão e abacaxi podem ser consumidos em bastante quantidade, visto que contam com muita água em sua composição. Mas isso não dispensa a importância da água, e a ingestão de dois litros por dia é indispensável. 

Agora, para além da hidratação para curar a ressaca, você sabia que existem alguns alimentos que ajudam na metabolização do álcool? Carnes magras, ovos, leite, semente de girassol e nozes, que apresentam um aminoácido responsável por colaborar na eliminação de toxinas do fígado devido ao álcool – a cisteína – são ótimas opções para diminuir os sintomas pós-bebedeira. As vitaminas do complexo B (B2, B6 e B12) também podem ser aliadas para esse processo de recuperação. 

E quais comidinhas são necessárias?

Pensando na sustância, na proteína e na hidratação, alguns pratos são indicados para os dias de Carnaval. Dentre eles, a Feijoada, que é uma das principais escolhas para as rodas de samba. Outra opção é o churrasco clássico, mas ao forno, com muita carne e proteínas que vão dar aquele gás para a folia.

Ainda, alguns brasileiros adoram acompanhar a festividade com um delicioso acarajé, prato típico da culinária baiana. Já uma alternativa vegana é o refogado de proteína de soja, que não leva carne ou produtos de origem animal. O escondidinho de carne seca, o arroz com legumes, o macarrão de forno, o rocambole de carne moída e o salpicão de frango podem completar um bom cardápio de Carnaval. Para os fãs de lanches, o sanduíche de forno com queijo e presunto é um prato rápido e prático. 

Depois de uma boa refeição, é só colocar o pé na rua. No entanto, não se esqueça dos lanchinhos para os blocos, que são essenciais para dar aquela energia extra durante a folia. Entre as opções, é possível apostar nos diversos snacks, incluindo sementes de girassol, castanhas (ou amêndoas), barras de cereais e/ou de proteínas, além de chocolates e biscoitos. 

Doces para o Carnaval

Os doces não podem faltar e podem, igualmente, ajudar com a sustância. Por essa razão, a salada de frutas é uma sobremesa leve e que pode ser estratégica para aumentar a energia e evitar a ressaca. Ainda, a gelatina colorida e os picolés de frutas, além de representarem as cores carnavalescas, também podem ser bons aliados em hidratação e, claro, são ótimos para refrescar. 

Já para aqueles que só querem um docinho para completar a mesa do Carnaval – seja para curtir em casa ou na rua -, algumas opções de receitas são churros caseiros, mousses (dos mais diversos), pavês, brigadeiros ou tortas variadas.