Nem tão cedo nem tão tarde O brunch pode ser a solução perfeita para celebrar o Dia do Amigo e da Amizade com as pessoas que você mais gosta

Dizem que amigo é a família que você escolhe. Se é verdade ou não, o dicionário define amizade como sentimento de grande afeição, simpatia, apreço entre pessoas ou entidades. De tão importante, foi criado no Brasil o Dia do Amigo, comemorado em 20 de julho. Além disso, foi criado o Dia Internacional da Amizade, celebrado no dia 30 do mesmo mês.

Pense nos melhores momentos com seus amigos. Provavelmente eles aconteceram com abraços, risadas e claro, comida. Depois de uma noite de diversão, ninguém quer acordar cedo. E o brunch é uma ótima opção para celebrar a amizade.

Entenda o que é um brunch

Segundo Salvador Lettieri, responsável pelas áreas de Pâtisserie (confeitaria) e Boulangerie (panificação) no Le Cordon Bleu São Paulo, “o brunch é uma refeição de origem britânica. Vem da adjunção de duas palavras, breakfast e lunch (café da manhã e almoço, respectivamente)”.

O brunch surgiu na Inglaterra no século XIX e se popularizou nos Estados Unidos na década de 1930.

Salvador explica que o brunch é feito em um clima mais descontraído, durante o qual não se tem que respeitar passos entre um prato e outro. Por isso, o ambiente fica mais confortável e com muitas opções.

Há um costume bem tradicional de se fazer brunch aos domingos ou feriados para reunir a família e amigos em uma refeição mais longa e versátil. Mas também, se pode fazer em encontros de negócios.

Lembre-se de que brunch não é a mesma coisa que coffee break. Enquanto o primeiro é uma refeição reforçada que começa mais tarde e pode invadir o período vespertino, a segunda é uma pausa rápida para o café e normalmente é realizada em intervalos de eventos organizados por empresas.

O que importa é que o brunch está na moda, principalmente para comemorações como aniversários e batizados.

Brunch entre amigos

Melhor horário

Primeiro é preciso entender qual é seu público e qual a finalidade do evento. Se você não deseja que o brunch ocupe boa parte do seu dia, o ideal é começar por volta das 9h e terminar ao meio-dia.

Todavia, normalmente um brunch começa por volta das 10 ou 11h e segue até por volta das 15h ou 16h.

Melhor local

Não existe um local específico para realizar um brunch. Pode ser em casa, em uma padaria, em um salão de eventos, hotel ou até mesmo ao ar livre. Tudo irá depender do motivo, público e disponibilidade.

Itens para montar um brunch

Lettieri explica que não há uma regra que estipule uma quantidade exata de itens. Sempre vai depender das famílias e público-alvo do evento. Mas um brunch normalmente oferece Café Da Manhã, Entradas, Pratos Principais, Sobremesas e Bebidas.

Preparando o Ambiente

Além da comida, lembre-se também da playlist que deve conter músicas que façam sentido com a ocasião. Entretanto, o volume não deverá atrapalhar a conversa das pessoas. Isso fará com que o ambiente fique mais descontraído e os convidados mais à vontade. 

Também invista em boas louças com tons pouco chamativos. Ah! Nada de utilizar utensílios descartáveis. 

Depois de uma lista com tantas coisas gostosas, você deve ter ficado com vontade de convidar os amigos para um brunch. Então aproveite que você já sabe como organizar um, e convide-os para celebrar a amizade. 

Para outras receitas, é só acessar o blog do BigLar (blog.biglar.com.br).

Brunch entre amigos