Sabe quando bate aquela vontade de comer algo e teu pensamento já imagina logo algum doce? Um docinho vai bem em qualquer hora e é quase como um carinho de mãe, de “vó”, na correria do dia a dia. Você se lembra daquele cheirinho especial que saía da cozinha da sua casa quando era criança? Provavelmente dali saiu muita coisa gostosa que marcou sua infância. Difícil encontrar alguém que não goste de doce, afinal, o açúcar tem o poder de confortar as pessoas. E que tal uma banoffee para dar mais leveza ao seu dia? A mistura de açúcar, doce de leite e chantilly não tem como dar errado. A chef confeiteira Beca Milano, uma das juradas do programa Bake Off Brasil, vai ensinar como fazer a receita deste doce inglês que ganhou o paladar dos brasileiros.
Mas antes da receita, vamos entender que o nome banoffee surgiu da mistura dos nomes banana e toffee (caramelo, na tradução livre do inglês).
Uma mistura de doce de leite, banana e chantilly. O banoffee surgiu em um restaurante na pequena Jevington, na Inglaterra (cidade ao norte de Eastbourne, a cerca de duas horas e meia de Londres), na década de 70, e agradou aos mais diversos paladares, entre eles, ao do brasileiro.
A ideia de criação do banoffee surgiu no restaurante “The Hungry Monk Restaurant” (Restaurante Monge Faminto) quando o proprietário Nigel Mackenzie e o chef Ian Dowding criaram uma receita de sobremesa. Eles decidiram se inspirar na receita americana de Blum’s Coffee Toffee Pie (torta de café e caramelo) para a criação do doce.
Nigel sugeriu que eles acrescentassem frutas à receita para melhorar o sabor. Depois de testarem outras frutas, decidiram que a banana era a que mais se adequava ao que eles queriam. Assim surgiu o banoffee.
A receita fez sucesso entre os clientes de Nigel à época e acabou se espalhando tanto pela Inglaterra, chegando a Londres, quanto para outros países.
A chef confeiteira Beca Milano, uma das juradas do programa Bake Off Brasil, exibido pelos canais Discovery Home & Health e SBT, diz que a torta banoffee é uma sobremesa que encanta pelo sabor. “A massa crocante combina perfeitamente com a cremosidade do doce de leite, enquanto as fatias de banana equilibram os sabores. O chantilly traz uma textura leve e suave que faz com que a torta banoffee seja este encanto ao paladar.”
É uma receita difícil?
Beca Milano garante que a receita é de fácil execução. “É uma receita com preparos fáceis de fazer, o que a torna uma opção atraente para quem deseja colocar a mão na massa e não tem muita habilidade na arte de confeitar”, completa Beca.
Banana de onde vem
Segundo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, “a palavra banana é originária das línguas serra-leonesa e liberiana (costa ocidental da África), a qual foi simplesmente incorporada pelos portugueses à sua língua.” Ainda de acordo com a universidade, “não se pode indicar com exatidão a origem da bananeira, pois ela se perde na mitologia grega e indiana. Atualmente admite-se que seja oriunda do Oriente, do sul da China ou da Indochina. Há referências da sua presença na Índia, na Malásia e nas Filipinas, onde tem sido cultivada há mais de 4.000 anos. A história registra a antiguidade da cultura”.