Com a chegada da estação mais quente do ano, cresce o apelo por refeições leves e refrescantes, ideais para os dias de calor intenso
Uma estação do ano pode trazer uma série de sensações, em forma de sons, aromas e sabores. O verão lembra o alaranjado do sol, o som das pessoas se divertindo e quando falamos em sabor é inevitável pensar em alimentos que nos refrescam, hidratam e que sejam leves.
Com altas temperaturas, os dias de verão tornam fundamental que todos consumam muitos líquidos e mantenham uma alimentação que evite comidas gordurosas e pesadas. Ao ingerir carnes, opte pelas brancas ou vermelhas magras, priorize receitas em que elas são grelhadas e evite as frituras.
A busca pela sensação de leveza e frescor nas comidas pode ser suprida com frutas e verduras, que também são fontes de vitaminas, minerais e água.
Receitinhas de verão
Agradar aos nossos paladares durante o verão, inclui unir frescor, leveza e nutrientes em receitas apetitosas. Uma série de aperitivos podem ser apostas para essa estação, usando e abusando de legumes, queijos, frios e os temperos certos.
Utilizando os legumes e verduras como bases, surgem opções como espetinhos com leguminosas e queijos, dip de limão-siciliano e também crudités de legumes, minissanduíches de pepino, que podem ser servidos com queijo de iogurte temperado.
Clássicos como o guacamole e a bruschetta de tomate e manjericão também são ideias para o clima nessa época. Outra opção são as sopas frias, como o gaspacho, uma receita feita à base de tomate.
Por ser calor, as ideias de petiscos frios são sempre bem-vindas. Uma boa mesa de frios é uma opção agradável para uma reunião entre amigos, e existem várias combinações que podem ser feitas. Seu menu pode ser completado com variados pães, patês, frutas, geleias e castanhas.
E claro, como os líquidos são muito importantes, sucos naturais, chás, águas de coco e águas saborizadas são muito bem recebidos para completar o cardápio.
Montar o seu menu no verão, inclui bem mais do que os gostos pessoais, mas pensar em quais receitas melhor se adaptam levando em consideração o clima e nossas necessidades. Claro que isso não significa abrir mão dos sabores, existe uma série de formas e opções para criar os pratos ideais para a estação e para os paladares.
O frescor das águas saborizadas
As águas saborizadas naturais fazem um par excelente com o clima de verão, além de suprir a necessidade de água e hidratação, chegam ao paladar de forma agradável, devido aos sabores que são inseridos.
Também podem ser uma maneira requintada de servir seus convidados durante uma recepção, e ainda são simples e práticas de preparar. Elas nada mais são que água com o acréscimo de frutas que soltam seus sabores nelas.
Os ingredientes mais utilizados são: limão, laranja, morango, hortelã, gengibre e tangerina. Além de hidratarem e refrescarem, essas bebidas têm os nutrientes das frutas e podem ter efeitos antioxidantes de acordo com os ingredientes.
Água saborizada com limão, pepino de hortelã
Ingredientes:
• Água;
• Limão;
• Pepino;
• Folhas de hortelã.
Modo de preparo:
Coloque a água em uma jarra. Corte o pepino e o limão em rodelas finas. Junte a água com as folhas de hortelã, e se quiser um pouco de suco de limão. Leve à geladeira e sirva fresca.