Vegetais assumem o protagonismo com pratos saudáveis‘ saborosos e completos
Os vegetais estão cada vez mais presentes nas refeições, deixando de ser coadjuvantes para se transformarem em ingredientes principais de deliciosas receitas. Segundo dados do levantamento realizado pelo Ibope Inteligência em 2018, aproximadamente 14% da população brasileira declarou ter adotado uma dieta exclusivamente à base de vegetais, seja como opção de vida ou hábito alimentar. Essa revolução culinária é impulsionada pela busca por estilos de vida mais saudáveis e também pelo crescimento contínuo da adesão aos movimentos vegetarianos e veganos.
Poderes nutricionais
A nutricionista Clariana Colaço, apresentadora do canal Nutri na Cozinha, explica que os vegetais, em geral, trazem excelentes nutrientes. “Os minerais e vitaminas são essenciais para a saúde do corpo, assim como as fibras que beneficiam o bom funcionamento intestinal, além de trazer saciedade.”
Por outro lado, a nutricionista Maria Vitória Salvalaggio enfatiza os benefícios do consumo de legumes para fortalecer o sistema imunológico, melhorar a digestão e prevenir doenças. “Ervilha, abóbora, cenoura, brócolis, couve, espinafre e couve-flor estão entre os legumes particularmente ricos em nutrientes essenciais”, acrescenta.
Clariana enfatiza que, quanto mais variada for a oferta de vegetais nas receitas, melhor para a saúde do corpo. Isso porque as vitaminas e minerais são encontrados de acordo com a espécie e até coloração dos vegetais.
“Os vegetais amarelos são ricos em vitamina A, que é antioxidante e anti-inflamatória. As folhas, que são verdes, como: alface, rúcula, almeirão, agrião e escarola também são ricas em fibras. Já as raízes, como: batatas e mandiocas, são energéticas”, afirma.
“Ervilha, abóbora, cenoura, brócolis, couve, espinafre e couve-flor estão entre os legumes particularmente ricos em nutrientes essenciais”
Maria Vitória Salvalaggio, nutricionista
Benefícios
Ervilha: alto teor de fibras que ajudam a manter uma fácil digestão.
Abóbora: rica em antioxidantes, como os carotenoides e vitamina C.
Cenoura: fibras, como pectina, celulose, lignina e hemicelulose que fortalecem o sistema imunológico.
Brócolis: fibras dietéticas e aminoácidos como o triptofano.
Couve: ferro, ácido fólico e fibras.
Couve-flor: antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro.
Espinafre: vitamina C, vitamina K e cálcio essenciais para os ossos.
Variedade de receitas
Com o crescente interesse das pessoas em busca de uma vida mais saudável e de qualidade, têm surgido diversas opções de receitas de legumes e verduras.
Uma sugestão tentadora é o bolinho de abobrinha, que pode ser uma escolha perfeita para diversas ocasiões devido ao seu sabor suave e delicioso. Outra opção irresistível é o bolo salgado de berinjela com pesto, ideal para um lanche da tarde saboroso e nutritivo.
Um verdadeiro clássico da culinária francesa, o ratatouille, é uma das receitas com vegetais mais simples e saborosas que existem. Seu segredo está nos temperos utilizados e no método de preparo.
Nesta mesma lista, surge o suflê de chuchu, um prato perfeito para uma refeição balanceada e nutritiva, bem como o strudel de legumes, uma receita simples e deliciosa que pode ser servida tanto como acompanhamento quanto como prato principal.
A nutricionista Clariana compartilha com os leitores do BigLar algumas sugestões saborosas para preparar em casa. Ela sugere pratos como a moqueca de banana-da-terra, pastéis e tortas de legumes, dips e patês para petiscar com chips de vegetais bem crocantes e temperados, que são todos excelentes opções.
E para dar um toque especial às suas preparações, Clariana ressalta a importância de utilizar uma variedade de vegetais e explorar o uso dos temperos e ervas. “Use e abuse de ervas frescas e secas, temperos, especiarias e azeite extravirgem, que adicionam aroma e textura aos pratos de legumes e verduras”, conclui.
“Use e abuse de ervas frescas e secas, temperos, especiarias e azeite extravirgem, que adicionam aroma e textura aos pratos de legumes e verduras”
Clariana Colaço, nutricionista