A cidade catalã ganha status de capital mundial da coquetelaria‘ com uma vibrante vida noturna em bares badalados e autênticos
Localizada na costa Nordeste espanhola, aberta para as belezas do Mar Mediterrâneo, a cosmopolita Barcelona se sagra como um dos destinos mais procurados entre as cidades europeias. Em 2022, a capital da região da Catalunha foi a quarta mais visitada da Europa, com a chegada de 9,8 milhões de visitantes originários de outros países. Entre as principais atrações estão as belas praias da região e a impressionante arquitetura dos pontos turísticos, como o templo da Sagrada Família e o edifício Casa Milà, criações assinadas pelo arquiteto modernista Antoni Gaudí.
Mas nem só de belezas naturais e arquitetônicas vive o roteiro turístico pela “Ciudad Condal”. A vibrante vida noturna dos bares e restaurantes faz de Barcelona a capital mundial da coquetelaria. A prova é o bicampeonato catalão no ranking dos “The World’s 50 Best Bars”. Em 2023, foi a vez do Sips ser apontado como o melhor bar do mundo, enquanto no ano anterior, o Paradiso havia levado o título da coquetelaria mundial. Esses bares e muitos outros comprovam que Barcelona é ponto de encontro para quem quer beber e aprender a fazer bons drinks.
Sips e Paradiso: os campeões
Melhor bar do mundo, o Sips é novo, tendo aberto as portas em 2021 e, já naquele ano, figurou no top 50 dos melhores estabelecimentos do setor. Localizado em um pequeno e encantador espaço no L’Antiga Esquerra de l’Eixample, área residencial e que abriga a Universidade de Barcelona, tem como proprietários Simone Caporale e Marc Álvarez, esse conhecido por trabalhar por mais de uma década ao lados dos revolucionários chefs barcelonenses Ferran e Albert Adrià.
As técnicas de mixologia e apresentação “teatral” dos drinks são os diferenciais do Sips e cativam os clientes. Um dos destaques do estabelecimento é o Primordial, combinação de uísque escocês, vinho do Porto e pera-nashi. O modo que ele é servido surpreende: sai o copo, entra uma mão de ferro. Outros destaques da carta da casa são: o “Krypta”, feito com gim inglês, o daiquiri “Heliodora” e o “Bubble”, bebida que libera bolhas de sabão que tomam o salão do Sips.
Descrito pela publicação como mais que um bar, mas uma experiência única, o Paradiso – que já figura entre os cinco melhores bares do mundo por três anos seguidos – fica escondido dentro de uma loja de pastrami no bairro de El Born. Festivo, nem um pouco blasé e com um ambiente surrealista (todo cheio de curvas), o Paradiso tem fila quilométrica para entrar, sinal do sucesso alcançado. O menu de bebidas muda anualmente com um tema central, como a “Evolução da Humanidade”.
Mais balcões barcelonenses
A efervescência da coquetelaria na capital catalã transcende esses dois bares, com muitos outros estabelecimentos dignos de nota. Outro exemplo de lugar badalado é o Two Schmucks. Fundado por um casal de bartenders suecos e localizado no moderninho bairro de El Raval, ele tem um espaço casual e sem frescuras, que serve de coquetéis simples e inspirados, como o Bitter Butter Bourbon e o Spaniard, até cervejas e vinhos.
De nome autoexplicativo quanto ao seu coquetel emblemático, o icônico bar Dry Martini tem muita história em seu ambiente no melhor estilo inglês, com uma atmosfera escura e nostálgica, com muita madeira. Também na área de Esquerra de l’Eixample, o Dry Martini é dirigido pelo barman Javier de las Muelas, que serve coquetéis exclusivos com seu selo de qualidade, além de preparar Negronis e Margaritas.
Os bares de Barcelona não se tornaram autoridade no mundo da coquetelaria de uma hora para outra e o Caribbean Club está há tempos neste mundo. Aberto na década de 1970 e localizado em El Raval, o lugar tem um clima náutico na decoração e no comando da equipe de profissionais está o simpático Juanjo González. A carta de rum conta com mais de 160 rótulos, resultando em uma das melhores seleções da cidade e que privilegia a coquetelaria clássica, cubana e caribenha.
Um dos clubes mais animados e festivos da cidade, localizado no bairro El Born, o bar Creps al Born faz uma junção estranha e saborosa de bebidas com crepes salgados e doces, que funcionam de maneira mágica nesse espaço. Bebidas frutadas e coloridas, como Piña Colada e Margarita, dão o tom da coquetelaria do lugar. Já o espírito festeiro parte também da equipe por trás do balcão, que se veste de camisas floridas enquanto preparam coquetéis, cantam e fazem o bar tremer.
Restaurantes em Barcelona
Barcelona também é um destaque no campo gastronômico. Veja a seguir alguns restaurantes para se deliciar com pratos típicos da cidade:
Can Ros: especializado na clássica paella, a taberna aberta desde 1908 fica na região à beira-mar da Barceloneta, e oferece pratos à base de peixes, mariscos e vegetais, além de excelentes sobremesas;
Ca l’Agut: de portas abertas desde 1924, essa instituição da gastronomia catalã aposta em receitas como: a sopa bouillabaisse, o bacalhau e o suflê com camarão;
Quimet & Quimet: quase um boteco, a cozinha dele foca nas tapas, os aperitivos típicos da culinária espanhola, que levam ingredientes como: azeitonas, bacalhau, camarão, etc.;
La Pubilla: o lugar certo para comer a típica comida catalã, servida em porções generosas e deliciosas, o restaurante fica na região de Gràcia.