Chocolates belgas e suíços são suaves cremosos e reconhecidos mundialmente pela qualidade

Ocontato do chocolate com a boca é como abraçar alguém que você sente saudade e não vê há muito tempo. Textura, aroma e sabor se fundem de tal maneira que ao experimentá-lo, seu corpo imediatamente se sente mais confortável. Os benefícios para a saúde já foram comprovados por diversos pesquisadores. Mas a sensação de felicidade e aconchego ao comer um chocolate só experimentando mesmo para saber.

Os chocolates produzidos na Bélgica e Suíça aparecem sempre nas listas de melhores do mundo. E o que faz um chocolate ser considerado perfeito? É um conjunto de fatores, entre eles: ter brilho, ser uniforme, não ter manchas, desenformar fácil, resistir bem ao calor, ser sequinho ao toque e ter o famoso som de snap (barulho que um chocolate que passou por boa temperagem faz).

loja lindt

Chocolate Suíço

As primeiras fábricas de chocolate surgiram no fim do século XVIII na Suíça francesa, em Vevey, Morges e Lausanne, bem como no Val di Blenio, no Tessino. A produção de chocolate aumentou ao longo do século XIX. A Suíça foi um dos primeiros países a produzir chocolates no mundo. Um dos pioneiros a investir no produto no país foi François-Louis Cailler em 1819. Ele tinha uma produção mecanizada em Corsier-sur-Vevey, próxima ao lago Genebra. Já em 1826, Philippe Suchard instalou uma fábrica em Serrières, no cantão de Neuchâtel. Desde então, o número de produtores de chocolate só aumentou no país, que se tornou um dos mais renomados no mundo com o know-how completo da fabricação.

Mas as invenções não param por aí. Em 1875, Daniel Peter decidiu adicionar leite ao chocolate. A Suíça estava definitivamente se especializando na produção da iguaria, inclusive criando misturas como essa que na época eram inusitadas. Depois de várias tentativas, ele descobriu a proporção perfeita entre leite e chocolate e a novidade se tornou um sucesso.

Os suíços continuaram inovando. Rodolphe Lindt, em 1879, descobriu o processo conhecido como “conching”, que homogeneiza o produto e ajuda a criar sabor. Isso dá as características suave e cremosa ao chocolate.

loja de chocolate

Chocolate belga

Assim como o chocolate suíço, o produzido na Bélgica é um produto de altíssimo nível. Isso ocorre, porque além de ingredientes de qualidade excepcional, os chocolates belgas costumam ser produzidos com 35% de sólidos de cacau e são livres de gorduras vegetais e aromatizantes. Como são elaborados com bastante cacau, eles levam menos leite e açúcar, o que resulta em um chocolate mais amargo e intenso com mais consistência, o que faz com que ele não derreta tão rápido na boca.

A história do chocolate belga surge no século XVII. O país era dominado por espanhóis que levavam das colônias na América do Sul o cacau para a cidade de Ghent. Aos poucos, foi se popularizando e no século XIX, já era encontrado à venda em uma drogaria comandada por Jean Neuhaus na cidade de Bruxelas.

Ainda no século XIX, a produção de chocolate passou a ter regras rígidas. Cada fabricante tinha sua receita, mas o que era comum entre eles era que a produção deveria levar pelo menos 35% do cacau. Em 1912, Jean Neuhaus Jr., neto de Jean Neuhaus, criou o praliné, uma casca de chocolate recheada com chocolate cremoso, que era a forma mais famosa do produto.

caixa de chocolate

Tour do chocolate na Suíça

Bem perto de Zurique está a cidade de Kilchberg. Nela está a chocolateria da Lindt, onde é possível visitar, fazer degustações e workshops para descobrir um pouco mais sobre essa delícia que é o chocolate. É possível comprar os produtos da marca em vários locais do país, incluindo os principais pontos turísticos.

Já em Bilten, o turista consegue fazer um tour interativo na sofisticada Läderach. É um programa indicado para adultos e crianças que acompanham todo o processo de fabricação do chocolate. A marca existe desde 1962 e se autodenomina como a maior varejista de chocolate na Suíça.

Em Broc, o turista se encanta pela “Maison de Cailler”, que produz o sofisticado chocolate Cailler. Com produtos de excelente qualidade, o visitante aprende sobre o processo de fabricação por meio de experiências interativas e multissensoriais. Ao final do tour, ainda é possível degustar os sabores incríveis da marca. E saiba que é possível chegar lá, partindo de Montreux em um trem vintage, datado de 1915. O passeio é feito parte na ferrovia, parte em rodovia, por ônibus exclusivo para os turistas.

loja de chocolate

Um passeio pelos chocolates na Bélgica

O  Museu do Chocolate, em Bruxelas, é o melhor lugar para começar! Nele, você mergulha no mundo do cacau e do chocolate, atravessa um templo maia e vê onde os grãos eram consumidos há 5.000 anos. Também é possível “embarcar” no barco de Cortès que levou os grãos do cacau à Europa, descobrir como o chocolate era consumido na Corte da França no século XVII e depois como era transformado em “Praliné” no início do século XX na Bélgica. Ainda no museu, diariamente, o chocolateiro Choco-Story Bruxelas trabalha diante dos olhos dos visitantes oferecendo uma explicação sobre a produção artesanal do famoso praliné belga, revelando o segredo dessa arte. As demonstrações são durante o horário de funcionamento do museu e terminam com a degustação de uma das criações do mestre chocolateiro. Demonstração, degustação e audioguia estão inclusos durante toda a visita.

E se você tiver o Bruxelas Card, saiba que ele dá acesso gratuito durante 24, 48 ou 72 horas, a mais de 30 museus e à rede de transportes públicos. Com ele, o turista ainda consegue descontos excepcionais em boutiques de grife, lojas, exposições, restaurantes e atrações da cidade.

Você também pode visitar a região dos Flandres, no norte do país. A cidade de Bruges é um dos locais imperdíveis nessa área. Além de um cenário deslumbrante, várias lojas de chocolates estão espalhadas pela cidade. Por lá, você pode se deliciar na The Old Chocolate House, na Chocolatier Van Oost ou na Chocolates & Happiness, entre outras.

Independentemente da cidade que estiver, os chocolates belgas são fáceis de comprar. Além das lojas especializadas, a iguaria também pode ser vista em mercadinhos de bairros, estações de trem, aeroportos e galerias. A Belgian Chocolate House, no aeroporto de Bruxelas, é uma das lojas mais procuradas pelos turistas. É possível comprar uma variedade de chocolates, desde os bombons (pralinés), as trufas (truffles) e os ovos e figuras (figurines) até pastas, achocolatados e cremes que estão à disposição dos clientes.

Em Bruxelas, as lojas de chocolate mais famosas para visitação são: Leonidas, Mary’s, Godiva, Neuhaus, Pierre Marcolini e Planete, contudo não deixe de visitar lojas menos badaladas. A qualidade é tão surpreendente quanto às lojas famosas.

frente de bolo