Uma das cidades mais queridas pelos turistas no mundo todo, Nova York tem centenas de atrações imperdíveis, com destaque para os passeios gastronômicos. Para quem gosta de experimentar variados tipos de comida, as ruas nova-iorquinas são um verdadeiro prato cheio. Há uma infinidade de opções de “street food” servidas nos carrinhos, food trucks, barracas e pequenos estabelecimentos que preparam de lanches e doces a pratos exóticos, para todos os tipos de paladares.
Manhattan, o icônico centro de NY, ou no populoso Brooklyn. Enquanto para os moradores essas centenas de opções de comidas de rua significam praticidade e economia, para os turistas que visitam a “Big Apple” degustar uma pizza ou lanche em pé na calçada é uma ótima oportunidade para conhecer a cidade com calma e observar de perto o cotidiano dos nova-iorquinos.
Roteiro gastronômico saboroso
Algumas comidas são conhecidas por serem tipicamente norte-americanas. O hot dog e o hambúrguer estão no topo dessa lista e não faltam possibilidades nas esquinas da cidade para quem quer provar algumas dessas delícias.
Em NY, o estabelecimento mais famoso para quem busca um cachorro-quente tradicional é o Nathan’s Famous (@originalnathans). Com quatro unidades – duas em Manhattan e duas no Brooklyn –, o Nathan’s Famous teve sua primeira barraquinha aberta em 1916 e, desde então, transformou-se em um símbolo da cidade. Além do hot dog americano, o lugar serve também hambúrguer, batatas e milk-shake.
Os hot dogs são a vedete no cardápio de outros estabelecimentos famosos da cidade, alguns deles com características bem marcantes. Um exemplo é o Crif Dogs (@crifdogs), localizado no bairro de East Village, em Manhattan. Alguns deles tem um preparo bastante inusitado, como o “Good Morning”, enrolado em tiras de bacon, ovo e queijo frito.
Outros pontos famosos para os fãs de hot dog em Nova York são o Gray’s Papaya (@grayspapayanyc), conhecido pelas opções de sucos naturais e localizado na 2090 Broadway com a 72nd Street, e o Schaller’s Stube Sausage Bar (@schallerstube), um estabelecimento que tem uma pegada de comida de rua alemã no cardápio, pois os lanches são servidos com salsichas especiais, chucrute e mostarda Dusseldorf.
O roteiro gastronômico turístico em Nova York também precisa incluir os lanches de pastrami, uma deliciosa e temperada carne feita da parte dianteira do boi. O destaque na preparação desse prato fica com o Katz’s Delicatessen (@katzdeli), um pequeno e premiado restaurante inaugurado em 1888. Além do saboroso lanche, o ambiente estiloso já serviu de locação para dezenas de filmes.
As famosas pizzas de NY
Considerada uma das capitais mundiais da pizza por causa da grande leva de imigrantes italianos, Nova York conta com pizzarias de todos os estilos e preços. Fundada em 1975 por um pizzaiolo napolitano, a Joe’s Pizza (@joespizzanyc) é uma das mais clássicas da cidade. Todos os sabores levam muito queijo e o famoso molho de tomate Joe’s, as fatias são servidas diretamente no balcão e podem ser degustadas nas mesas laterais em alguma das diversas unidades espalhadas pela cidade.
Mais antiga das pizzarias nova-iorquinas e localizada no bairro de Little Italy, a centenária Lombardi’s (@lombardis_pizza_nyc) é conhecida por ter criado a “pizza estilo Nova York”, com massa grossa e escura, coberta com muçarela, molho de tomate e manjericão. Todos os sabores são preparados com bastante recheio e o ambiente aconchegante tem uma decoração bem tradicional, com mesas de madeira e toalhas de mesa em xadrez vermelho e branco.
Outros “pontos turísticos” famosos da pizza para colocar em um roteiro pela cidade são o tradicional John’s Pizzeria of Bleecker St (@johnsofbleeckerstreet), conhecida por assar as pizzas em forno de tijolos a carvão desde 1929; a original Two Boots (@twobootspizza), com unidades espalhadas por Manhattan e Brooklyn, suas pizzas têm os nomes inspirados em filmes e séries; e a mundialmente famosa Grimaldi’s (@grimaldispizzeria), considerada a melhor pizzaria de Nova York e localizada sob a ponte do Brooklyn.
Comidas do mundo todo
Nova York é a casa de pessoas de dezenas de origens diferentes, então nada mais normal que isso se reflita na culinária oferecida pelas ruas da cidade. Os fãs de comida mexicana, por exemplo, podem experimentar tacos, quesadillas e tortillas crocantes em uma das cinco unidades do Los Tacos 1 (@lostacos1) ou em uma das lojas do Calexico (@calexiconyc).
Já a América do Sul é representada pelas arepas colombianas do DeliArepa Express NY (arepaexpress.nyc), as empanadas argentinas do Criolla’s (@criollasbaked) e até mesmo o sushi versão brasileira do Sushi Brazil (@sushibrazil_ny).
Há, ainda, “outros continentes culinários” em Nova York, como os sanduíches de pão pita da culinária grega do Lil Zeus Lunch Box e do Uncle Gussy’s (@unclegussys), as dosas indianas e 100% veganas do NY Dosas (@nydosas), os ensopados nigerianos da Divine Flavored Catering (@divineflavoredcatering), os macarrões chineses do Joe’s Steam Rice Roll (@steamriceroll) e as opções saudáveis de comida etíope da Makina Ethiopian Food (@makinacafe).
outros sabores por ny
• The Cinnamon Snail (@cinnamonsnail): especialista em pratos veganos, como churrasco coreano com seitan.
• Halal Guys (@thehalalguys): funciona desde a década de 1990 e vende comida halal, que é aquela que segue a lei islâmica.
• Pommes Frites (@pommesfritesnyc): vende a autêntica batata frita belga e oferece uma variedade de molhos para acompanhar.
• Shorty’s (@shortysnyc): pequena lanchonete especializada nesse tipo de lanche típico da Filadélfia, feito na baguete e recheado de carne picada e queijo.
• Wafels & Dinges (@wafelsanddinges): conhecido por uma especialidade da gastronomia da Bélgica, o waffle, também é amado nos Estados Unidos.