Uma bebida de características próprias e resultado de um processo de fabricação único no mundo vitivinícola, assim é o vinho da Ilha da Madeira. Bebida predileta de Thomas Jefferson, esteve nas taças durante o brinde celebrativo da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América, na data histórica de 4 de julho de 1776. 

Os rótulos produzidos na Ilha da Madeira, um arquipélago no Oceano Atlântico a mil quilômetros de distância da costa de Portugal, são conhecidos mundialmente como vinhos fortes, com graduação alcoólica que variam de 17 a 22%, e de aspecto licoroso, explicado pelo alto teor de açúcar.

Na Europa, os vinhos com a Denominação de Origem Protegida (DOP) da Madeira são amados pelos enófilos de plantão. Dos mais de 30 mil hectolictros produzidos em 2022, cerca de 70% ficou nos países da União Europeia. Uma boa parte, no entanto, nem chega a sair do território madeirense e acaba na taça dos próprios moradores e turistas que desembarcam anualmente na “Ilha Dourada”. 

 

Terroir madeirense 

Descoberta ainda no século XV por navegadores portugueses em busca do “Novo Mundo”, a Madeira é formada por duas ilhas habitadas – Madeira e Porto Santo – e algumas ilhotas selvagens, tem solo de origem vulcânica (argiloso), geografia montanhosa com vários pontos a mais de 2 mil metros de altura, com profundos vales e falésias em toda a extensão costeira. Dos pouco mais de 740 km², cerca de apenas 500 hectares estão separados para os vinhedos. 

Além disso, o clima de verões quentes e úmidos e invernos amenos, com intensa incidência solar o ano todo, também propiciam que o terroir madeirense seja um dos mais singulares do mundo. A ilha, ainda, apresenta diferentes microclimas que variam de um polo a outro. 

Mas é no processo de envelhecimento da bebida, conhecido como “estufagem”, que está o seu maior diferencial. Feita exclusivamente na ilha lusitana, a técnica começa após o suco ser prensado e fermentado rapidamente. O líquido é fortificado com álcool vínico a 96 ºC e acondicionado em cubas de aço inox, as “estufas” aquecidas por um sistema de serpentina, com água quente a 45º C, durante um período de três meses. 

Depois disso, a bebida permanece em estágio por 90 dias em temperatura ambiente, podendo seguir em inox ou passar para o Canteiro, onde ocorre um envelhecimento oxidativo, em uma estrutura vertical de cascos de carvalho, desenvolvendo características únicas, aromas intensos e complexos.

A estufagem remete ao início da exportação do vinho madeirense, quando ele se tornou um dos mais apreciados no mundo e a Madeira uma parada obrigatória para navegadores que iam para a África, Índia ou Américas. Os tonéis de vinhos eram transportados nos porões dos navios pelos oceanos, em trajetos longos e com constantes paradas nos portos, o que submetia a bebida a altas temperaturas.

Quando retornavam à ilha, os vinhos não comercializados eram provados. Os produtores, ao observarem que eles eram realmente muito bons, deduziram que os “Torna Viagem” (primeiro nome dado aos vinhos da Madeira) se beneficiavam do calor constante durante o transporte nos porões e tornavam-se melhores.

Iha dos vinhos

Características do Madeira

O sommelier explica, ainda, que os vinhos são loteados para constituir as diferentes gamas, ou seja, se serão classificados como “Colheita”, com no mínimo cinco anos de envelhecimento, ou como “Garrafeira”, quando ocorre, ao menos, 20 anos desse processo.

A casta Tinta Negra é a mais utilizada pelos produtores por causa de sua completa adaptação ao terroir madeirense. Ela é responsável por mais de 80% da produção dos vinhos da Madeira e está muito presente nas vinícolas localizadas ao sul da ilha, adaptando-se muito bem ao solo vulcânico. O restante da produção é dividido em variedades como Sercial (Esgana Cão), Verdelho, Boal, Malvaisa e Terrantez. 

Algumas das características dos vinhos da ilha portuguesa são os sabores de especiarias, aromas intensos, frutas cristalizadas, mel e melaço de cana. Sua coloração varia do amarelo muito pálido e do dourado até o rubi escuro, contendo boa acidez, excelente frescor, sabor rico, denso e complexo. O vinho Madeira é um vinho singular e todo bom enófilo deve prová-lo.